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Exercícios sobre a civilização hebraica (com gabarito respondido)

Lucas Pereira
Lucas Pereira
Professor de História

A civilização hebraica foi uma das mais importantes da Antiguidade, deixando um legado duradouro nas áreas religiosa, cultural e moral. Seu principal marco foi o monoteísmo, a crença em um único Deus, que influenciou profundamente religiões como o judaísmo, o cristianismo e o islamismo.

Nos exercícios a seguir, com gabarito respondido e explicações detalhadas, você poderá revisar os principais acontecimentos da história hebraica — desde os patriarcas e o Êxodo, passando pela monarquia de Saul, Davi e Salomão, até a diáspora e o Muro das Lamentações, símbolos da fé e da resistência desse povo.

Questão 1

Os hebreus desenvolveram uma das civilizações mais influentes da Antiguidade, deixando heranças importantes para o mundo atual. Entre as principais contribuições dessa civilização para a sociedade contemporânea, podemos destacar:

a) O monoteísmo religioso e a tradição judaico-cristã, base para religiões como judaísmo, cristianismo e islamismo.

b) A democracia direta e o conceito de cidadania através de assembleias populares.

c) A escrita cuneiforme e a construção de zigurates como centros religiosos.

d) O conceito de república e de cidadania, fundamentais para o Estado Moderno.

Gabarito explicado

a) Correto. O monoteísmo foi uma das grandes marcas da cultura hebraica e influenciou diretamente algumas das maiores religiões contemporâneas.

b) Incorreto. A democracia direta é um legado grego, não hebraico. Os hebreus tinham uma organização política baseada em líderes religiosos e reis.

c) Incorreto. Essa descrição se refere aos mesopotâmicos, conhecidos pelos zigurates e pela escrita cuneiforme.

d) Incorreto. O conceito de república surgiu em Roma séculos depois.

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Questão 2

"Segundo a Bíblia, após 40 anos no deserto, os hebreus chegaram à Palestina, a Terra Prometida. Conforme suas tradições dividiram-se em doze tribos, número de filhos de um dos antigos patriarcas, Jacó, e eram comandadas pelos juízes. Por volta 1000 a.C., o perigo estrangeiro os obrigou a se unirem sob um governo centralizado, embora persistisse uma divisão entre as tribos de Judá e as tribos de Israel. Saul foi o primeiro rei, seguido por David e por Salomão…"

(FREITAS NETO, José Alves de e TASINAFO, Célio Ricardo. História Geral e do Brasil. São Paulo: Harbra, 2006 p. 38)

Com base no texto, a transição do período dos juízes para o período monárquico entre os hebreus foi motivada principalmente por:

a) A necessidade de unificação política diante das ameaças externas, levando à centralização do poder nas mãos de um rei.

b) A decisão dos sacerdotes de concentrar o poder religioso em Jerusalém, eliminando outros templos e lugares sagrados.

c) O desejo de estabelecer relações comerciais com o Egito, exigindo um representante único para negociações internacionais.

d) A influência cultural mesopotâmica, que impôs aos hebreus a adoção do sistema monárquico como forma de governo.

Gabarito explicado

a) Correto. A monarquia hebraica surgiu para fortalecer o povo diante de ameaças externas, como as dos filisteus, e garantir unidade política sob um único governante.

b) Incorreto. A centralização religiosa só ocorreu mais tarde, com a construção do Templo de Jerusalém por Salomão.

c) Incorreto. O comércio com o Egito não foi a causa da monarquia, mas sim uma consequência posterior da estabilidade política.

d) Incorreto. A monarquia não foi imposta por influência estrangeira, e sim resultado de uma decisão interna dos hebreus para se defenderem e se organizarem.

Questão 3

"Os fatos narrados na Bíblia são considerados sagrados do ponto de vista da religião judaica (Antigo Testamento) e cristã (Antigo e Novo Testamentos). Do ponto de vista histórico, o texto bíblico reúne fatos concretos narrados utilizando uma linguagem sacralizada (...) que realça o divino como determinantes das ações humanas".

