Deus Hermes

Daniela Diana

Hermes é o deus grego da riqueza, da sorte, da fertilidade, do sono, da magia, das viagens, das estradas, do comércio, da linguagem e dos ladrões.

Mensageiro dos deuses e muito venerado pelos gregos, Hermes é considerado um dos deuses mais irreverentes da mitologia grega.

O nome Hermes significa "marcador de fronteira" sendo que uma de suas funções era guiar os mortos para o submundo, o reino de Hades. Como guardião da entrada do submundo, Hermes também é chamado de deus dos viajantes e protetor das estradas.

Patrono da ginástica, era o deus das competições esportivas e seu nome está ligado às Olimpíadas. À ele está atribuído a invenção do fogo e também a criação da corrida e do boxe. Também é apontado como deus da astronomia e da astrologia, por ser o patrono dos astrônomos.

Na mitologia romana, Hermes recebe o nome de Mercúrio.

Representação de Hermes

Deus Hermes

Hermes é retratado como um jovem nu, bonito, de corpo atlético e com sandálias mágicas aladas que lhe conferiam maior agilidade e rapidez.

O símbolo de Hermes era um bastão com serpentes e asas, chamado caduceu. Os animais considerados sagrados por Hermes são o carneiro e a lebre e suas plantas são o açafrão e o morango.

História

Filho de Zeus e da ninfa Maia, Hermes era o pai do deus Pan. Tido como um deus brincalhão, ele teria roubado quando ainda um bebê, o meio-irmão Apolo. Reza a lenda que no primeiro dia de vida ele inventou o fogo e criou a lira, um instrumento musical.

Hermes é considerado um deus astuto e malandro, que usaria essa característica para fazer o bem e o mal. Usava suas habilidades diplomáticas e de tradutor para fazer um contraponto entre deuses e os homens.

Entre seus feitos mais comentados está a derrota da Medusa por Perseu, que recebeu auxílio de Hermes.

O deus teria emprestado suas sandálias voadoras a Perseu, que conseguiu derrotar a mulher com cabelos de cobra evitando a maldição que o faria virar pedra, caso a olhasse.

Leia mais:

Daniela Diana
Daniela Diana
Licenciada em Letras pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) em 2008 e Bacharelada em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2014. Amante das letras, artes e culturas, desde 2012 trabalha com produção e gestão de conteúdos on-line.