Questões sobre a democracia ateniense (com gabarito explicado)

Lucas Pereira
Lucas Pereira
Professor de História

Responda às questões abaixo e aprenda mais as instituições, os personagens históricos e os legados desse sistema democrático surgido na Grécia Antiga. Confirme as respostas no gabarito explicado.

Questão 1

Assinale a alternativa que indica corretamente os grupos excluídos da cidadania ateniense:

a) Mulheres, escravos e homens livres.

b) Condenados por crimes, analfabetos, estrangeiros e escravizados.

c) Plebeus, escravos, servos e estrangeiros.

d) Mulheres, estrangeiros, escravizados e menores de idade.

Gabarito explicado

a) Incorreta. Homens livres faziam parte dos cidadãos, se fossem atenienses de nascimento e maiores de idade.

b) Incorreta. A exclusão não se dava por analfabetismo nem necessariamente por condenação judicial.

c) Incorreta. “Plebeus” e “servos” não são termos adequados para Atenas, mais associados a Roma ou à Idade Média.

d) Correta. Esses grupos estavam efetivamente excluídos da cidadania na democracia ateniense.

Questão 2

Uma das principais instituições da democracia ateniense era sua assembleia de cidadãos, onde se discutia e decidia a vida política da pólis. O nome dessa assembleia era:

a) Eclésia.

b) Bulé.

c) Óstracon.

d) Parthenon.

Gabarito explicado

a) Correta. A Eclésia era a assembleia popular onde todos os cidadãos podiam votar.

b) Incorreta. A Bulé era um conselho de 400 a 500 cidadãos que atuavam conjuntamente à Eclésia, mas não era a assembleia em si.

c) Incorreta. Óstracon era o caco de cerâmica usado nas deliberações sobre o ostracismo, não uma instituição.

d) Incorreta. O Parthenon era um templo, não uma instituição política.

Questão 3

Assinale a alternativa que apresenta corretamente informações sobre a democracia na cidade-estado de Atenas:

a) A democracia ateniense era representativa, na qual os deputados legislavam em nome do povo.

b) O Senado era uma das principais instituições políticas, que decidia as medidas por meio dos representantes dos eupátridas.

c) Apesar da exclusão de parte da população, a democracia ateniense teve êxito em incluir os trabalhadores de ambos os sexos.

d) A democracia ateniense era direta, ou seja, os cidadãos votavam diretamente nas principais decisões políticas.

Gabarito explicado

a) Incorreta. A democracia ateniense era direta, não representativa.

b) Incorreta. Não havia um Senado em Atenas, mas sim no mundo romano. Além disso, os eupátridas não dominavam por representantes.

c) Incorreta. As mulheres eram excluídas da participação política.

d) Correta. A alternativa descreve corretamente um aspecto central da democracia em Atenas.

Questão 4

A história da democracia ateniense contou com a atuação de importantes legisladores e precursores. Um exemplo correto é:

a) Pisístrato, que propôs o fim da escravidão em Atenas, e Péricles, que criou a Eclésia e a Bulé pela primeira vez.

b) Drácon, que propôs um conjunto de leis escritas para a cidade-estado, e Sólon, que acabou com a escravidão por dívidas.

c) Caio e Tibério Graco, que propuseram uma ampla reforma agrária e o direito de voto aos plebeus.

d) Spartacus, que liderou uma revolta democrática de escravos, e Pisístrato, arconte que propôs o direito de voto a todos os cidadãos.

Gabarito explicado

a) Incorreta. A Eclésia é uma instituição muito anterior ao governo de Péricles. Além disso, Pisístrato não propôs o fim da escravidão em Atenas.

b) Correta. Tanto Drácon como Sólon são considerados precursores fundamentais na democracia ateniense, tomando medidas que restringiam o poder dos eupátridas e contribuíram para levar a cidadania aos mais pobres.

c) Incorreta. Caio e Tibério Graco eram romanos, não atenienses.

d) Incorreta. Spartacus foi um escravo romano, e Pisístrato não universalizou o direito de voto.

Questão 5

Ao longo de sua história, a democracia ateniense desenvolveu mecanismos para ampliar a participação política dos cidadãos. Entre eles, é correto citar:

a) A mistoforia, isto é, o pagamento de uma quantia para que todos os cidadãos – inclusive os mais pobres – pudessem participar da vida política.

b) O ostracismo, que obrigava os cidadãos em dia de folga a participarem da assembleia e da Bulé.

c) O ócio criativo, que valorizava a participação política dos trabalhadores e ex-escravos.

d) A harmonia, medida que garantia a igualdade de voto e de direitos a todos os cidadãos.

Gabarito explicado

a) Correta. A mistoforia permitia que cidadãos pobres participassem da política recebendo pagamento.

b) Incorreta. O ostracismo forera uma ma de exílio político criado para defender o funcionamento da democracia. Portanto, esse mecanismo não tem relação com uma suposta participação obrigatória.

c) Incorreta. “Ócio criativo” é um conceito filosófico, não um mecanismo próprio da democracia ateniense.

d) Incorreta. “Harmonia” não era uma medida institucional de participação ou igualdade.

Questão 6

Conteúdo exclusivo para assinantes Toda Matéria+
Além de mais exercícios, tenha acesso a mais recursos para dar um up nos seus estudos.
Corretor de Redação para o Enem
Exercícios exclusivos
Estude sem publicidade

Saiba mais sobre a democracia ateniense.

Lucas Pereira
Lucas Pereira
Bacharel e Licenciado em História pela Universidade Estadual de Campinas (2013), com mestrado em Ensino de História pela mesma instituição (2020). Atua como professor de História na educação básica e em cursos pré-vestibulares desde 2013. Desde 2016, também desenvolve conteúdos educativos na área de História.