Cristóvão Colombo


Cristóvão Colombo foi um navegador e explorador genovês. Foi o primeiro europeu a chegar nas terras do continente americano, chamado de Novo Mundo, em 1492.

Biografia

Cristóvão ColomboRetrato de Cristóvão Colombo

Cristóvão Colombo nasceu em meados de 1451, ao que tudo indica, na Itália, provavelmente em Gênova, cidade na qual era navegador e explorador.

Foi marinheiro desde sua infância e um cartógrafo brilhante quando adulto. Seu primeiro ofício foi de tecelão, contudo aos catorze anos começou a navegar.

É suposto que Colombo tenha vivido mais de nove anos em Portugal, entre 1476 e 1485. Em 1477 viajou para a Inglaterra e Islândia. Em 1478 fez traslados carregados de açúcar entre Lisboa e a Ilha da Madeira.

No ano de 1482 navegou com a frota portuguesa, quando ganhou experiência em navegação.

Iniciou a concepção de seu projeto de viagem para Ocidente, tendo em vista que Portugal possuía os melhores e mais experientes marinheiros.

Com a negativa portuguesa para seus planos, vai para Castela em 1485, onde permanece até 1492, quando parte de Palos em sua primeira expedição, de um total de quatro. Falece em Valladolid, no dia 20 de Maio de 1506.

O Plano de Colombo

O projeto de Colombo era na realidade cruzar todo o Atlântico em direção à Ásia e assim vencer os monopólios comerciais da época.

Essa empreitada era encorajada pelos debates sobre a esfericidade da terra, e pelas leituras de autores como Aristóteles, Estrabão e Plínio, os quais já debatiam à distância entre a Europa, África, e Índia.

Por outro lado, os relatos de marinheiros afirmavam existir terras a oeste. Isso corroborava o Mapa de Toscanelli, no qual Cristóvão se embasou, assim como em outras obras sobre navegação do período.

Após realizar seus cálculos, apresentou seus planos à Coroa Portuguesa, a qual fez pouco caso.

O rei Fernando V de Aragão (1452-1516) e a rainha Isabel I (1451-1504) de Castela, de Espanha, apoiaram seu plano.

Eles contaram com o apoio de banqueiros e outros investidores e forneceram a Cristóvão Colombo três navios (Nina, Pinta e Santa Maria).

Note que Cristóvão Colombo morreu sem receber o que lhe era de direito pelo acordo assinado com os espanhóis.

Descobertas de Cristóvão Colombo

O feito que celebrizou Cristóvão Colombo foi sua liderança na frota que logrou alcançar o continente americano em 12 de Outubro de 1492.

Esse evento estava sob as ordens da Coroa Espanhola, e que ficou "eurocentricamente" conhecido como "Descobrimento da América".

Colombo foi um grande cartógrafo. Ele planejou uma viajem partindo das ilhas Canárias até atingir em 12 de Outubro de 1492 a ilha de San Salvador (atual Bahamas).

Após uma viagem de cinco semanas, o navegador genovês não descobriu a América, mas encontrou um novo território habitado por indígenas, os lucaians. Eles eram pacíficos e amigáveis, os mesmos que Cristóvão alegou ser capaz de conquistar com 50 homens.

Sua segunda viagem iniciou-se em 1493 e, desta vez, com muito mais recursos (três naus e catorze caravelas). Foi nesta expedição que encontrou as ilhas das Antilhas e Martinica e, ao Norte, a região de Porto Rico.

Na terceira excursão, de 1498, foram seis naus, as quais alcançaram a ilha da Trinidad. Por fim, na quarta e última viagem, Colombo saiu de Cádiz em 1502 com quatro naus, alcançando a Jamaica e a Ilha de Pinos nas Honduras.

Cristóvão ColomboMapa com a rota das quatro viagens de Colombo

As Controvérsias Sobre Cristóvão Colombo

São algumas as controvérsias existentes na investigação da vida do navegador. Na biografia Historia del almirante Don Cristóbal Colón, escrita pelo seu filho Fernando e a principal referência para os estudos, não é clara sobre alguns aspectos da vida de Colombo.

De partida, a versão mais aceita entre os historiadores é que Cristóvão Colombo tenha nascido em Gênova no ano de 1451. Porém, as hipóteses de nascimento indicam os anos de 1436 a 1456.

Entretanto, a data do nascimento do navegador pode ser definida com alguma precisão se considerarmos o documento de 31 de Outubro de 1470. Nesse documento, afirma-se que Cristóvão Colombo já era maior de dezenove anos.

Outro ponto interessante é aquele no qual Colombo exige da Coroa Espanhola, tal como previsto em acordo, 10% dos proveitos nos territórios descobertos. No entanto, ele não fora atendido.

Isso levou seus herdeiros a processaram a Coroa numa longa disputa legal conhecida como "Pleitos Colombinos".

De qualquer forma, o genovês morreu em Valladolid em 20 de Maio de 1506, aos 55 anos de idade. Possuía a riqueza proveniente do ouro que acumulou em sua aventura, o que não é unânime, uma vez que há apontamentos de que ele tenha terminado seus dias pobre.

Por fim, não se sabe se seus restos mortais estão em Santo Domingo ou na Catedral de Sevilha, onde se encontram atualmente.

Curiosidades

  • O nome Colombo inspirou o nome de um país, Colômbia e duas regiões da América do Norte: Colúmbia Britânica, no Canadá, e o Distrito de Colúmbia, nos Estados Unidos.
  • Cristóvão Colombo foi o primeiro homem a comprovar que o mundo era realmente redondo.
  • Oito anos depois da descoberta de Colombo, Pedro Álvares Cabral avistou as terras pertencentes ao Brasil.

Continue sua pesquisa lendo os artigos: