Progesterona


A progesterona é um hormônio feminino produzido pelo ovário desde a puberdade, muito importante na preparação do organismo da mulher para a gestação, bem como na manutenção da gravidez.

Em um ciclo menstrual normal, a progesterona tem a função de ativar as células que revestem a parede do útero, alterar e irrigar os vasos sanguíneos do endométrio, de maneira a preparar o útero para receber o embrião.

A progesterona atua em conjunto com o estrógeno, preparando o organismo feminino para a concepção e gravidez, além de participar na regulação do ciclo menstrual.

Após a menopausa, a mulher produz apenas uma pequena fração da quantidade desse hormônio produzida ao longo da vida reprodutiva.

Progesterona e Gravidez

A progesterona prepara a mulher para a gravidez, agindo em todo o seu corpo. Durante a gravidez, a progesterona é produzida inicialmente pelo corpo lúteo, uma estrutura que se forma depois que o óvulo é liberado no ovário, sendo posteriormente mantida pela placenta.

A progesterona ajuda a manter a gravidez, relaxa a musculatura do útero e estimula o desenvolvimento das glândulas mamárias.

A deficiência desse hormônio pode levar a falhas de implantação, prejudicando a gravidez inicial ou levando a abortamentos de repetição.

Durante o ciclo menstrual normal, fora da gestação, algumas mulheres também podem apresentar alterações da menstruação, como hemorragia, dor nas mamas e tensão pré menstrual (TPM).

A maior consequência da falta de progesterona é a amenorreia (ausência de menstruação).

Leia também:

Funções da Progesterona

  • Preparação do útero para a implantação do embrião;
  • Preparação das mamas para a secreção láctea;
  • Aumenta o grau da atividade secretória das glândulas mamárias;
  • Ativação das células que revestem a parede uterina, aumentando o espessamento do endométrio e promovendo a "invasão" de vasos sanguíneos no mesmo;
  • Determina o surgimento de diversas glândulas produtoras de glicogênio;
    Inibe as contrações do útero, impedindo a expulsão do embrião ou do feto em desenvolvimento.