Lixo Comercial


O lixo comercial são os resíduos provenientes do comércio e serviços, ou seja, pelo terceiro setor. São produzidos em diversos estabelecimentos os quais são geradores de grandes quantidades de lixo como os bancos, restaurantes, bares, supermercados, lojas, hotéis, escritórios, dentre outros.

É composto de diversos tipos de resíduos desde embalagens de plásticos, papelões, papéis e restos de alimentos.

O Que é Lixo?

Lixo Comercial

Antes de mais nada devemos atentar ao conceito de lixo, que contempla os diversos tipos de resíduos e/ou materiais produzidos pelo homem os quais são descartados. Dependendo de sua natureza, eles são classificados de diversas maneiras.

Coleta Seletiva e Poluição

Todos esses materiais se lançados em locais inapropriados geram diversos impactos negativos no meio ambiente como a destruição dos ecossistemas, perda da biodiversidade e ainda, a contaminação do solo, das águas e do ar.

Portanto, a coleta seletiva, com a separação dos materiais reciclados, pode ser uma boa alternativa para minimizar esses impactos. Veja abaixo as cores dos contentores de lixo da coleta seletiva:

  • Azul: aos papéis e papelões;
  • Verde: aos vidros;
  • Vermelho: para os plásticos;
  • Amarelo: para os metais;
  • Marrom: para os resíduos orgânicos;
  • Preto: para madeiras;
  • Cinza: para materiais não reciclados;
  • Branco: destinado aos lixos hospitalares;
  • Laranja: para resíduos perigosos;
  • Roxo: para resíduos radioativos.

Tipos de Lixo

Além do lixo comercial, há diversos tipos de lixo, a saber:

Lixo Público e Lixo Industrial

O chamado lixo público é aquele proveniente da limpeza dos locais públicos e depositado nas lixeiras pelos próprios cidadãos, sendo composto de materiais variados como papéis, plásticos, folhas, galhos, móveis, terra, entulhos, dentre outros.

Já o lixo industrial é produzido pelo segundo setor, ou seja, pelas indústrias. Assim, dependendo da atividade desenvolvida, podem ser: produtos químicos, gases, óleos, metais, borracha, tecidos, madeira, cinzas, vidros, plásticos, papéis, dentre outros.

Coleta e Reciclagem do Lixo Comercial

Diversos estabelecimentos já contam com contentores diferentes que recebem um tipo de material específico: orgânico (papéis usados, restos de comida, dejetos humanos) e inorgânicos (papéis, vidro, plástico, alumínio, dentre outros).

Assim, é possível concluir a postura ética e responsável de cada local. No entanto, muitos ainda não fazem a separação de materiais, o que gera diversos impactos ambientais.

Muitos empresas e comércios com atitudes sustentáveis apostam na separação e reciclagem do lixo, visto o aumento considerável de poluição no mundo. De tal modo, o lixo é separado e levado aos locais específicos, sejam os aterros sanitários ou os postos de coleta seletiva.

Outros tipos de ações levam a diminuição da produção de lixo, por exemplo, utilização de canecas, evitando o uso excessivo de copos de plástico.