Velocidade Angular
Velocidade angular é uma grandeza que mede a rapidez com que é feito um percurso em sentido circular. Ela é representada pela letra grega ômega minúscula (ω).
Como calcular a velocidade angular
Para calcular a velocidade angular é preciso dividir o deslocamento angular pela variação de tempo.
Fórmula da velocidade angular
Onde,
ωm: velocidade angular média
Δφ: variação do deslocamento angular
Δt: variação do tempo ()
A unidade do sistema internacional (SI) é rad/s (radiano por segundo).
A variação ou deslocamento angular , é a razão entre o deslocamento escalar S que o móvel percorreu na trajetória curvilínea, e o raio da circunferência R.
Veja que no caso particular em que S = R, o deslocamento valerá 1 rad. (1 radiano).
Outra consideração a ser feita é para os casos em que S representa uma volta completa, ou 360º. Neste caso, o deslocamento escalar é o perímetro da circunferência, ou .
Desta maneira temos que:
Período e frequência
A velocidade angular se relaciona com o período T, tempo para realizar uma volta completa ou e, a frequência, quantidade de ciclos por unidade de tempo, por:
A unidade de medida de frequência, não padronizada pelo SI, é o rpm (rotações por minuto). Na prática, muitas vezes é utilizado o rpm.
E a Velocidade Escalar?
Velocidade escala, linear ou tangencial é a grandeza que mede a rapidez com que é feita uma trajetória. A velocidade escalar é obtida através da razão entre a variação do espaço e do tempo.
Por isso, a fórmula para calcular a velocidade escalar média, ou seja, o deslocamento em um determinado período é:
Também temos que , de forma que . Substituindo na fórmula da velocidade escalar média:
Veja também: Frequência e período: o que é e como calcular.
Exercícios de velocidade angular
Exercício 1
(FUVEST) Um restaurante é montado numa plataforma que gira com velocidade angular constante W p/1800 radianos/segundo. Um freguês, de massa M = 50 kg, senta-se no balcão localizando-se a 20 metros do eixo de rotação, toma sua refeição e sai no mesmo ponto de entrada.
a) qual o tempo mínimo de permanência do freguês na plataforma?
Exercício 2
(UEJF-MG) Um velocímetro comum de carro mede, na realidade, a velocidade angular do eixo da roda, e indica um valor que corresponde à velocidade do carro.
O velocímetro para um determinado carro sai da fábrica calibrado para uma roda de 20 polegadas de diâmetro (isso inclui o pneu).
Um motorista resolve trocar as rodas do carro para 22 polegadas de diâmetro. Assim, quando o velocímetro indica 100 km/h, a velocidade real do carro é:
a) 100 km/h
b) 200 km/h
c) 110 km/h
d) 90 km/h
e) 160 km/h
Veja também: Exercícios sobre Movimento Circular Uniforme
Exercício 3
(UNIFESP-SP) Três corpos estão em repouso em relação ao solo, situados em três cidades: Macapá, localizada na linha do Equador, São Paulo, no trópico de Capricórnio, e Selekhard, na Rússia, localizada no círculo Pólar Ártico.
Pode-se afirmar que esses três corpos giram em torno do eixo da Terra descrevendo movimentos circulares uniformes, com
A) as mesmas frequência e velocidade angular, mas o corpo localizado em Macapá tem a maior velocidade tangencial.
B) as mesmas frequência e velocidade angular, mas o corpo localizado em São Paulo tem a maior velocidade tangencial.
C) as mesmas frequência e velocidade angular, mas o corpo localizado em Selekhard tem a maior velocidade tangencial.
D) as mesmas frequência, velocidade angular e velocidade tangencial, em qualquer cidade.
E) frequência, velocidade angular e velocidade tangencial diferentes entre si, em cada cidade.
ASTH, Rafael. Velocidade Angular. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/velocidade-angular/. Acesso em: