Homeotermia

Lana Magalhães

Homeotermia é a característica de alguns animais em manter suas temperaturas corporais relativamente constantes, mesmo com as variações da temperatura ambiental.

Os homens, as aves e boa parte dos mamíferos são seres homeotérmicos. A temperatura de humanos é em torno de 37°C, enquanto das aves é 41°C e dos mamíferos varia entre 39°C.

A temperatura corporal é controlada pelo equilíbrio entre o calor produzido pelo corpo e o calor ganho ou perdido para o ambiente externo.

A manutenção da homeotermia é garantida por uma série de condições e ajustes fisiológicos, morfológicos e comportamentais. Essa regulação permite equilibrar o calor produzido e perdido ou ganho para o ambiente.

A capacidade de manter a temperatura corporal constante é um benefício para o organismo, pois as suas reações bioquímicas podem ser ajustadas para trabalhar de modo mais eficiente naquela temperatura ajustada.

Por exemplo, as proteínas ou outras moléculas biológicas podem não funcionar adequadamente ou perder sua estrutura natural quando estão em altas temperaturas.

O controle da temperatura corporal é um exemplo de homeostase. A homeostase é o processo pelo qual um organismo mantém constante as condições internas necessárias para a vida.

Classificação dos animais em relação à temperatura

Quanto a temperatura, os animais podem ser classificados das seguintes formas:

Quanto a variação da temperatura corpórea

  • Heterotérmicos: a temperatura corporal varia de acordo com a temperatura do ambiente. Exemplo: peixes, anfíbios e répteis.
  • Homeotérmicos: a temperatura corporal mantém-se contante, mesmo com as variações do ambiente. Exemplo: homem, aves e mamíferos.

Quanto a fonte de energia usada na regulação da temperatura

  • Endotérmicos: dependem da produção metabólica de calor para manter suas temperaturas corpóreas. São animais que podem gerar calor metabólico suficiente para elevar suas temperaturas corporais.
  • Ectotérmicos: utilizam as fontes de calor do ambiente para obter o calor necessário à manutenção de suas atividades metabólicas. Ou seja, usam o calor do ambiente para elevar suas temperaturas. Exemplo: répteis e insetos. É por isso que os répteis costumam tomar banho de sol, assim podem regular sua temperatura corporal.

Saiba mais sobre Metabolismo.

Lana Magalhães
Lana Magalhães
Licenciada em Ciências Biológicas (2010) e Mestre em Biotecnologia e Recursos Naturais pela Universidade do Estado do Amazonas/UEA (2015). Doutoranda em Biodiversidade e Biotecnologia pela UEA.