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Uso das Aspas ( " " )

Márcia Fernandes
Márcia Fernandes
Professora de Língua Portuguesa e Literatura

As aspas (“ ”) são um sinal de pontuação usado para enfatizar palavras ou expressões, indicar citações ou destacar palavras estrangeiras e gírias dentro de um texto.

Exemplos de uso de aspas:

  • O plano era "infalível", até dar errado no primeiro passo.
  • Segundo o autor, "a leitura é a chave para o conhecimento".
  • O termo "feedback" é muito usado no ambiente corporativo.

Quando usar aspas

As aspas devem ser usadas nas seguintes situações.

1. Para enfatizar palavras e expressões ou quando queremos transmitir ironia, dúvida, surpresa ou crítica.

Exemplos:

  • Que “Deus” é esse?
  • Ela disse que estava "trabalhando", mas foi vista no shopping.
  • Após encontrar o vaso quebrado, minha mãe disse: Muito “bonito” o que você fez.

2. Para indicar citações de textos ou falas.

Exemplos:

  • João afirmou: "Farei o melhor que puder para cumprir o prazo".
  • Meu pai sempre dizia: “Respeito é bom e todo mundo gosta”.
  • Segundo o Presidente da República: “Iremos combater a crise”.

Note que as aspas vêm identificar as palavras proferidas pelo presidente. Quando as citações diretas são escritas por meio digital, podemos acrescentar o itálico.

3. Para citar obras

Quando queremos citar no texto o nome de uma obra, artigo, dissertações, teses, capítulos de livro, filmes, dentre outros, podemos utilizar as aspas, embora, devamos dar preferência ao uso do itálico.

Exemplos:

  • A “Gioconda” é a obra mais famosa de Leonardo Da Vinci.
  • O autor relata em seu artigo intitulado “Memórias de um Soldado”, sua vida durante a guerra.
  • Assisti ontem ao filme “O Auto da Compadecida” e recomendo a todos.

4. Nos estrangeirismos

O estrangeirismo é o uso muito frequente de palavras estrangeiras que, por vezes, são acrescidas ao dicionário dependendo do uso, por exemplo, show, chat, web, dentre outros.

Geralmente quando usamos palavras estrangeiras no texto devemos colocar as aspas.

Exemplos:

  • Esperamos o “feedback” da professora.
  • Eles passaram a tarde “maratonando” séries.
  • No final da festa, todo mundo estava “de boa” e feliz.

5. Nos neologismos

Quando uma palavra é criada dentro de um texto, por exemplo, um conceito novo, ela aparece entre aspas, com o intuito de demonstrar que aquele termo foi criado, sendo, portanto, um vocábulo que ainda é inexistente nos dicionários.

Exemplos:

  • Essa noite vamos “caetanear” muito no show de Caetano Veloso.
  • O autor propôs o conceito de “desumanização urbana”.
  • Com a popularização da internet, surgiram verbos como “googlar”.

6. Nas gírias

Quando na produção textual são empregadas as expressões populares, denominadas de gírias, utilizam-se as aspas.

Exemplos:

  • A Cibele disse que “não rolou” as vendas de bilhetes. (A expressão destacada significa na linguagem denotativa que não aconteceu.)
  • Depois da reunião, o clima ficou bem “pesado”.
  • O garoto ficou “bolado” com a nota baixa na prova.

Tipos de aspas

As aspas podem ser: duplas e simples.

Aspas duplas (“ ”): são as que utilizamos normalmente. São empregadas para enfatizar palavras, expressões ou para fazer citações, por exemplo: Manuela preferiu dizer logo o que estava pensando: “Não gosto mais do curso.”.

Aspas simples (‘ ’): utilizamos esse tipo de aspas quando as aspas duplas já estão sendo utilizadas, ou seja, para usar aspas dentro de aspas, por exemplo: A menina estava muito feliz no congresso em apresentar a ‘Nova Tese’ sobre o tema polêmico do aborto..

Aspas antes ou depois do ponto?

As aspas devem ser usadas antes do ponto. É o ponto final que encerra uma frase.

Curiosidade sobre as aspas

Nós utilizamos o modelo de aspas denominado de aspas inglesas (“a”) ou aspas curvas.

No entanto, há outros tipos de representar as aspas: aspas alemãs („a”); aspas francesas («a»), chamadas de aspas angulares; e as aspas japonesas (「a」).

Para praticar: Exercícios de pontuação

Leia também:

Referências Bibliográficas

CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa. 48. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2010.

Márcia Fernandes
Márcia Fernandes
Professora, produz conteúdos educativos desde 2015. Licenciada em Letras pela Universidade Católica de Santos (habilitação para Ensino Fundamental II e Ensino Médio) e formada no Curso de Magistério (habilitação para Educação Infantil e Ensino Fundamental I).