Estado da Paraíba


O Estado da Paraíba está localizado na região Nordeste do Brasil. A capital é João Pessoa e a sigla PB.

  • Área: 56.469,744 km2
  • Limites: o Estado da Paraíba limita-se ao sul com Pernambuco, a leste com o Ceará, a leste com o oceano Atlântico e ao norte com o Rio Grande do Norte
  • Número de municípios: 223
  • População: 3,9 milhões de habitantes, segundo a estimativa do IBGE para 2015
  • Gentílico: paraibano
  • Principais cidades: João Pessoa

Estado da ParaíbaBandeira do Estado da Paraíba

História

A região que hoje corresponde ao Estado da Paraíba foi alvo de disputas entre europeus franceses e portugueses.

Os franceses ocuparam a região no início do século XVI. Como forma de impedir as investidas, o português João Tavares construiu o Forte São Felipe na foz do rio Paraíba em 1585.

O território foi invadido mais uma vez, agora por holandeses em 1634. Os holandeses permaneceram 20 anos na região e foram expulsos por André Vidal de Negreiros. Na região também foram registrados vários conflitos com indígenas.

Os habitantes do território atuaram diretamente na Revolução Pernambucana (1817). Também no Estado da Paraíba, houve o prelúdio para a Revolução de 1930.

Na ocasião, foi assassinado o governador João Pessoa de Albuquerque. Pessoa era indicado como candidato ao cargo de vice-presidente na chapa da Aliança Liberal, liderada por Getúlio Vargas para a Presidência.

Saiba mais sobre a história da região:

Cidades

João Pessoa

A capital João Pessoa é o principal polo econômico de Pernambuco. A fundação ocorreu em 1585, quando a região foi batizada com o nome de Filipeia de Nossa Senhora das Neves.

João Pessoa é a terceira cidade mais antiga do Brasil. Por ser tão antiga, exibe extenso patrimônio cultural e imaterial.

Entre os atrativos está a Igreja de São Francisco, projetada em 1590 e concluída em 1730. Decorada com azulejos, a fachada é considerada uma das mais bonitas da América Latina.

A cidade também é conhecida pelo Parque Arruda Câmara, conhecido como Parque da Bica. A construção é do século XVIII.

Campina Grande

A cidade foi fundada em 1º e dezembro de 1697. Sua elevação à categoria de cidade ocorreu, contudo, em 11 de outubro de 1864. É um dos mais importantes polos universitários do Brasil, com 17 universidades.

A região metropolitana de Campina Grande é formada por 19 cidades. Campina Grande é, hoje, um dos maiores polos tecnológicos sul-americanos.

Cultura

O calendário de festas da Paraíba é bastante diversificado. Em geral, os eventos reproduzem a influência portuguesa, indígena e africana.

Entre as festas mais conhecidas está a Micaroa, que acontece em João Pessoa. Também merece destaque a Micarande, em Campina Grande. A festa de São João de Campina Grande também é uma das mais conhecidas do País, em junho.

No mês de agosto, ocorre a Festa das Neves, uma quermesse com vaquejadas e música. O evento ocorre há mais de 400 anos.

Leia também:

Aspectos Geográficos

Relevo

O relevo da Paraíba é caracterizado por uma faixa litorânea de baixada. No estado está localizado o Planalto da Borborema, que fica na região central, e o planalto Ocidental, localizado na parte oeste.

Clima

O clima paraibano é tropical, com temperaturas médias de 27º C. As chuvas são irregulares.

Hidrografia

A bacia hidrográfica da Paraíba tem 56,3 mil km2. Os principais rios são o Paraíba, Piancó, Piranhas, Taperoá, Mamanguape, Curimbataú, do Peixe, Camarutaba, Espinharas, Miriri e o Gramame.

Continue a estudar!