João Calvino

João Calvino foi um humanista, teólogo, pastor, pregador, professor e escritor francês, uma das figuras que mais se destacou no período da Reforma Protestante.

Biografia

Nascido em Noyon, na região da Picardia, França, João Calvino (em francês, Jean Cauvin) nasceu em 10 de julho de 1509. Era filho dos religiosos Gérard Cauvin e de Jeanne Lefranc. Quando tinha apenas seis anos sua mãe faleceu.

Uma vez que sua família era devota do cristianismo, Calvino recebeu uma educação religiosa o que lhe garantiu uma bolsa de Estudos. Estudou Humanidades, Literatura, Teologia e Latim em Paris. Por conseguinte decide estudar Direito no interior da França, adquirindo uma gama de conceitos, que mais tarde, foi primordial para desenvolver suas ideias, que ficaram conhecidas como “Calvinismo”.

Em 1538, quando lecionava e pastoreava uma Igreja de refugiados franceses em Estrasburgo, casou-se com a viúva paroquiana Idelette de Bure, com quem teve um filho que faleceu ainda novo. Permaneceu dez anos casado e, em 1548, faleceu sua esposa. Depois disso, nunca mais voltou a se casar. Faleceu em Genebra dia 27 de maio de 1564, com 54 anos.

Calvinismo

O Protestantismo disseminado pelo cristão Calvino ficou conhecido por Calvinismo, ideais influenciado pelo humanismo e o Luteranismo de Martinho Lutero. Embora tenha se inspirado nas ideias de Lutero, o calvinismo desenvolveu sua própria teologia baseada na riqueza humana como evolução do espírito e, sobretudo, na “Doutrina da Predestinação”.

Essa doutrina é o que mais difere dos conceitos desenvolvidos pelo Luteranismo, posto que no Calvinismo, a fé em Jesus Cristo não era o caminho para a salvação, ou seja, ela demostrava que os fiéis estavam predestinados à salvação.

Com isso, em 1533, Calvino converteu-se ao protestantismo e por isso, durante a Inquisição foi perseguido por disseminar seus ideais e acaba por se refugiar na Suíça em 1536. Alcançou inúmeros seguidores em Genebra, cidade que ficou conhecida pelo grande número de refugiados que recebia.

Ali, destacou-se não somente em teologia, mas também na educação e na saúde. Além da Suíça outros países foram influenciados pelo Calvinismo: Inglaterra, Escócia, Países Baixos, França, Estados Unidos e África do Sul.

Para saber mais: Inquisição

Reforma Protestante

A Reforma Protestante, como o próprio nome indica, foi uma das transformações religiosas ocorrida na Europa durante o século XVI, caracterizado como um movimento de reforma cristã, primeiramente despontado pelos ideais do monge alemão Martinho Lutero (1483-1546).

Nesse ínterim, o teocentrismo (Deus no centro do mundo) foi sendo questionado pelo humanismo renascentista que despontava na Europa. Destarte, não só Lutero, mais outros intelectuais começaram a questionar o catolicismo e seus dogmas, além do poder da Igreja.

Para saber mais: Reforma Protestante, Martinho Lutero, Protestantismo, Catolicismo e Cristianismo

Obras

Calvino foi um ávido escritor, escreveu diversas obras, desde Tratados de Teologia, Cartas, Sermões, Discursos e Comentários, dos quais se destacam:

  • De Clementia - Obra anotada de Séneca (1532)
  • Psychopannychia (1534)
  • Catéchisme de l'Église de Genève (1542)

Frases

  • A Palavra de Deus é uma espécie de sabedoria oculta, a cuja profundidade a frágil mente humana não pode alcançar. Assim, a luz brilha nas trevas, até que o Espírito abra os olhos ao cego.”
  • A fé não consiste na ignorância, senão no conhecimento; e este conhecimento há de se não somente de Deus, senão também de sua divina vontade.”
  • Os homens jamais encontrarão um antídoto para suas misérias, enquanto, esquecendo-se de seus próprios méritos, diante do fato de que são os únicos a enganar a si próprios, não aprenderem a recorrer à misericórdia gratuita de Deus.”
  • Ainda que o pecado não reine, ele continua a habitar em nós e a morte é ainda poderosa.”
  • Ele [Deus] nos convida a solicitá-los dele, e não nos dirigirmos a ele e nada lhe pedirmos, seria tão nulo como se alguém desprezasse e deixasse enterrado e oculto sob o solo um tesouro que lhe tinha sido mostrado.”
  • Seja o que for que Deus tenha que fazer, inquestionavelmente o fará, se ele o tiver prometido."

Veja também: Reforma e Contrarreforma