Lixo Domiciliar


O lixo domiciliar, doméstico ou residencial é todo tipo de resíduo gerado pelos habitantes das residências, que podem ser materiais orgânicos (restos de alimentos, madeira, dejetos humanos) ou inorgânicos (as embalagens, os vidros, os papéis).

Lixo e Poluição

Lixo Domiciliar

Lixo é todo material descartado pelo ser humano. Com o aumento dos problemas ambientais o lixo começou a ter um destino e tratamento próprios.

Nesse sentido, vale lembrar que a poluição gerada pelos tipos de lixo tem causado diversos impactos negativos no meio ambiente como a destruição de ecossistemas, diminuição da biodiversidade, contaminação do solo, das águas e do ar.

Saiba mais sobre a Poluição.

Coleta Seletiva e Reciclagem

A coleta seletiva tem sido uma das mais importantes ações para a separação dos diversos tipos de resíduos.

Além disso, a reciclagem (transformação de produtos usados em novos), tem sido uma das saídas para diminuir a quantidade de lixo no mundo.

Vale notar que um processo depende do outro, ou seja, a separação de materiais feito pela coleta é levado aos locais de reciclagem.

Por esse motivo, é muito importante que a população em geral tenha consciência do destino apropriado de cada lixo, o qual é separado por contentores coloridos:

  • Azul: aos papéis e papelões;
  • Verde: aos vidros;
  • Vermelho: para os plásticos;
  • Amarelo: para os metais;
  • Marrom: para os resíduos orgânicos;
  • Preto: para madeiras;
  • Cinza: para materiais não reciclados;
  • Branco: destinado aos lixos hospitalares;
  • Laranja: para resíduos perigosos;
  • Roxo: para resíduos radioativos.

Coleta de Lixo Domiciliar

A coleta de lixo domiciliar é realizada pelo serviço público de limpeza. Postos pelos moradores em sacolas de plástico, os garis recolhem o lixo, os quais são colocados num caminhão que macera todos os produtos para serem levados nos locais denominados de aterros sanitários.

No entanto, os aterros sanitários possuem um tempo de vida útil. Ainda que seja realizada uma preparação do solo, os lixões e os aterros sanitários poluem diretamente o solo, o ar (pela emissão de gases produzidos) e ainda as águas, uma vez que podem atingir os lençóis freáticos (águas subterrâneas).

Por esse motivo, é extremamente importante que as pessoas separem os resíduos, visto que muitos materiais demoram anos, décadas ou séculos para se decomporem no solo, por exemplo, plásticos, vidros, alumínio, etc.

Uma dica importante que pode ser realizado em qualquer residência é a separação dos resíduos recicláveis para serem levados aos contentores da coleta seletiva. Para facilitar, os produtos consumidos e que podem ser reciclados geralmente apresentam o símbolo da reciclagem.

Lixo DomiciliarSímbolo Internacional da Reciclagem

Vale lembrar que diversos resíduos possuem um destino específico e nem sempre é fácil encontrar esses depósitos, como matérias eletrônicos, radioativos, hospitalares, dentre outros.

Muitas empresas que oferecem esses produtos ou serviços possuem locais específicos para o destino de resíduos, por exemplo, as empresas de produtos eletrônicos que recebem o material usado para ser reciclado. Uma atitude simples como essa, diminui consideravelmente o lixo no mundo, evitando assim, o desperdício.

Tipos de Lixo

Dependendo do tipo de material descartado, há diversos tipos de lixo, a saber: