Machu Picchu


O Machu Picchu, também chamado de “Cidade Perdida dos Incas”, é um sítio arqueológico localizado no Peru. Esse imenso santuário é considerado um dos locais mais enigmáticos da América Latina.

Em 1983, foi declarado pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade. Já em 2007, ele foi eleito uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno.

Machu Picchu

Hoje, as ruínas deste grande símbolo do Império Inca encantam visitantes do mundo inteiro. Trata-se do local mais visitado do Peru e um dos mais visitados na América Latina.

A partir de sua construção, podemos vislumbrar as técnicas, a engenharia e os conhecimentos arquitetônico e tecnológico do Império Inca.

Onde fica o Machu Picchu?

Machu PicchuLocalização do Machu Picchu

O Machu Picchu está situado na Cordilheira dos Andes, no topo de uma montanha a 2430 metros acima do nível do mar. Está localizado no vale do rio Urubamba, perto de Cusco, Peru, a antiga capital do Império Inca.

História

O Machu Picchu foi construído em meados do século XV a pedido do nono imperador Inca Pachacutéc. Sua construção, em grande parte, foi feita com pedras.

Como o povo inca possuía uma grande religiosidade, acredita-se que foi construído num local tão alto para ficarem próximos aos deuses.

Com a expansão do império inca, viu-se a necessidade de construir outro local, que aos poucos foi se tornando um dos mais importantes centros urbanos dessa civilização.

A cidade era constituída de casas, praças, santuários, templos, cemitérios e aquedutos. Além disso, possuía locais (terraços em degraus) para o desenvolvimento da agricultura. Vale lembrar que eles também criavam animais, sendo a lhama o mais popular do local.

Machu PicchuTerraços em degraus no Machu Picchu

Entretanto, há controvérsias em relação à sua utilização, uma vez que alguns historiadores acreditam que o local servia para a realização de diversos cultos.

Com a chegada dos espanhóis no continente americano, a cidade permaneceu intacta pois o local era de difícil acesso. Sendo assim, registros apontam que o Machu Picchu não foi encontrado pelos colonizadores.

Mas vale ressaltar que a civilização Inca que habitava outros locais foi dizimada pelos conquistadores.

Somente em 1911 que o local foi redescoberto pelo explorador estadunidense Hiram Bingham (1875-1956).

Saiba mais sobre os Incas.

Trilha Inca

Machu PicchuPessoas fazendo a trilha Inca

A "trilha ou caminho Inca" designa um grande caminho construído pelo povo inca com o intuito de defesa e também para comercialização de produtos.

Ela abrange diversos países da América do Sul: Argentina, Chile, Peru, Bolívia, Colômbia e Equador. Todo o caminho levava à Cusco, a capital do Império.

Formado por estradas e diversos túneis que foram construídos nas rochas, a trilha ligava todo o império por cerca de 30 mil quilômetros. Dada sua importância histórica, o caminho foi incluído pela Unesco na lista de patrimônio mundial.

Hoje em dia, muitos viajantes preferem conhecer o local através da trilha que pode demorar cerca de 2 a 5 dias. A viagem varia de 20 a 45 Km. A trilha inca clássica é a mais famosa e leva 4 dias.

Curiosidades sobre o Machu Picchu

Machu PicchuRelógio de Sol no Machu Picchu

  • Na língua quéchua, “Machu Picchu” significa “ velha montanha”.
  • Estudos apontam que a civilização escolheu a pedra como elemento principal de construção, porque ela era considerada sagrada para eles.
  • Um dos elementos mais emblemáticos da cidade sagrada é o relógio de sol (Intihuatana). Feito de pedra, ele está localizado no ponto mais alto da cidade.
  • Além do caráter sagrado da região, os incas escolheram o local pela altitude, pois era mais apropriado para estudos astronômicos.
  • No total, a cidade perdida dos Incas tem 530 metros de comprimento e 200 metros de largura.
  • Hoje em dia, os visitantes podem ver praticamente 30% de sua estrutura original.

Saiba mais sobre o Patrimônio Histórico e as As Sete Maravilhas do Mundo Moderno.