Verbos auxiliares em inglês

Carla Muniz
Carla Muniz
Professora licenciada em Letras

Como o próprio nome já diz, os auxiliary verbs (verbos auxiliares em inglês) são verbos que têm a função de auxiliar outro verbo, o verbo principal, em uma oração.

Na língua inglesa, os verbos auxiliares são divididos em duas classes: verbos modais e verbos auxiliares.

Verbos modais

Os verbos modais influenciam o sentido do verbo principal. Eles sempre acrescentam algo ao significado, geralmente dando a ideia de permissão, obrigação, possibilidade, etc.

Alguns dos principais verbos modais são:

  • Can
  • Could
  • May
  • Might
  • Should
  • Ought to

Exemplos:

  • John can play the piano very well. (Ele pode/consegue tocar piano muito bem) - CAPACIDADE; HABILIDADE
  • Could I talk to the president of the company? (Eu poderia falar com o presidente da empresa?) - PERMISSÃO
  • May I play outside, mom? (Posso brincar lá fora, mãe?) - PEDIDO
  • She might be tired. (Ela deve estar cansada.) - POSSIBILIDADE
  • You should pay attention to the teacher. (Você deveria prestar atenção na professora.) - CONSELHO

No primeiro exemplo, o verbo modal can dá um sentido de capacidade ao verbo principal to play (tocar), deixando claro que John sabe/consegue/tem habilidade para tocar piano.

Verbos auxiliares

Os verbos auxiliares não modificam o sentido do verbo principal.

Confira quais são os verbos auxiliares mais usados e saiba mais sobre a função de cada um deles nas frases.

Verbo to be

To be significa ser ou estar. Esse verbo tanto pode ser um verbo principal quanto um verbo auxiliar.

Enquanto verbo auxiliar, o verbo to be acompanha outro verbo, podendo aparecer no presente, no passado ou no futuro, sob as formas afirmativa, negativa e interrogativa.

Enquanto verbo principal, o verbo to be não precisa de nenhum outro verbo para ajudar a frase a fazer sentido e/ou a estar gramaticalmente correta.

Exemplos:

  • She is happy. (Ela está feliz.) > is: verbo to be com função de verbo principal;
  • She is working. (Ela está trabalhando.) > is: verbo to be com função de verbo auxiliar; working: verbo to work com função de verbo principal.

O verbo auxiliar to be pode ser utilizado com frases no presente (is, am e are), no passado (was e were) e no futuro (acompanhado de going to).

Is é usado com os pronomes pessoais he (ele), she (ela) e it (pronome pessoal utilizado para fazer referência a animais, coisas e objetos).

Am é usado com I (eu) e are é usado com you (você), we (nós) e they (eles).

Was e were são os correspondentes usados no passado:

  • am > was; (exceto em frases condicionais)
  • is > was;
  • are > were

Confira os exemplos abaixo:

Exemplos:

  • I am working in New York. (Estou trabalhando em Nova York.)
  • He is doing his homework. (Ele está fazendo o trabalho de casa dele.)
  • The cake was made by my uncle. (O bolo foi feito pelo meu tio.)
  • Was she studying when you arrived? (Ela estava estudando quando você chegou?)
  • They were not happy. (Eles não estavam felizes.)
  • Are you going to travel in July? (Você viajará em julho?)
  • He is not going to stay home on Friday. (Ele não ficará em casa na sexta-feira.)

Verbo to do

Como a maioria dos verbos auxiliares, o auxiliar to do não tem um significado próprio. Ele apenas se une ao verbo principal para formar frases e o seu significado depende sempre do verbo principal.

To do possui duas flexões de presente (do e does) e uma flexão de passado (did).

Do é utilizado com os pronomes pessoais I (eu), you (você), we (nós) e they (eles). Does é usado com he (ele), she (ela) e it (pronome pessoal usado para fazer referência a animais, coisas e objetos).

Did é utilizado com todos os pronomes pessoais.

Tanto do quando does costumam ser utilizados em frases interrogativas e negativas. Em frases negativas, é possível usar as formas contraídas:

  • Do + not = don’t
  • Does + not = doesn’t

Veja alguns exemplos.

