O que são seres vivos?

Carolina Batista
Carolina Batista
Professora de Química

Seres vivos são organismos que reúnem características indispensáveis que permitem distingui-los dos seres não vivos.

Por exemplo, podemos dizer que uma planta é um ser vivo, pois apresenta propriedades como crescimento, reprodução e organização celular. Essas características não são observadas em um ser que não possui vida, como o Sol.

Seres vivos e não vivos

Costumamos ouvir que os seres vivos são aqueles que nascem, crescem, se reproduzem e morrem. Entretanto, esses organismos apresentam outras características que, em conjunto, permitem a sua existência e vida.

Os ecossistemas terrestres são formados por fatores bióticos, ou seja, as comunidades vivas e fatores abióticos, que correspondem aos não elementos não vivos. Nesse contexto, os seres vivos necessitam dos seres não vivos para sobreviver. Por exemplo, seres vivos, como uma árvore e uma flor, necessitam de seres não vivos, como água, solo e Sol para existir.

Confira alguns exemplos de seres vivos e seres não vivos.

Seres vivos Seres não vivos

Seres produtores (algas e plantas)

Água
Seres consumidores (herbívoros e carnívoros) Ar
Seres decompositores (fungos e bactérias) Solo

Uma das características mais marcantes é a presença de células em na estrutura dos seres vivos. Todos os seres vivos, com exceção dos vírus, são constituídos por células, seja apenas uma (seres unicelulares) ou mais células (seres pluricelulares).

Saiba mais sobre os seres vivos e não vivos.

E os vírus?

Enquanto alguns estudiosos classificam os vírus apenas como partículas infecciosas, muitos pesquisadores os colocam no grupo de seres vivos por apresentarem material genético, serem capazes de se reproduzir e sofrerem alterações que representam uma evolução.

Características dos seres vivos

As características gerais dos seres vivos permitem diferenciá-los dos seres não vivos. Esse conjunto de propriedades permitem definir o que chamamos de vida. Confira algumas características a seguir.

Organização celular

A célula pode ser definida como a unidade fundamental dos seres vivos. Trata-se de uma estrutura altamente organizada que desempenha funções vitais em seu interior. As células podem ser de dois tipos: eucarióticas e procarióticas.

As células eucarióticas formam os organismos eucarióticos, como fungos, plantas e animais. São estruturas mais complexas que as células procarióticas que constituem os seres procariontes, como as bactérias.

Metabolismo

Os seres vivos apresentam reações químicas no interior das células para regular a energia e os materiais necessários para suprir suas necessidades.

Esses processos bioquímicos podem ser divididos em anabolismo, que agrupa as reações de síntese e construção, e catabolismo, que reúne as reações de quebra ou degradação.

Crescimento

Os seres vivos crescem e se desenvolvem, seja pelo aumento do volume das células (hipertrofia) ou multiplicação celular (hiperplasia).

Nos seres vivos podemos observar o crescimento individual, de acordo com as características de cada espécie. Para isso, genética, hormônios, nutrição e metabolismo são alguns dos fatores relacionados.

Reprodução

Os seres vivos são capazes aumentar o número de espécies através da reprodução. Os novos indivíduos podem ser gerados a partir da reprodução sexuada, pela união dos gametas masculinos e femininos, ou por reprodução assexuada, que tem como exemplos bipartição, brotamento e esporulação.

Outras características importantes são a nutrição, pois todos os seres vivos precisam de alimento para sobreviver e processamento de energia, já que uma fonte de energia é fundamental para que realizem suas atividades.

Para saber mais sobre essas características e conhecer outras, leia características dos seres vivos.

Exercícios sobre seres vivos

Questão 1

O que é um ser vivo?

Resposta: Um ser vivo é um organismo que apresenta características fundamentais que são utilizadas para marcar o fator vida e assim diferenciá-lo de um ser não vivo.

Questão 2

Cite pelo menos três características importantes que os seres vivos apresentam.

Resposta: Crescimento, reprodução e organização celular.

Questão 3

Do que são constituídos os seres vivos?

Resposta: Os seres vivos apresentam a célula como menor unidade, pois podem ser formados apenas por uma célula (unicelulares) ou mais (pluricelulares).

A única exceção são os vírus, organismos acelulares considerados por muitos estudiosos como seres vivos, por compartilharem de algumas características.

Questão 4

Cite 5 exemplos para seres vivos e 5 exemplos para seres não vivos.

Resposta:

Seres vivos: Animais, fungos, plantas, algas e bactérias.

Seres não vivos: Neve, rocha, água, ar e fogo.

Adquira mais conhecimento com os conteúdos:

Atualizado em
Carolina Batista
Carolina Batista
Técnica em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (2011) e Bacharelada em Química Tecnológica e Industrial pela Universidade Federal de Alagoas (2018).