Acelere seus estudos para o ENEM: conheça o Toda Matéria+

Exercícios de figuras de linguagem com gabarito

Márcia Fernandes
Márcia Fernandes
Professora de Língua Portuguesa e Literatura

Confira se sabe tudo sobre figuras de linguagem. Faça os exercícios e, no final, confira os comentários que fizemos em cada uma das respostas.

Questão 1

Que figura de linguagem está presente neste diálogo entre mãe e filho:

— Não estou satisfeita com as tuas notas, filho.
— Eu sei, mãe. Não sou bom nessas matérias.

A figura presente é a Litote, a qual é utilizada para suavizar o discurso. Parecida com o Eufemismo, a Litote atenua a ideia por meio de uma negação.

Assim, em vez de a mãe dizer que estava chateada ou decepcionada, disse que não estava satisfeita. Por sua vez, em vez de o filho dizer que é ruim nas matérias, diz que não é bom nelas.

Lembrando que no Eufemismo, o discurso é suavizado, mas sem recorrer à negação. Exemplo: Ele entregou a alma a Deus (em vez de se dizer: Ele morreu).

Ainda com dúvidas? Pergunta ao Ajudante IA do Toda Matéria

Questão 2

Indique as alternativas que apresentam a figura de linguagem personificação, também chamada de prosopopeia.

a) as pedras humilham
b) os confetes festejam
c) os diários contam segredos
d) os copos celebram as alegrias
e) a floresta clama por piedade

Todas as alternativas, porque em todas elas são atribuídas ações humanas (humilham, festejam, contam, celebram, clama) a seres irracionais (pedras, confetes, diários, copos, floresta).

Questão 3

Identifique as figuras de linguagem nas orações abaixo:

a) O Velho Chico ocupa cerca de 8% do território brasileiro.
b) Aquele tum-tum do seu coração aumentava cada vez que se aproximava da pretendente.
c) “Chove chuva, chove sem parar.” (Jorge Ben Jor)
d) A mim me enganou só uma vez.
e) Sou um passarinho com desejo de voar.

a) Antonomásia, porque “Velho Chico” substitui o nome do Rio São Francisco.
b) Onomatopeia, porque “tum-tum imita o batimento cardíaco.
c) Aliteração, porque há a repetição do som consonantal “ch”.
d) Pleonasmo, porque a ideia da primeira pessoa (mim, me) para intensificar o significado da oração.
e) Metáfora, porque me compara a um passarinho em virtude do meu desejo de voar.

Questão 4

Indique a alternativa correta.

a) Antítese e paradoxo são dois nomes para a mesma figura de linguagem, a que utiliza ideias contrárias.
b) Aliteração, paronomásia, assonância e onomatopeia são figuras de sintaxe.
c) As figuras de linguagem são classificadas em: figuras de palavras, figuras de pensamento, figuras morfológicas e figuras de som.
d) Aliteração é a repetição de sons vocálicos.
e) Este é um exemplo de metonímia: “Parece que temos um Pavarotti”.

Alternativa e: Este é um exemplo de metonímia: “Parece que temos um Pavarotti em casa”.

A metonímia é a figura de palavra que substitui uma palavra por outra. Assim, “Pavarotti” substitui o artista por “cantor lírico”. A oração poderia ser escrita da seguinte forma: “Parece que temos um cantor lírico em casa”.

Alguns exemplos de metonímia:

  • parte pelo todo: Até hoje não tem o seu próprio teto (em vez de dizer “Até hoje não tem a sua própria casa);
  • autor pela obra: Li Camões (em vez de dizer “Li as obras escritas por Camões”);
  • marca pelo produto: Preciso comprar Maizena (em vez de dizer “Preciso comprar amido de milho”).

Quanto às alternativas restantes:

a) Antítese e Paradoxo são figuras de linguagem diferentes. Enquanto a antítese utiliza termos com sentidos opostos (Mantêm uma relação de amor e ódio), o paradoxo apresenta ideias - não só termos - com sentidos opostos (“Já estou cheio de me sentir vazio.”, Renato Russo)

b) Aliteração, paronomásia, assonância e onomatopeia são figuras de som ou harmonia (e não figuras de sintaxe).

c) As figuras de linguagem são classificadas em: figuras de palavras, figuras de pensamento, figuras de sintaxe e figuras de som. Não existem figuras morfológicas.

d) Aliteração é a repetição de sons consonantais. A figura de linguagem que consiste na repetição de sons vocálicos é a Assonância.

Questão 5

Quais figuras de sintaxe foram usadas nas orações abaixo?

a) Tudo o que ele disse eu já fiz.
b) Gosto de campo, ele de praia.
c) Na memória, lindas recordações de infância.
d) Fez e refez, leu e releu e deu o trabalho por concluído.
e) Eu quero sair, eu quero passear, eu quero ver gente, eu quero dançar!

a) Hipérbato, porque há uma alteração na ordem direta da oração. A ordem direta seria: Eu já fiz tudo o que ele disse.
b) Zeugma, porque omite a palavra “gosta” para evitar a repetição.
c) Elipse, porque omite uma palavra que é facilmente identificada: Na memória, (tinha) lindas recordações de infância.
d) Polissíndeto, porque utiliza o conectivo “e” repetidamente.
e) Anáfora, porque a oração apresenta repetições regulares; neste caso, “eu quero”.

Questão 6

Qual das orações abaixo apresenta uma perífrase, também chamada de antonomásia?

a) Saia já para fora!
b) Foi salvo pelo melhor amigo do homem.
c) “É o pau, é a pedra, é o fim do caminho” (Tom Jobim)
d) Escreveu, não leu; o pau comeu.
e) Não aguentava mais aquele buá-buá nos meus ouvidos.

Alternativa b: Foi salvo pelo melhor amigo do homem.

A antonomásia, também chamada de Perífrase, é a figura de palavra que substitui uma palavra por outra(s) que a identifique. Neste caso, “o melhor amigo do homem” substitui a palavra “cão”.

As figuras de linguagem presentes nas alternativas restantes são:

a) Pleonasmo;
c) Anáfora;
d) Assonância;
e) Onomatopeia.

Você está indo bem! Não pare os seus estudos por aqui! Assine agora o Toda Matéria Plus e tenha acesso a mais 34 questões para levar o seu conhecimento ao próximo nível!

Questão 7

Indique em quais alternativas foram usadas metáforas e em quais foram usadas comparações.

Conteúdo exclusivo para assinantes Toda Matéria+
Além de mais exercícios, tenha acesso a mais recursos para dar um up nos seus estudos.
Corretor de Redação para o Enem
Exercícios exclusivos
Estude sem publicidade

Continue praticando com:

Para estudar mais:

Figuras de Linguagem - Toda Matéria Ver no YouTube
Márcia Fernandes
Márcia Fernandes
Professora, produz conteúdos educativos desde 2015. Licenciada em Letras pela Universidade Católica de Santos (habilitação para Ensino Fundamental II e Ensino Médio) e formada no Curso de Magistério (habilitação para Educação Infantil e Ensino Fundamental I).