Exemplos:

  • Do you have a car? (Você tem carro?)
  • Does she play the guitar? (Ela toca violão?)
  • We do not want to eat pasta. (Nós não queremos comer massa.)
  • He doesn’t like chocolate. (Ele não gosta de chocolate.)
  • Did he go to the concert?” “Yes, he did.” (“Ele foi ao show?” “Sim, foi.”)
  • She did not call her aunt on her birthday. (Ela não telefonou para a tia no dia do aniversário dela.)
  • Does she like sports?” “Yes, she does.” (“Ela gosta de esportes?” “Sim, ela gosta.”)

OBSERVAÇÃO: em frases afirmativas, do e does só aparecem como verbos auxiliares nas respostas curtas.

Verbo to have

To have significa ter. Esse verbo auxiliar pode ser usado em frases no presente e no passado.

Em frases no presente, usamos a flexão has com os pronomes pessoais he (ele), she (ela), it (pronome pessoal utilizado para fazer referência a animais, coisas e objetos) e a flexão have com os pronomes pessoais I (eu), you (você), we (nós) e they (eles).

Em frases no passado, usa-se a flexão had com todos os pronomes pessoais, ou seja, não há uma forma específica para he, she, e it.

Em frases negativas, podemos usar as formas contraídas:

  • Has + not = hasn’t
  • Have + not = haven’t
  • Had + not = hadn't

Observe as frases abaixo e aprenda como usar o auxiliar to have.

Exemplos:

  • Have you traveled to Russia? (Você viajou para a Rússia?)
  • Has she gone to her parent’s house? (Ela foi para a casa dos pais dela?)
  • It hadn’t happened before. (Isso não tinha acontecido antes.)
  • She hadn’t shown up this week. (Ela não tinha aparecido essa semana.)
  • He has visited his grandparents. (Ele visitou os avós dele.)
  • We have already been to London. (Nós já estivemos em Londres.)
  • They haven’t payed their bills yet. (Eles ainda não pagaram as contas deles.)

Vídeo

Assista o vídeo abaixo e aprenda uma importante dica sobre o uso dos verbos auxiliares.

Verbos auxiliares em inglês: como nunca mais errar Ver no YouTube

Veja também:

Exercises

Faça os exercícios abaixo para praticar tudo o que você aprendeu sobre sobre os auxiliary verbs.

1. Complete the sentences with the correct form of the auxiliary verb to do:

a) _______ she have a dog when she was a kid?

Did she have a dog when she was a kid?


b) He _________ not like tea. He prefers coffee.

He doesn't/does not like tea. He prefers coffee.


c) “_________ you have a brother?” “Yes, I ______. His name is Doug”

“Do you have a brother?” “Yes, I do. His name is Doug”

d) They __________ study German. They study Spanish.

They don't/do not study German. They study Spanish.


e) She __________ have a bike, but her father will give her one.

She doesn't/does not have a bike, but her father will give her one.

2. Complete the sentences with the correct form of the auxiliary verb to be:

a) Julia ____________ washing the dishes when we arrived.

Julia was washing the dishes when we arrived.


b) ____________ you talking to James when I rang the bell?

Were you talking to James when I rang the bell?


c) The baby _____________ crying now because he is hungry.

The baby is crying now because he is hungry.


d) The girls ____________ rehearsing at the moment.

The girls are rehearsing at the moment.

e) I __________ studying now.

I am studying now.

3. Complete the sentences with the correct form of the auxiliary verb to have:

a) ___________ you ever been to Asia?

Have you ever been to Asia?


b) ___________ he traveled with his sister?

Has he traveled with his sister?


c) If we ____________ made so many mistakes, the director wouldn’t be mad at us.

If we hadn't/ had not made so many mistakes, the director wouldn’t be mad at us.


d) I ________ already dreamed about it.

I have already dreamed about it.


e) She ______________ met my mother and my father.

She has met my mother and my father.

Carla Muniz
Carla Muniz
Professora, lexicógrafa, tradutora, produtora de conteúdos e revisora. Licenciada em Letras (Português, Inglês e Literaturas) pelas Faculdades Integradas Simonsen, em 2002 e formada em 1999 no Curso de Magistério (habilitação para lecionar na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I).