(VAIFAS, Ronaldo [et.al]. História: Volume Único. São Paulo: Saraiva, 2014. p.38)

De acordo com o texto, qual é a melhor forma de compreender a Bíblia como documento histórico?

a) Um texto de filosofia antiga que discute questões morais e éticas da humanidade.

b) Um conjunto de narrativas mitológicas sem relação com acontecimentos reais do passado.

c) Um registro arqueológico que documenta descobertas científicas da Antiguidade Oriental.

d) Uma fonte que combina aspectos sagrados e históricos, registrando eventos reais através de uma linguagem religiosa.

Gabarito explicado

a) Incorreto. Embora contenha reflexões morais, a Bíblia é muito mais do que um texto filosófico.

b) Incorreto. Há elementos simbólicos, mas também registros de fatos e tradições históricas, como o reinado de Davi e o Exílio na Babilônia.

c) Incorreto. A Bíblia não é um documento arqueológico, embora seja usada como referência em estudos históricos.

d) Correto. A Bíblia mistura fé e história, servindo como uma fonte importante para entender o contexto político, cultural e religioso do povo hebreu.

Questão 4

"Apesar dos esforços de Salomão, seu reino não sobreviveria após sua morte. O novo rei Roboão só conseguiria governar Judá ao sul, já que as tribos de Israel se desmembraram. Pressionados pelos pequenos Estados em volta e pelos grandes impérios próximos, não havia mais um Estado forte e independente na região."

(Adaptado de: PINSKY, Jaime. As Primeiras Civilizações. São Paulo: Contexto, 2001. p. 90)

A fragmentação política do reino hebreu após a morte de Salomão tornou os hebreus vulneráveis às invasões estrangeiras. Como consequência direta dessa divisão, os hebreus enfrentaram:

a) O Cativeiro da Babilônia, quando Nabucodonosor II conquistou Jerusalém, destruiu o Templo e deportou parte da população hebraica para a Babilônia.

b) A invasão egípcia comandada pelo faraó Ramsés II, que escravizou os hebreus para construção das pirâmides de Gizé.

c) O domínio grego de Alexandre, o Grande, que obrigou os hebreus a abandonarem sua religião monoteísta.

d) A conquista persa liderada por Ciro, o Grande, que deportou toda população hebraica para a Ásia.

Gabarito explicado

a) Correto. A divisão entre os reinos de Israel e Judá facilitou o avanço dos impérios vizinhos e levou, séculos depois, ao exílio de parte dos hebreus na Babilônia sob Nabucodonosor II.

b) Incorreto. O faraó Ramsés II viveu muito antes da época dos reinos de Israel e Judá.

c) Incorreto. A conquista grega ocorreu muito tempo depois e, embora tenha trazido influências culturais, não resultou na destruição do templo ou no exílio.

d) Incorreto. Ciro, o Grande, ao contrário, libertou os hebreus do cativeiro babilônico e permitiu o retorno a Jerusalém.

Questão 5

Desenho da reconstrução do Templo de Salomão. É ilustrado de forma frontal, com colunas e feito de pedras.
Reconstrução do Templo de Salomão (detalhe), segundo François Vatable (1546).

O Templo de Salomão foi construído em Jerusalém e representou um marco fundamental na história do povo hebreu. Observando a imagem do templo, qual era sua principal importância?

a) Servir como palácio real onde os reis hebreus moravam com suas famílias.

b) Funcionar como escola para ensinar a escrita cuneiforme aos jovens hebreus.

c) Centralizar o culto religioso monoteísta, unificando as práticas religiosas e fortalecendo a identidade do povo hebreu.

d) Armazenar os produtos agrícolas coletados como impostos das doze tribos.

