Preconceito linguístico: como fazer uma redação com o tema

Márcia Fernandes

Já imaginou pegar na prova do Enem e descobrir que praticou o tema proposto na redação?

Pensando especialmente em você, hoje vamos falar sobre um tema que pode cair no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e, assim, te preparar para fazer uma redação com tranquilidade, a caminho da nota 1000!

1º passo: reflita sobre o que é "preconceito linguístico"

tirinha do chico bento
A linguagem caipira é alvo de preconceito linguístico

O primeiro passo do caminho para o sucesso de uma redação é refletir sobre o que você sabe sobre o problema apresentado.

Nas redações dissertativas-argumentativas você se depara com um problema, desenvolve as suas ideias a respeito dele e, no fim, tem que apresentar uma solução. Então, vamos lá:

Preconceito linguístico é a discriminação existente entre os falantes de um mesmo idioma, onde não há o respeito pelas variações linguísticas, como sotaques, regionalismos, dialetos, gírias e demais diferenças da fala de determinado grupo.”

(Retirado do site significados.com.br)

Esse tipo de preconceito está enraizado em questões culturais e sociais, além do que, alguns falantes não reconhecem o caráter dinâmico da língua, que evolui ao longo do tempo.

Acrescente, ainda, o julgamento depreciativo dos usos - tal como regionalismos - por não constarem na gramática normativa.

No Brasil, o preconceito linguístico está bastante presente, principalmente em decorrência da dimensão do nosso país. Assim, infelizmente é comum ouvir habitantes das capitais zombarem da forma como habitantes do interior falam.

É muito importante ler e estar por dentro de temas da atualidade e, assim, reduzir o risco de ter que produzir um texto de um assunto do qual você é totalmente alheio.

De qualquer forma, se você for pego de surpresa, pode consultar os textos motivadores que constam na prova do Enem. Eles têm a função de ambientar os participantes em relação ao tema da redação e costumam, inclusive, apresentar dados que podem ser úteis na sua produção textual. No entanto, é preciso ter atenção: em hipótese alguma esses textos podem ser copiados, sob pena de você tirar nota zero.

Confira abaixo alguns exemplos de textos motivadores.

Textos motivadores da prova de redação do Enem 2018

2º passo: estruture o seu texto

pessoa escrevendo em prancheta

O sucesso de uma boa redação depende do seu planejamento, por isso, faça um esquema com o problema que será abordado no texto, com os pontos que irá desenvolver e com a solução que irá apresentar.

Veja a estrutura de um texto dissertativo-argumentativo:

  • Introdução (um parágrafo é suficiente): apresentação do problema;
  • Desenvolvimento (dois parágrafos, geralmente, é o ideal): reflexão sobre o problema, exposição de dados e de exemplos.
  • Conclusão (um parágrafo, geralmente, é suficiente): solução para o problema, na sequência do que foi exposto nos parágrafos anteriores.

3º passo: escreva a sua redação

pessoa com ideia para escrever

Texto estruturado, é hora de escrever. Lembre-se que a redação deve ser escrita na modalidade formal, com um vocabulário adequado para a situação.

Coesão e coerência são chaves de ouro para o êxito de um texto. Com eles, a leitura flui e o leitor fica convencido que as suas ideias fazem sentido.

Como a redação é a oportunidade de o participante do Enem mostrar a sua bagagem cultural e o seu conhecimento em várias áreas, é interessante que o texto inclua estudiosos. Mencione o que eles pensaram ou escreveram sobre determinado assunto e acrescente citações.

Quer ficar craque nesse assunto? Leia mais textos relacionados com a redação do Enem:

4º passo: reveja o que escreveu

revisão

Esse momento é essencial para você corrigir qualquer coisa que tenha passado despercebida: acentos, pontos, erros de regência, entre tantos outros.

No dia da prova, mesmo depois de passar o rascunho para a folha da redação, faça uma última leitura para garantir que está tudo como você gostaria.

Temos certeza de que estes textos podem te ajudar mais ainda:

Caiu no Enem!

Confira aqui o que caiu na redação do Enem 2017 e um texto que conseguiu a tão sonhada nota 1000.

textos motivadores

Proposta de redação

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Desafio para a formação educacional de surdos no Brasil”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

redação nota 1000 enem 2017
A redação de Mariana Camelier Mascarenhas recebeu nota 1000

Gostou? Veja como fazer redações sobre mais temas:

Márcia Fernandes
Márcia Fernandes
Professora, pesquisadora, produtora e gestora de conteúdos on-line. Licenciada em Letras pela Universidade Católica de Santos.