Meteoritos


Meteoritos são pedaços de rocha e metal de asteroides e outros corpos planetários que sobrevivem a sua jornada através da atmosfera e caem no solo terrestre. As observações da Agência Espacial Americana, a Nasa, apontam que a maior parte dos meteoritos que caem na superfície terrestre têm o tamanho de um punho.

MeteoritosMeteoritos são fragmentos de corpos celestes que caem no solo terrestre

Podem variar de tamanho, desde de minúsculos a imensas massas. A vida na Terra primitiva foi diretamente impactada pela queda de um imenso meteorito, a 65 milhões de anos, na Península de Yucatán e causou a extinção de 75% de todos os animais do planeta, incluindo os dinossauros.

Entre as crateras resultantes da queda de meteorito mais conhecidas está a Barringer Crater, que fica no estado norte-americano do no Arizona. A cratera tem cerca de 1 quilômetro de profundidade e foi formada pelo impacto de um pedaço de ferro-níquel metal com cerca de 50 metros de diâmetro. Tem pelo menos 50 mil anos de idade e tem sido usada pelos cientistas para avaliar o impacto da queda de meteoritos na Terra.

Características

Os meteoritos são semelhantes a rochas da Terra, mas o interior é, contudo, queimado. A crosta de fusão de rocha dos meteoritos é formada à medida em que passa através da atmosfera. Existem três tipos principais de meteoritos, os de “ferro”, de “rochosos” e os “ferro-rochosos”.

A maioria é composta por ferro. Dos meteoritos que caem sobre a superfície terrestre, 99,9% originam-se de asteroides. Os demais são divididos entre meteoritos de Marte e da Lua e são formados por rochas de magma.

Tipos de Meteoritos

Entre os tipos de meteoritos rochosos, os mais comuns são os Chondrites, que correspondem a 85,7% das quedas. Nesse tipo há, ainda, os Carbonatos, Enstatites

Achondrites, grupo HED, grupo SNC, Aubrites e Ureilites. Os meteoritos ferro rochosos são divididos entre Pallasites e Mesosiderites. E os meteoritos ferrosos não têm subtipos.

Agora que você já sabe o que são meteoritos, leia também Meteoros e não deixe de conhecer outros Corpos Celestes.