Como usar o verbo modal might?

Carla Muniz
Carla Muniz
Professora licenciada em Letras

Might é um modal verb (verbo modal) cujo significado pode variar de acordo com a frase onde ele é aplicado. Por vezes, tem o sentido de dever ou poder.

Exemplos:

  • They might have told me. (Eles devem ter me contado.)
  • I might not like the movie. (Eu posso não gostar do filme.)

No entanto, as frases com might também podem ser traduzidas com o auxílio de outras palavras e locuções como, por exemplo, "pode ser que", "talvez" e "é provável que".

Exemplos:

  • He might know my father. (Pode ser que ele conheça o meu pai.)
  • She might arrive late. (Talvez ela chegue atrasada.)
  • You might like my new house. (É provável que você goste da minha casa nova.)

Assim, conforme acontece com todos os verbos modais, o might exerce a função de verbo auxiliar, acompanha um verbo principal e influencia o seu sentido.

Observe como ficaria a primeira frase sem a influência do sentido do verbo modal: não haveria nenhuma indicação de possibilidade.

They have told me. (Eles me contaram.)

They might have told me. (Eles devem ter me contado.)

Quando usar o verbo might?

Might é utilizado para indicar a ideia de possibilidade, permissão, dedução, pedido ou sugestão. Confira alguns exemplos de frases com might.

  • It might rain tomorrow. (Deve chover amanhã.) – Possibilidade
  • Might I borrow your calculator?(Posso pegar sua calculadora emprestada?) – Permissão
  • He might call me later. (Ele deve me ligar mais tarde.) – Dedução
  • Might we have something to drink? (Podemos beber algo?) – Pedido
  • You might consider taking English classes. (Você deveria considerar fazer aulas de inglês.) – Sugestão

Como usar o verbo might?

O verbo might pode ser utilizado em frases afirmativas, negativas e interrogativas.

Confira a tabela abaixo com a conjugação.

AFFIRMATIVE NEGATIVE INTERROGATIVE

I might study

I might not/mightn't study

Might I study?
You might study You might not/mightn't study Might you study?
He/she/it might study He/she/it might not/mightn't study Might he/she/it study?
We might study We might not/mightn't study Might we study?
You might study You might not/mightn't study Might you study?
They might study They might not/mightn't study Might they study?

IMPORTANTE

  • O might é a forma utilizada para todas as pessoas verbais, incluindo he/she/it. A regra do Simple Present que requer o acréscimo do –s em flexões de terceira pessoa do singular não é aplicada aqui porque os verbos modais não são flexionados.
  • Em frases negativas, podemos utilizar might not ou a forma contraída mightn't. As duas possibilidades têm o mesmo significado.
  • Para seguir a estrutura de formação de perguntas em inglês, o verbo might deve ser posicionado antes do sujeito sempre que a frase for interrogativa.
  • Sempre que indicar tempo presente ou futuro, esse verbo principal deve ser utilizado no infinitivo sem o to. Exemplo: She might arrive late. (Ela deve chegar atrasada.) - to arrive (chegar) é o verbo principal.
  • Ao indicar tempo passado, o modal might é acompanhado do verbo have + particípio passado do verbo principal. Exemplo: She might have arrived late. (Ela deve ter chegado atrasada.) - arrived é o particípio passado de to arrive (chegar).

Diferença entre may e might

Confira os casos que costumam causar mais dúvidas e saiba quando usar may ou might.

Possibilidade no presente e no futuro

May é usado quando existe uma maior possibilidade de que o fato referido aconteça.

Might é utilizado quando a possibilidade de determinada coisa acontecer é menor; quando a situação é hipotética; baseada em especulação.

Exemplos:

  • I may go to the beach tomorrow. (Eu devo ir à praia amanhã.)
  • If Bob and Michael hurry, they might arrive on time. (Se o Bob e o Michael se apressarem, eles deverão chegar na hora.)

Observe que na história em quadrinhos abaixo, Charlie Brown utiliza os verbos modais may e might.

may might
Tradução: "Dizem que pode nevar novamente hoje à noite." "Achei que talvez você pudesse querer estar preparado."

