Canal do Panamá


O Canal do Panamá é uma via artificial marítima localizada no Panamá, na América Central. Trata-se de uma das maiores obras de engenharia do mundo.

Atravessa o Istmo do Panamá e possui aproximadamente 80 quilômetros de extensão, 90 metros de largura e 26 metros de profundidade, fazendo conexão entre os oceanos Atlântico e Pacífico, através do mar do Caribe.

Canal do Panamá

Devido sua posição estratégica, ele possui grande importância econômica para o comércio marítimo internacional sendo que anualmente cerca de 15 mil navios passam pelo canal.

Além da importância econômica, o canal do panamá tem um papel preponderante no turismo mundial com presença de diversas embarcações turísticas.

Antes de sua construção, era necessário dar a volta ao continente. Assim, as embarcações tinham que contornar a América do Sul num trajeto de 20 mil quilômetros.

Resumo: História

Canal do Panamá

Não foi sempre que o canal do Panamá foi deste país. Anteriormente, o território pertencia à Colômbia. No século XIX, os franceses começaram as obras de construção do canal, que, no entanto, não foram concretizadas visto os problemas de engenharia bem como as doenças tropicais que atingiram seus trabalhadores. Estima-se que 20 mil pessoas morreram nessa primeira fase de construção.

Devido aos interesses econômicos, em 1914, os Estados Unidos conclui a obra. Nessa fase, foram necessários dez anos para a construção do canal e mais de 35 mil homens. Somente em 1999 que oficialmente o Panamá consegue a propriedade do canal.

Como Funciona?

Uma vez que apresenta diversos desníveis em seu curso, o funcionamento do canal do Panamá é realizado através de um sistema de eclusas, construídas do lado do Pacífico e do Atlântico. Assim, as eclusas compensam a diferença de altitude entre os oceanos, permitindo a navegação.

Eclusas do Canal do Panamá

Antes de mais nada, vale lembrar que eclusa é um projeto de engenharia que permite a elevação e o rebaixamento das embarcações em locais que apresentam desníveis.

Assim, os bloqueios das eclusas são abertos e fechados durante a passagem das embarcações. Devido aos desníveis em seu trajeto, o Canal do Panamá possui três eclusas, duas do lado do oceano Pacífico e uma do lado do Atlântico:

  • Eclusa de Miraflores: eclusa do lado do Pacífico construída próxima ao lago de Miraflores, que apresenta cerca de 15 metros acima do nível do mar.
  • Eclusa de Pedro Miguel: menor eclusa do canal, está situada do lado do Pacífico com uma elevação aproximada de 10 metros.
  • Eclusa de Gatun: eclusa do lado do Atlântico que foi construída visto o desnível junto ao lago Gatún, que fica cerca de 25 metros acima do nível do mar.

Ampliação do Canal do Panamá

A ampliação do canal do Panamá prevê a construção de mais eclusas. As obras do projeto começaram em 2007 com previsão de conclusão em 2015. Isso possibilitará um aumento de embarcações de grande porte e da expansão do comércio mundial.

Curiosidade: Você Sabia?

Para cruzar o canal do Panamá é necessário entre 8 a 10 horas.