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Relatório de alunos com baixo rendimento: como criar e modelos prontos

Márcia Fernandes
Márcia Fernandes
Professora de Língua Portuguesa e Literatura

O relatório individual é um instrumento pedagógico que descreve, de forma personalizada, o percurso de aprendizagem de cada aluno. Quando elaborado para alunos com dificuldades de aprendizagem, ele deve:

  • apontar as áreas em que o aluno encontra mais dificuldades;
  • descrever o desempenho escolar;
  • relatar as estratégias pedagógicas utilizadas;
  • indicar os avanços observados, mesmo que pequenos;
  • apresentar recomendações para o acompanhamento escolar e familiar.

O professor deve utilizar linguagem positiva e clara com o objetivo de promover uma leitura fácil, compreensível e acolhedora. Deve também evitar comparações com outros alunos, devendo destacar sempre a trajetória individual do aluno.

Esse relatório tem um papel fundamental no processo educativo. Assim, a sua finalidade é:

  • compreender a realidade do aluno para promover um olhar empático;
  • favorecer o diálogo com a família, coordenação pedagógica e outros profissionais;
  • registrar estratégias e avanços de forma a valorizar o processo, mesmo em pequenos passos.

Passo a passo para elaborar o relatório

Antes de iniciar a redação do relatório, é importante perceber que esse documento vai além de um simples registro escolar.

Ele deve refletir um olhar atento, empático e construtivo sobre o percurso do aluno. Por isso, cada etapa a seguir foi pensada para guiar o professor na construção de um relatório individual claro, respeitoso e eficaz, que favoreça o desenvolvimento do aluno e o diálogo com a família e a equipe pedagógica.

1. Preencher de identificação

  • nome do aluno
  • nome da escola
  • sala/turma
  • nome do(a) professor(a)
  • período da avaliação

2. Identificar as dificuldades observadas

Especifique as áreas que exigem mais atenção: leitura, escrita, atenção, compreensão oral, organização das ideias, cálculo, etc.

3. Descrever as estratégias aplicadas

Relate as práticas pedagógicas usadas, por exemplo:

  • leitura compartilhada;
  • uso de recursos visuais e jogos educativos;
  • atendimento individualizado;
  • adaptação de atividades;
  • trabalhos em grupos de apoio.

4. Apontar avanços ou mudanças comportamentais

Valorize todo progresso, por menor que seja. Isso motiva a continuidade do acompanhamento e reforça a importância do esforço do aluno.

5. Indicar os desafios persistentes

Indique o que ainda exige atenção e apoio, mas sem fazer conclusões rígidas.

6. Sugerir encaminhamentos e colaborar com a família

Reforce a importância da parceria com a família. Indique práticas que podem ser feitas em casa e, quando necessário, recomende o apoio de especialistas.

7. Manter linguagem acolhedora

Utilize sempre frases acolhedoras e motivacionais, por exemplo:

  • "Precisa de apoio em..."
  • "Está em processo de desenvolvimento..."
  • "Demonstra interesse, mesmo que com necessidade de orientação..."
  • "Apresenta potencial, necessitando de estratégias diferenciadas..."
  • "Com acompanhamento próximo, poderá avançar com mais segurança..."
  • "Precisa de tempo e apoio para se sentir confiante..."

Modelo de relatório de alunos com baixo rendimento (para imprimir)

relatorio-individual-de-alunos-com-baixo-rendimento-para-impressao
Clique para imprimir

Modelo de relatório de alunos com baixo rendimento (editável)

Confira o modelo de relatório de alunos com baixo rendimento e preencha o seu seguindo as indicações:

Versão online no Google DocsModelo editável de relatório de alunos com baixo rendimento

Prefere editar em Word? Clique aqui para fazer o download do arquivo.

Exemplos prontos de relatórios de alunos com baixo rendimento

A seguir, apresentamos exemplos prontos de relatórios elaborados para alunos com dificuldades específicas em leitura, escrita e matemática.

Esses modelos podem servir como referência para auxiliar professores na estruturação do conteúdo, na escolha de uma linguagem adequada e na elaboração de recomendações, lembrando que cada aluno é único e o relatório deve considerar suas particularidades e trajetória de aprendizagem.

Exemplo 1: relatório para aluno do 3º ano com dificuldade de leitura e escrita

exemplo-1-relatorio-para-aluno-do-3-ano-com-dificuldade-de-leitura-e-escrita
Clique para imprimir

Exemplo 2: relatório para aluna do 5º ano com dificuldade em matemática

exemplo-2-relatorio-para-aluna-do-5-ano-com-dificuldade-em-matematica
Clique para imprimir

Para mais relatórios:

Relatório individual para educação infantil: o que é e como fazer (com exemplos e modelos prontos)

Relatório individual de alunos com autismo na Educação Infantil (modelos prontos)

Veja também:

Plano de aula (como fazer, modelo e exemplos)

Dinâmicas para o primeiro dia de aula

Márcia Fernandes
Márcia Fernandes
Professora, produz conteúdos educativos desde 2015. Licenciada em Letras pela Universidade Católica de Santos (habilitação para Ensino Fundamental II e Ensino Médio) e formada no Curso de Magistério (habilitação para Educação Infantil e Ensino Fundamental I).