Mauricio de Sousa: biografia e personagens

Juliana Bezerra

Mauricio Araújo de Sousa nasceu em Santa Isabel (SP), em 1935, é desenhista e empresário. É conhecido como o criador da Turma da Mônica, além de personagens como Bidu, Horácio, Tina e Chico Bento.

Desde pequeno gostava de desenhar e fazia ilustrações e cartazes para rádio e jornais. Em 1954, decidiu tentar a sorte em São Paulo como desenhista, mas seu primeiro emprego foi como repórter policial no jornal Folha da Manhã.

O cachorro Bidu foi o primeiro personagem publicado neste mesmo periódico, em 18 de julho de 1959. Ao seu lado estavam o dono, Franjinha e seu colegas Titi, Jeremias e Manezinho.

No entanto, a verdadeira estrela seria o menino Cebolinha, que ganharia suas próprias tiras e uma revista. Com ele, viriam Mônica e toda sua turma.

Biografia de Maurício de Sousa

Maurício de Sousa nasceu em Santa Isabel, mas logo sua família mudou para Mogi das Cruzes. Aprendeu a ler com os gibis e passou grande parte da sua infância apegado aos livros.

Como desenhava bem, tentou trabalhar como ilustrador no jornal Folha da Manhã, mas só havia vaga para ser revisor. Mauricio aceitou, depois passou a ser repórter policial, e finalmente, autor de tiras.

Maurício de Sousa
Maurício de Sousa posa junto às suas criações

Com o sucesso dos personagens Franjinha, Bidu, Cebolinha, o desenhista funda a "Mauricio de Sousa Produções". A empresa passaria a ser responsável pela produção e distribuição dos desenhos do criador para jornais de todo o Brasil.

Sua grande fonte de inspiração para criar os personagens vinha de sua própria família. Casado três vezes e pai de nove filhos, ao menos sete personagens foram feitos à imagem de seus rebentos. Destacam-se Mônica e Magali, filhas do primeiro casamento; e em 1994, Nimbus (Mauro Takeda) e Do Contra (Maurício Takeda).

O primeiro personagem a fazer sucesso na TV foi o elefante Jotalhão, elaborado para uma marca de molhos de tomate. No comercial realizado para TV, Jotalhão contracenava com a Mônica.

Estima-se que Maurício tenha vendido 1 bilhão de revistas da Mônica e da sua turma. Igualmente, os personagens protagonizaram filmes para o cinema, televisão e possuíram um parque temático.

Turma da Mônica

A Turma da Mônica é o grande sucesso de Maurício de Sousa. Inspirada na sua filha Mônica, até hoje a menina é popular entre as crianças e adolescentes.

Mônica surgiu pela primeira vez numa tirinha do Cebolinha, em 1963. A personagem caiu no gosto do público e ganhou sua revista exclusiva em 1970.

Estima-se que Maurício tenha vendido 1 bilhão de revistas da Mônica e da sua turma. Igualmente, os personagens protagonizaram filmes para o cinema, televisão e possuíram um parque temático.

Turma da Mônica
Cascão, Mônica (com o coelhinho Sansão), Cebolinha e Magali

Atualmente, os personagens da Turma da Mônica deixaram de serem crianças e protagonizam histórias para jovens. Estas revistas são feitas em estilo mangá e são um sucesso entre os jovens.

Confira aqui os personagens principais da Turma da Mônica:

Cebolinha

Apareceu pela primeira vez em 24 de outubro de 1959 e foi inspirado num amigos de infância de Maurício de Sousa. Veste camisa verde, bermuda negra e sapatos marrom. Tem apenas cinco fios de cabelo e troca os erres pelos eles.

Seu sonho é derrotar a Mônica e para isso, cria planos infalíveis, mas que sempre dão errado. É grande amigo do Cascão e tem um cachorro, Floquinho. Cebolinha também tem uma irmã, Maria Cebolinha, que foi inspirada numa das filhas de Maurício.

Cascão

Companheiro inseparável do Cebolinha, Cascão também tem como modelo um dos amigos da infância do autor. Veste blusa amarela e uma bermuda com alça vermelha. Morre de medo de água e não toma banho em nenhuma hipótese. Ficou tão popular que ganhou sua própria revista em agosto de 1982.

Possui um porco, chamado Chauvinista, adora jogar futebol (torce para o Corinthians) e está sempre se metendo em confusões com o Cebolinha.

Mônica

Mônica foi inspirada na segunda filha de Maurício, de quem herdou o nome. Apareceu numa das tiras do Cebolinha, em 1963, e rapidamente se tornou a preferida do público, ganhando uma revista exclusiva em 1970.

Dentuça, baixinha e gorducha, Mônica se irrita facilmente, especialmente quando Cebolinha e Cascão querem roubar seu coelhinho Sansão. Possui uma força extraordinária que usa contra os meninos que vivem xingando-a.

Está sempre com um vestido vermelho. Apesar de seu humor irritadiço é uma grande companheira e sempre está junto de sua amiga Magali.

Magali

A terceira filha de Mauricio, Magali, serviu de modelo para esta personagem comilona e bem-humorada. Sua primeira aparição ocorreu em 1963. De vestido amarelo, vive com fome e acompanha sua amiga Mônica em brincadeiras e aventuras.

Magali ganhou sua revista em fevereiro de 1989 e com isso, uma série de personagens sugiram como Quinzinho, Dudu e o animal de estimação da Magali, o gatinho Mingau.

Outros personagens da Turma da Mônica

Acompanhando a mudança dos tempos, personagens com necessidades especiais apareceram nas páginas dos quadrinhos. Figuras como Edu, que sofre distrofia muscular; Tati que nasceu com síndrome de Down, ou Luca, um cadeirante apaixonado por esportes, agora fazem parte das aventuras da Turma da Mônica.

Também foi lançada a personagem "Milena". Ela e sua família são o primeiro núcleo protagonista de personagens negros da Turma da Mônica.

Filmes da Turma da Mônica

Além das revistas, a Turma da Mônica apareceu nas telas do cinema e da televisão. O primeiro filme para a televisão foi o "Natal da Turma da Mônica" que foi um marco para toda uma geração.

No cinema, Mônica e seus amigos estreariam em "As Aventuras da Turma da Mônica", em 1982, e dois anos mais tarde, "A Princesa e o Robô".

Em 2019, a Turma da Mônica lançou a primeira produção protagonizada por atores de verdade, o filme "Laços", dirigido por Daniel Rezende.

Tem mais textos para você:

Juliana Bezerra
Juliana Bezerra
Bacharelada e Licenciada em História, pela PUC-RJ. Especialista em Relações Internacionais, pelo Unilasalle-RJ. Mestre em História da América Latina e União Europeia pela Universidade de Alcalá, Espanha.