Misantropia: significado e características

Daniela Diana
Daniela Diana
Professora licenciada em Letras

A Misantropia ou Antropofobia, ao contrário da filantropia, designa a aversão ou o ódio ao ser humano ou à humanidade em geral seja em nível social, cultural, religioso, econômico, etc.

Em outras palavras, a misantropia envolve uma antipatia geral para com a humanidade e a sociedade.

Na área da saúde mental, esse conceito é considerado um transtorno muito discutido atualmente nas áreas da psicologia e das ciências sociais.

Características da misantropia

Quem pratica a misantropia é denominado de misantropo e, em muitos casos, esse problema pode levar a quadros mais graves tal qual a depressão, sofrimento ou até ao suicídio.

Os misantropos são pessoas que apresentam frequentes mudanças de humor e que preferem viver em isolamento, uma vez que sofrem de repulsa ao contato social (anti-social).

Aparentemente, eles não padecem de nenhum transtorno. Mas, são indivíduos muito desconfiados, irônicos e sarcásticos, os quais se sentem superiores e preferem não estreitar laços com as pessoas, evitando assim, a sociedade (medo da desilusão).

Misantropia quadrinhos

Interessante notar que muitos misantropos se consideram "perfeitos" e possuem essa postura para se preservarem.

Geralmente são pessoas solitárias, introvertidas, reservadas, orgulhosas, perfeccionistas, observadoras e amarguradas, as quais não possuem amigos, somente relações superficiais, embora convivam normalmente com seus familiares.

Os especialistas indicam diversas causas para que essas pessoas se tornem misantropos, que pode ser desenvolvido desde a infância, por exemplo, decepções nas relações sociais, falta de confiança, inveja, dentre outros.

Por outro lado, os estudiosos do tema creem que essas pessoas apresentam grande inteligência e criatividade, pois permanecem muito tempo em “seu mundo”.

Há ainda os que acreditam que a misantropia não é um problema e sim um "estilo de vida" ou uma característica da personalidade de alguém.

Curiosidade

Do grego, o termo “Misanthropía” é a união das palavras “mis” (ódio) e “anthropía” (homem). Por extensão, a misantropia que é dirigida à mulher denomina-se Misoginia e, por sua vez, a aversão ao sexo masculino chama-se Misandria.

Daniela Diana
Daniela Diana
Licenciada em Letras pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) em 2008 e Bacharelada em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2014. Amante das letras, artes e culturas, desde 2012 trabalha com produção e gestão de conteúdos on-line.