Barack Obama

Juliana Bezerra

Barack Hussein Obama II (ou Jr.), conhecido como Barack Obama, foi o 44º presidente dos Estados Unidos (2009-2017).

Seu governo foi marcado pela crise econômica de 2008, escândalos envolvendo espionagem, mas também uma luta por maior igualdade entre gêneros e raças.

Foi reeleito em 2013 e terminou seu mandato em 2017.

Biografia

Barack Obama

Barack Obama realiza seu último discurso no Congresso Americano, em 2016.

Barack Obama nasceu em 4 de agosto de 1961, em Honolulu, no Havaí. Seu pai era queniano e a mãe americana e se conheceram enquanto estudavam na universidade.

A união não durou muito e os pais se divorciaram quando Obama tinha dois anos. Mais tarde, a mãe se casaria com outro colega universitário, de nacionalidade indonésia, e iria com ele para Jacarta. Ali, Obama estudaria em colégios públicos até voltar para o Havaí em 1971 onde seria criado por seus avós maternos.

Carreira Universitária e Política

Obama estudou Ciências Políticas na Universidade de Columbia e mais tarde, se formaria em Direito, em Havard. Foi o primeiro editor afro-americano da Havard Law Review revista de estudantes do curso.

Enquanto cursava seus estudos universitários se envolveu em vários trabalhos comunitários e voluntários. Ajudava a preparar estudantes para ingressar na universidade, a entrar no mercado de trabalho ou defender os direitos dos inquilinos. Também faria campanha para melhorar as condições do metrô de Nova York.

Foi professor da Universidade de Chicago e igualmente trabalhou em escritórios de advocacia desta cidade. Em 1997 disputou pelo Partido Democrata as eleições para o Senado estadual de Ilinois onde foi reeleito até 2004. Neste ano, obteve uma cadeira no Senado dos Estados Unidos.

Estrela em ascensão no Partido Democrata, em 2004 foi convidado para fazer o discurso principal da Convenção. Ali conquistou boa parte dos correligionários e tornou-se conhecido do grande público.

Eleição Presidencial

Em 2008, Obama anunciou que concorreria às primárias que escolheriam o candidato do Partido Democrata às eleições presidenciais americanas.Desta maneira teve que vencer vários oponentes dentro do partido e principalmente, Hillary Cliton, ex-primeira dama e ex-senadora.

O debate foi intenso e acirrado, mas Obama soube conquistar os democratas com seu carisma. Seja como for, as eleições de 2008 já tinham entrado para História americana ao confrontar por primeira vez um candidato negro e uma mulher branca.

Uma vez superada a etapa dentro do seu partido, Obama se enfrentou com o republicano John McCain, candidato republicano. Político experimentado e veterano da Guerra do Vietnã, McCain fazia o contraste perfeito com a juventude e aparente inexperiência de Obama.

Após oito anos de governo republicano de George W. Bush, que levaram o país para uma guerra no Oriente Médio sem solução, os eleitores americanos optaram pela novidade e elegeram o primeiro presidente negro de sua história.

Leia mais sobre a Guerra do Iraque.

Posse de Obama 2009

Barack Obama toma posse como presidente em janeiro de 2009. Ao lado, a primeira-dama Michelle Obama e a filhas do casal.

Governo Obama (2009-2017)

  • Sancionou a lei que obrigava a todo cidadão americano a ter um plano de saúde e que as seguradoras não poderiam mais recusar pessoas com doenças pré-existentes ou congênitas. A lei foi aprovada em 2009 e foi apelidada de Obamacare;
  • em 2011, tropas americanas conseguiram localizar e matar o líder da Al-Qaeda, Osama bin Laden
  • conseguiu reerguer a economia americana;
  • nomeou a primeira mulher de ascendência hispânica para a Suprema Corte, em 2009,
  • aprovou a lei federal que aprovava o casamento entre pessoas do mesmo sexo, em 2015;
  • assinou e defendeu a entrada dos Estados Unidos no Acordo Climático de Paris, em 2015;
  • aprovou a lei onde as empresas de mais de 100 empregados deveriam detalhar o pagamento de seus subordinados garantindo a igualdade salarial para homens e mulheres, em 2016;
  • foi o primeiro presidente americano a tentar uma política de reaproximação séria com Cuba e a visitá-la em 2016.

Pontos Negativos

  • Apesar dos esforços, os republicanos puseram todos tipos de entrave e a prisão de Guantánamo (Cuba) não foi fechada;
  • os soldados americanos continuam no Iraque, Afeganistão, Líbia, Iêmen, Somália e na Guerra da Síria;
  • embora seja o primeiro afro-americano na presidência, a população negra americana segue fortemente discriminada e foi vítima de vários assassinatos cometidos pela polícia;
  • escândalo WikiLeaks revelou documentos secretos sobre a Guerra do Iraque, em 2010;
  • publicação de documentos pelo ex-agente da CIA, Edward Snowden, provando que o governo americano espionava 35 líderes mundiais, em 2013;
  • não conseguiu estabelecer uma política de controle de compra, venda e posse de armas. Muitos massacres foram registrados em escolas, porém o pior deles ocorreu numa discoteca em Orlando, onde morreram 50 pessoas e 53 ficaram feridas, em 2016;
  • não houve uma reforma migratória e seu governo terminou com cerca de quase 3.000.000 de imigrantes deportados. Há 11.000.000 de pessoas sem documentos nos EUA.

Obama foi sucedido na presidência pelo republicano Donald Trump.

Curiosidades

  • Recebeu o prêmio Nobel da Paz em 2010 e ganhou um Grammy em 2006 pela narração do livro autobiográfico "Sonhos do Meu Pai";
  • o artista brasileiro Vik Muniz pintou seu retrato;
  • foi o primeiro presidente americano a ter nascido no Havaí;
  • em 2008, ainda candidato presidencial, fez um discurso em Berlim que reuniu milhares de pessoas, conquistando a opinião pública mundial.

Leia mais:

Juliana Bezerra
Juliana Bezerra
Bacharelada e Licenciada em História, pela PUC-RJ. Especialista em Relações Internacionais, pelo Unilasalle-RJ. Mestre em História da América Latina e União Europeia pela Universidade de Alcalá, Espanha.