Na primeira frase, quando diz They say it may snow again tonight. (Dizem que pode nevar novamente hoje à noite.), Charlie Brown usa o verbo may, pois existe uma maior possibilidade de que a questão referida (a hipótese de nevar) ocorra. Ele pode saber de alguma previsão do tempo, por exemplo.

Já na segunda frase, quando diz I just thought you might like to be prepared. (Achei que talvez você pudesse querer estar preparado.), ele usa o verbo might, pois a possibilidade de que a situação hipotética se torne real é reduzida. Ou seja, ele acha que o amigo pode querer estar preparado para quando a neve cair (se cair!), mas essa ideia é apenas uma suposição.

Possibilidade no passado

O verbo modal might também pode ser usado como passado de may.

Por isso, se você identificar que o tempo verbal de uma frase está flexionado no passado, é recomendado o uso de might, e não de may.

Exemplos:

  • She might have come earlier, but I wasn’t here yet. (Ela deve ter vindo mais cedo, mas eu ainda não estava aqui.)
  • That decision might have offended many people. (Aquela decisão deve ter ofendido muita gente.)

Apesar de essa distinção ser uma recomendação em diversas gramáticas da língua inglesa, a verdade é que ela raramente é aplicada no uso corrente do inglês.

Por isso, não seria motivo de espanto encontrar as frases acima escritas da seguinte maneira:

  • She may have come earlier, but I wasn’t here yet. (Ela deve ter vindo mais cedo, mas eu ainda não estava aqui.)
  • That decision may have offended many people. (Aquela decisão deve ter ofendido muita gente.)

Permissão formal e informal

Ao solicitar permissão em uma situação de maior formalidade, é mais comum o uso de might.

Exemplos:

  • May I come in, Jeff? (Posso entrar, Jeff?) - INFORMAL
  • Might I take part in the meeting? (Posso participar da reunião?) - FORMAL

Vídeo sobre o verbo might

Assista o vídeo e veja um resumo sobre o uso de might.

Diferença Entre May e Might Ver no YouTube

Exercícios sobre o verbo might

Faça os exercícios abaixo para consolidar o que você aprendeu sobre o uso de might.

I. She told me she ______________ come, but she wasn’t sure.

a) may
b) might

Resposta correta: b) might

Apesar de ambas as opções serem usadas para expressar possibilidade, might indica uma incerteza maior.

O trecho but she wasn’t sure (mas ela não tinha certeza), mostra que a possibilidade de determinada situação acontecer é menor.

Veja como fica a frase preenchida:

She told me she might come, but she wasn’t sure. (Ela me disse que devia vir, mas que não tinha a certeza.)

II. Indique qual das opções indica o mesmo que a frase abaixo.

It’s possible that they don’t study here any longer.

a) They mightn’t study here any longer.
b) They can’t study here any longer.

Alternativa correta: They mightn’t study here any longer.

A frase It’s possible that they don’t study here any longer. (É possível que eles já não estudem mais aqui.) indica a possibilidade de os sujeitos da frase não estudarem mais em determinado lugar.

Mightn’t é a forma negativa de might, verbo modal usado para indicar possibilidade, geralmente traduzido como “não deve”.

Can’t é a forma negativa de can, verbo modal usado para indicar a capacidade/habilidade que alguém tem de fazer algo, geralmente traduzido como “não pode” ou “não consegue”.

Veja o significado da opção correta:

They mightn’t study here any longer. (Eles não devem estudar mais aqui.)

III. Reescreva a frase abaixo usando o verbo modal might.

It’s possible that they forget to phone her.

Resposta correta: They might forget to phone her.

Para formar frases na afirmativa com might, usamos o verbo principal no infinitivo sem o to.

O verbo principal da frase é to forget (esquecer).

Como might, por si só, já indica possibilidade, podemos eliminar o trecho It’s possible that (é possível que).

Assim, basta posicionar o might após o sujeito they (eles) e antes do verbo principal no infinitivo sem o to (forget).

They might forget to phone her. (Eles devem esquecer de ligar para ela.)

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Carla Muniz
Carla Muniz
Professora, lexicógrafa, tradutora, produtora de conteúdos e revisora. Licenciada em Letras (Português, Inglês e Literaturas) pelas Faculdades Integradas Simonsen, em 2002 e formada em 1999 no Curso de Magistério (habilitação para lecionar na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I).