Filippo Brunelleschi

Daniela Diana

Filippo Brunelleschi foi um importante artista italiano do Renascimento. Destacou-se na segunda fase do Renascimento, denominada de Quatrocento (1400 a 1499) ou Alta Renascença.

Nesse momento de consolidação da arte renascentista, Brunelleschi contribuiu com suas ideias inovadoras.

Sua arte serviu de inspiração para os maiores artistas do Renascimento: Leonardo Da Vinci, Donatello, Michellangelo, Sandro Boticceli, Paolo Ucello, dentre outros.

Biografia

Filippo BrunelleschiEstátua de Filippo Brunelleschi em Florença, Itália

Filippo Brunelleschi (em italiano, Filippo di ser Brunellesco Lapi) nasceu em Florença em 1377. Era filho de Brunellesco di Lippo e de Giovana degli Spini.

Foi criado no seio de uma família burguesa e, portanto, recebeu uma boa educação.

Desde cedo era notória sua inclinação para as artes, embora seu pai tinha a intenção de que ele se tornasse um advogado.

Assim, começou trabalhando como ourives em Florença, e mais tarde foi o precursor da arquitetura renascentista. Primeiramente começou a trabalhar na arte da escultura.

Em 1401 participou de um concurso de escultores, no entanto seu trabalho ficou empatado com o de Lorenzo Ghiberti (1378-1455), um importante escultor renascentista.

Com o resultado, eles iriam trabalhar juntos, mas Filippo se recusou. Nesse momento, abandonou a arte escultórica, voltando seus esforços para a arquitetura.

Brunelleschi foi mestre do Donatello, um dos mais importantes artistas do Renascimento italiano. Viajaram juntos para Roma com o intuito de estudarem o estilo escultórico e arquitetônico romano, como o método da perspectiva linear.

Brunelleschi faleceu em Florença no dia 15 de abril de 1446.

Filippo Brunelleschi e o Renascimento

O Renascimento foi um movimento artístico e cultural que teve início no século XV na Itália. A cidade de Florença ficou conhecida por ser o “berço do Renascimento”.

Ali foram desenvolvidas as mais importantes obras de arte desse período: artes plásticas, arquitetura, escultura, etc.

Lembre-se que esse movimento marcou o fim da Era medieval e o início da Idade Moderna.

Envolvidos com o espírito do humanismo e do racionalismo, os artistas do Renascimento romperam com a arte medieval, introduzindo novas técnicas e temas.

Na arte renascentista temos como principais características a busca da beleza e da perfeição das formas, inspiradas na cultura greco-romana.

Saiba mais sobre esse período de efervescência artístico-cultural com a leitura dos artigos:

Principais Obras

Filippo BrunelleschiCatedral de Santa Maria del Fiore em Florença, Itália

Embora tenha sido um escultor, foi na arquitetura que Brunelleschi se destacou. A tridimensionalidade, a ilusão de profundidade, a perspectiva cônica e o conceito de ponto de fuga foram explorados pelo artista em suas obras.

Na escultura, destaca-se o crucifixo em madeira que se encontra na Igreja de Santa Maria Novella, Florença. Suas obras arquitetônicas mais relevantes são:

  • A Cúpula da Catedral de Santa Maria del Fiore (Duomo)
  • A Basílica de São Lourenço
  • O Pórtico do Hospital dos Inocentes
  • O Palácio Pitti
  • A Capela Pazzi

Saiba mais sobre a Arquitetura Renascentista.

Daniela Diana
Daniela Diana
Licenciada em Letras pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) em 2008 e Bacharelada em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2014. Amante das letras, artes e culturas, desde 2012 trabalha com produção e gestão de conteúdos on-line.