Donatello

Daniela Diana

Donatello foi um dos mais proeminentes artistas do período da Renascimento Cultural Italiano, ao lado de Leonardo da Vinci, Michelangelo e Rafael Sanzio.

Biografia de Donatello

Nascido Donato di Niccoló di Betto Bardi, mais conhecido por seu nome artístico Donatello, o artista nasceu por volta de 1386 na cidade de Florença, Itália.

retrato de Donatello

Quando tinha 17 anos aproximadamente, esculpiu sua primeira escultura em mármore e, com 20 anos já recebia comissões pelo seu trabalho.

Exerceu sua profissão de escultor em diversas cidades italianas, donde até hoje podemos apreciar seus trabalhos: Florença, Roma, Nápoles, Siena e Pádua.

A partir de seu trabalho, adquiriu grande fama no período renascentista considerado o mais importante escultor florentino do século XV.

Além disso, é atribuído a seu nome, a fundação da escultura moderna sendo um dos mais geniais escultores da humanidade.

Nos anos de estudos sobre artes, foi influenciado por mestres tal qual os escultores renascentistas Filippo Brunelleschi (1377-1446), com quem viajou pra Roma em 1407 a fim de estudar arte clássica, e Lorenzo Ghiberti (1378-1455).

Durante 3 anos foi discípulo de Ghiberti em sua oficina de artes sendo auxiliar do trabalho feito nas portas de bronze do Batistério de Florença (1404-1407).

Vale Ressaltar que o político, banqueiro e amante das artes Cosimo de Medici (1389-1464), foi o Mecenas (Patrono das Artes) que financiou alguns trabalhos de Donatello, do qual se destaca a estátua em bronze de David.

Faleceu em 13 de dezembro de 1466, em sua cidade natal, sendo enterrado na Basílica de São Lourenço, ao lado de seu Mecenas: Cosimo de Medici.

Principais Obras

Marcada pela harmonia, proporcionalidade, dinamismo e delicadeza, as obras de Donatello apresentam características diversas: clássicas, góticas e humanistas, com tendências realistas.

Dessa forma, foi considerado um grande inovador das técnicas artísticas (da qual e destaca o “baixo-relevo”) e para a composição de suas estruturas, utilizava diversos materiais, como o mármore, bronze, madeira. Suas principais esculturas são:

  • Habacuc
  • David
  • São Marcos
  • São Jorge
  • São João Evangelista
  • São Ludovico em Tolosa
  • Maria Madalena
  • Tabernáculo de São Jorge
  • Tabernáculo do Sacramento
  • Profetas
  • Gattamelata
  • O Banquete de Herodes
  • Judite e Holofernes

Fases Artísticas

Ao analisar as obras de Donatello torna-se evidente que as tendências artísticas foram se modificam ao longo de sua vida, sendo portanto, classificada em três momentos.

Na fase inicial de seu trabalho, traços da arte gótica aparece em suas obras como em “João Evangelista”, “São Marcos” e “São Jorge”.

Por conseguinte, em sua segunda fase artística, a tendência clássica torna-se sua principal caraterística, figurada em sua obra mais destacada: a estátua de bronze em tamanho real de “David” (1430).

David de Donatello
David

Por fim, em sua última fase, é notório a presença de características da arte realista, a qual mostra com precisão os rostos e as posições dos corpos, tal qual em sua estátua equestre em bronze: “Gattamelata” (1447-1453).

Daniela Diana
Daniela Diana
Licenciada em Letras pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) em 2008 e Bacharelada em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2014. Amante das letras, artes e culturas, desde 2012 trabalha com produção e gestão de conteúdos on-line.