Gabarito explicado

a) Incorreto. Os reis hebreus tinham palácios próprios, e o templo não era uma residência, mas um local sagrado de culto a Javé.

b) Incorreto. A escrita cuneiforme pertencia aos mesopotâmicos, enquanto que os hebreus usavam um alfabeto próprio de origem semítica.

c) Correto. O Templo de Salomão simbolizou a união religiosa dos hebreus e a consolidação do monoteísmo em torno do culto a Javé, tornando Jerusalém o centro espiritual do povo.

d) Incorreto. O templo não tinha função econômica de armazenar produtos, mas religiosa e simbólica.

Questão 6

A história do povo hebreu foi marcada por diversos momentos de dispersão territorial. O termo "diáspora" tornou-se central para compreender a trajetória dessa civilização ao longo dos séculos. O que significa a expressão "diáspora hebraica" e qual sua origem histórica?

a) Refere-se à dispersão do povo hebreu para diferentes regiões do mundo, resultando no estabelecimento de comunidades judaicas em diversos territórios.

b) Designa o movimento de migração voluntária dos hebreus para a Babilônia em busca de melhores condições climáticas para agricultura.

c) Indica a peregrinação religiosa anual que os hebreus realizavam até Jerusalém para celebrar as festas sagradas no Templo.

d) Representa a divisão administrativa do território hebreu em doze regiões correspondentes às doze tribos de Israel.

Gabarito explicado

a) Correto. A diáspora refere-se à dispersão dos hebreus após sucessivas dominações estrangeiras, como a babilônica e a romana, levando à formação de comunidades judaicas espalhadas pelo mundo.

b) Incorreto. A ida dos hebreus à Babilônia não ocorreu de forma voluntária, mas sim como resultado de uma conquista militar.

c) Incorreto. As peregrinações religiosas existiam, mas não constituem o fenômeno histórico da diáspora.

d) Incorreto. A divisão em doze tribos é anterior e refere-se à organização política e familiar, não à dispersão do povo.

Questão 7

Muro das Lamentações, em Jerusalém. É possível ver o muro, local sagrado para Judeus, além de pessoas em seu entorno.

O Muro das Lamentações, também conhecido como Muro Ocidental, é um dos locais mais sagrados do judaísmo e atrai milhões de visitantes anualmente. A fotografia mostra pessoas em oração diante desse monumento milenar. O Muro das Lamentações representa um importante legado da civilização hebraica porque:

a) É o único vestígio arquitetônico remanescente do antigo Templo de Jerusalém, simbolizando a resistência e continuidade da fé e identidade judaica através dos séculos.

b) Foi construído pelos hebreus como uma muralha defensiva contra as invasões persas durante o período dos patriarcas.

c) Serve como entrada principal para as pirâmides onde foram sepultados os reis hebreus Saul, David e Salomão.

d) Marca o local exato onde Moisés recebeu as tábuas dos Dez Mandamentos no Monte Sinai.

Gabarito explicado

a) Correto. O Muro das Lamentações é o que restou do Segundo Templo destruído pelos romanos em 70 d.C., e tornou-se símbolo da perseverança e da fé judaica mesmo após séculos de exílio e perseguições.

b) Incorreto. A muralha não tem relação com defesas militares nem foi construída no tempo dos patriarcas.

c) Incorreto. Os hebreus não construíram pirâmides nem sepultaram seus reis nelas.

d) Incorreto. As tábuas da Lei foram recebidas no Monte Sinai, bem distante de Jerusalém, e não têm relação direta com o Muro das Lamentações.

Para mais exercícios: Exercícios sobre a civilização cretense (com gabarito explicado)

Lucas Pereira
Lucas Pereira
Bacharel e Licenciado em História pela Universidade Estadual de Campinas (2013), com mestrado em Ensino de História pela mesma instituição (2020). Atua como professor de História na educação básica e em cursos pré-vestibulares desde 2013. Desde 2016, também desenvolve conteúdos educativos na área de História.