Meritocracia

Juliana Bezerra

Meritocracia significa que todo indivíduo é capaz de prosperar somente com suas capacidades sem precisar da ajuda da sociedade, Estado ou família.

O que é?

Após a Revolução Francesa, com a ascensão de Napoleão Bonaparte, o novo dirigente da França decretou que a origem de nascimento não contaria mais para o ingresso nas carreiras públicas.

A partir daquele momento, não seria feita distinção se a pessoa veio de uma família nobre ou burguesa. Todos deveriam ascender socialmente através do esforço próprio.

Essa foi uma ideia que perpetuou no século XIX, especialmente nos países anglo-saxões e encontrou grande acolhida nos Estados Unidos.

Afinal, nestes países predomina a concepção protestante, especialmente calvinista, que a riqueza é um sinal da bênção divina.

Nos Estados Unidos, já faz parte do imaginário nacional a ideia do self-made man, o homem que se faz a si mesmo, apenas com seu próprio empenho.

A ideia de meritocracia inspiraria políticas públicas que garantissem que todos os cidadãos tivessem as mesmas oportunidades. A mais bem-sucedida delas foi a do Estado de Bem-Estar Social.

Assim, se todos podem ascender socialmente através do esforço, aqueles que não o faziam eram preguiçosos e culpados de sua própria miséria.

O conceito de meritocracia, porém, só pode ser válido quando todos os indivíduos de uma sociedade possuem exatamente as mesmas condições sociais, econômicas e psicológicas.

Meritocracia charge
A charge critica a justiça da meritocracia

Significado

A palavra “meritocracia” foi cunhada pelo escritor, sociólogo e político inglês Michael Young (1915-2002) quando lançou seu livro “The Rise of Meritocracy”.

No romance, Young cria uma sociedade futurística onde todas as pessoas seriam avaliadas somente por seus méritos.

No entanto, ao invés de favorecer os mais débeis, a meritocracia acaba por aumentar o abismo existente entre a elite e a população.

Michael Young recorreu à palavra latina “mereo” (ser digno, ser merecedor) e o sufixo grego “kratos” (poder, força) para formar este novo vocábulo.

Meritocracia no Brasil

Meritocracia charge
Será que no Brasil todos têm as mesmas oportunidades?

A definição de meritocracia no Brasil ganhou força nas duas primeiras décadas do século XXI. A oposição usava este conceito para criticar o Governo Lula e o Governo Dilma.

No entanto, a meritocracia, para ser válida, deve propiciar à toda sociedade as mesmas oportunidades. O Brasil, um país cheio de desigualdades sociais, está longe de oferecer as chances iguais para todos os cidadãos.

Mesmo assim, através de estórias de pessoas que superaram as dificuldades para estudar, parte da mídia começou a divulgar que era possível interromper o círculo da miséria apenas através do próprio esforço.

Quadrinhos

O ilustrador australiano Toby Morris criticou a concepção de meritocracia na sociedade atual através de uma interessante estória em quadrinhos chamada "De Bandeja". Você pode baixá-la clicando aqui.

Leia mais:

Juliana Bezerra
Juliana Bezerra
Bacharelada e Licenciada em História, pela PUC-RJ. Especialista em Relações Internacionais, pelo Unilasalle-RJ. Mestre em História da América Latina e União Europeia pela Universidade de Alcalá, Espanha.