Relatório de alunos com baixo rendimento: como criar e modelos prontos
O relatório individual é um instrumento pedagógico que descreve, de forma personalizada, o percurso de aprendizagem de cada aluno. Quando elaborado para alunos com dificuldades de aprendizagem, ele deve:
- apontar as áreas em que o aluno encontra mais dificuldades;
- descrever o desempenho escolar;
- relatar as estratégias pedagógicas utilizadas;
- indicar os avanços observados, mesmo que pequenos;
- apresentar recomendações para o acompanhamento escolar e familiar.
O professor deve utilizar linguagem positiva e clara com o objetivo de promover uma leitura fácil, compreensível e acolhedora. Deve também evitar comparações com outros alunos, devendo destacar sempre a trajetória individual do aluno.
Esse relatório tem um papel fundamental no processo educativo. Assim, a sua finalidade é:
- compreender a realidade do aluno para promover um olhar empático;
- favorecer o diálogo com a família, coordenação pedagógica e outros profissionais;
- registrar estratégias e avanços de forma a valorizar o processo, mesmo em pequenos passos.
Passo a passo para elaborar o relatório
Antes de iniciar a redação do relatório, é importante perceber que esse documento vai além de um simples registro escolar.
Ele deve refletir um olhar atento, empático e construtivo sobre o percurso do aluno. Por isso, cada etapa a seguir foi pensada para guiar o professor na construção de um relatório individual claro, respeitoso e eficaz, que favoreça o desenvolvimento do aluno e o diálogo com a família e a equipe pedagógica.
1. Preencher de identificação
- nome do aluno
- nome da escola
- sala/turma
- nome do(a) professor(a)
- período da avaliação
2. Identificar as dificuldades observadas
Especifique as áreas que exigem mais atenção: leitura, escrita, atenção, compreensão oral, organização das ideias, cálculo, etc.
3. Descrever as estratégias aplicadas
Relate as práticas pedagógicas usadas, por exemplo:
- leitura compartilhada;
- uso de recursos visuais e jogos educativos;
- atendimento individualizado;
- adaptação de atividades;
- trabalhos em grupos de apoio.
4. Apontar avanços ou mudanças comportamentais
Valorize todo progresso, por menor que seja. Isso motiva a continuidade do acompanhamento e reforça a importância do esforço do aluno.
5. Indicar os desafios persistentes
Indique o que ainda exige atenção e apoio, mas sem fazer conclusões rígidas.
6. Sugerir encaminhamentos e colaborar com a família
Reforce a importância da parceria com a família. Indique práticas que podem ser feitas em casa e, quando necessário, recomende o apoio de especialistas.
7. Manter linguagem acolhedora
Utilize sempre frases acolhedoras e motivacionais, por exemplo:
- "Precisa de apoio em..."
- "Está em processo de desenvolvimento..."
- "Demonstra interesse, mesmo que com necessidade de orientação..."
- "Apresenta potencial, necessitando de estratégias diferenciadas..."
- "Com acompanhamento próximo, poderá avançar com mais segurança..."
- "Precisa de tempo e apoio para se sentir confiante..."
Modelo de relatório de alunos com baixo rendimento (para imprimir)

Modelo de relatório de alunos com baixo rendimento (editável)
Confira o modelo de relatório de alunos com baixo rendimento e preencha o seu seguindo as indicações:
Versão online no Google Docs — Modelo editável de relatório de alunos com baixo rendimento
Prefere editar em Word? Clique aqui para fazer o download do arquivo.
Exemplos prontos de relatórios de alunos com baixo rendimento
A seguir, apresentamos exemplos prontos de relatórios elaborados para alunos com dificuldades específicas em leitura, escrita e matemática.
Esses modelos podem servir como referência para auxiliar professores na estruturação do conteúdo, na escolha de uma linguagem adequada e na elaboração de recomendações, lembrando que cada aluno é único e o relatório deve considerar suas particularidades e trajetória de aprendizagem.
Exemplo 1: relatório para aluno do 3º ano com dificuldade de leitura e escrita

Exemplo 2: relatório para aluna do 5º ano com dificuldade em matemática

Para mais relatórios:
Relatório individual para educação infantil: o que é e como fazer (com exemplos e modelos prontos)
Relatório individual de alunos com autismo na Educação Infantil (modelos prontos)
Veja também:
Plano de aula (como fazer, modelo e exemplos)
Dinâmicas para o primeiro dia de aula
FERNANDES, Márcia. Relatório de alunos com baixo rendimento: como criar e modelos prontos. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/relatorio-de-alunos-com-baixo-rendimento-como-criar-e-modelos-prontos/. Acesso em: