Lixo Nuclear


O lixo nuclear, lixo radioativo ou lixo atômico é aquele produzido sobretudo pelas usinas nucleares. Elas produzem energia elétrica através de materiais radioativos, donde o principal elemento é o urânio.

No entanto, os elementos radioativos são também utilizados nas áreas da medicina, agricultura, engenharia, dentre outros.

O contato com esses resíduos pode levar o surgimento de diversas doenças, o câncer por exemplo, e no pior dos casos levar à morte.

Lixo NuclearSímbolo do Lixo Nuclear

Além do urânio, outros elementos radioativos que merecem destaque são: o plutônio, césio, estrôncio, iodo e o criptônio.

Energia Nuclear

A energia nuclear é produzida pelo processo denominado de fissão nuclear, com a divisão do átomo dos elementos radioativos.

Ainda que seja considerada uma fonte de energia limpa pois não emitem gases que aceleram o processo do efeito estufa, existe a possibilidade de ocorrer um acidente.

Os acidentes nucleares, causados sobretudo por falta de manutenção nas usinas nucleares, são os mais perigosos uma vez que liberam elementos radioativos (altamente tóxicos) os quais comprometem seu entorno.

O mais famoso acidente numa Usina Nuclear foi o Acidente de Chernobyl, que ocorreu na Ucrânia em 1986.

Lixo NuclearCentral Nuclear de Chernobyl, 14 de março de 2012

No Brasil, o maior acidente nuclear ocorreu na cidade de Goiânia em 1987 e ficou conhecido como Acidente com o Césio-137. Esse episódio que levou à morte e contaminação de muitas pessoas que viviam na região, foi gerado pela liberação de radiação proveniente de um aparelho de radioterapia que estava abandonado.

Destino e Descarte do Lixo Nuclear

Dependendo da classificação do resíduo radioativo (alta radioatividade, média radioatividade e baixa radioatividade), ele possui um destino próprio.

Assim, os de nível médio e baixo são guardados em grandes depósitos que podem ser provisórios ou permanentes.

Por sua vez, o lixo nuclear que possui alta radioatividade é empilhado e armazenado numa piscina de resfriamento cercada por materiais como o aço, o chumbo e o concreto.

Embora tenham um destino próprio segundo a legislação, esses materiais são altamente tóxicos, e dessa maneira, esses locais de descarte não são totalmente seguros.

Locais que foram atingidos pela poluição nuclear são impróprios para habitação, sendo que esses resíduos pode levar de cinco a dez décadas para se dissiparem.

Tipos de Lixo

Além do lixo nuclear, dependendo da natureza do resíduos existem diversos tipos de lixo, dos quais se destacam:

Amplie seus conhecimentos, com a leitura dos artigos: