Questões sobre o Império Bizantino (com gabarito explicado)

Ligia Lemos de Castro
Ligia Lemos de Castro
Professora de História

Questões sobre o Império Bizantino, criadas conforme as diretrizes da BNCC. Encontre as respostas de todas as questões no gabarito explicado.

Questão 1

O ano de 395 marcou a divisão do Império Romano entre Império Romano do Ocidente e Império Romano do Oriente, este último também chamado de Império Bizantino. Sobre o Império Bizantino, é correto afirmar que:

A) Teve curta duração, sofrendo o ataque das mesmas populações germânicas que deram fim ao Império Romano do Ocidente, menos de um século depois de sua fundação.

B) Sua capital era a cidade de Constantinopla, fundada pelo imperador Constantino em 330.

C) Sua economia sofria pela localização distante das principais rotas comerciais marítimas.

D) Foi simbólico da unidade da cristandade ocidental, que se manteve coesa durante todo o Império.

Gabarito explicado

Resposta correta: Alternativa B - O Império Bizantino tinha como capital a cidade de Constantinopla, fundada em 330 pelo imperador romano Constantino.

O império durou onze séculos, tendo resistido a diversas invasões até sua queda, em 1453. Sua prosperidade econômica devia-se a sua posição privilegiada, entre a Europa e a Ásia, sendo a principal rota comercial entre o Oriente e o Ocidente.

A religião era marca fundamental do Império Bizantino, que desenvolveu um cristianismo separado do romano, que passou a ser chamado de ortodoxo após o Grande Cisma.

Questão 2

Justiniano foi um dos principais imperadores bizantinos, tendo governado entre 527 e 565. As afirmativas abaixo apresentam os principais legados de Justiniano, exceto a alternativa:

A) A construção da igreja de Santa Sofia, entre 532 e 537.

B) A expansão das fronteiras do Império Bizantino, incluindo a reconquista de territórios que antes haviam pertencido ao Império Romano do Ocidente.

C) A organização do corpo de leis chamado de Código Justiniano, que daria base ao Direito moderno.

D) O combate à expansão islâmica, que resultou em uma série de conflitos durante seu reinado.

Gabarito explicado

Resposta correta: Alternativa D - Dentre os legados de Justiniano destacam-se a construção da igreja de Santa Sofia, a organização do Código Justiniano e a expansão do Império Bizantino. A expansão islâmica ocorreu a partir de 632 sendo, portanto, posterior ao governo de Justiniano.

Questão 3

Sobre o Grande Cisma ou Cisma do Oriente, é correto afirmar que:

A) Deu origem ao chamado Reformismo Protestante, tendo a figura de Martinho Lutero como seu principal líder.

B) Reafirmou a figura do papa como a única liderança de toda a cristandade.

C) Marca a divisão do cristianismo entre Igreja Católica Apostólica Romana (Ocidente) e Igreja Católica Ortodoxa (Oriente) em 1054.

D) Pôs fim às intenções dos imperadores bizantinos em interferir nas decisões da igreja.

Gabarito explicado

Resposta correta: Alternativa C - Grande Cisma ou Cisma do Oriente é o nome dado à separação entre a Igreja Católica Apostólica Romana (Ocidente) e Igreja Católica Ortodoxa (Oriente) ocorrida em 1054.

Tal divisão é resultante de uma série de divergências teológicas e de comando da Igreja, incluindo a interferência do imperador bizantino e o poder do Papa. O Reformismo Protestante surgiu na Europa muito tempo depois, no século XVI.

Questão 4

No Império Bizantino, Cesaropapismo era o nome dado:

A) À subordinação da Igreja ao Estado, sendo o imperador bizantino considerado chefe da Igreja.

B) Ao entendimento de que o imperador (César) deveria reconhecer o poder do papa romano.

C) Ao processo de eleição de um novo papa, que devia obedecer a alternância de comando entre Oriente e Ocidente.

D) À subordinação da Igreja Ortodoxa ao clero da Igreja Católica Apostólica Romana.

Gabarito explicado

Resposta correta: Alternativa A - Dá-se o nome de Cesaropapismo o processo de subordinação da Igreja ao Estado característico do Império Bizantino. O imperador unificava, assim, o poder político e religioso, sendo considerado chefe da Igreja.

O Cesaropapismo foi um dos motivadores para o Cisma do Oriente, uma vez que os bizantinos não reconheciam a autoridade do papa romano.

Questão 5

O fim do Império Bizantino ocorreu em 1453 e foi resultado:

A) Da Queda de Constantinopla, após a conquista pelos turcos-otomanos liderados pelo sultão Maomé II.

B) Da reorganização do Império Romano, que reuniu as partes ocidental e oriental após séculos de invasões germânicas.

C) Da expansão marítima europeia, que provocou a decadência da rota comercial marítima controlada pelos bizantinos a partir do século XIII.

D) Do processo de degradação do Mar Negro, impossibilitando a passagem de navios para o Mar Mediterrâneo.

Gabarito explicado

Resposta correta: Alternativa A - Após onze séculos e um processo de decadência a partir do século XI, o Império Bizantino chegou ao fim em 1453, após a conquista pelos turcos-otomanos, pondo fim a um histórico de conflitos entre bizantinos e islâmicos iniciado no século VII.

Aprofunde os seus estudos sobre o Império Bizantino.

Para mais exercícios:

Ligia Lemos de Castro
Ligia Lemos de Castro
Professora de História formada pela Universidade Federal de São Paulo. Especialista em Docência na Educação à Distância pela Universidade Federal de São Carlos. Leciona História para turmas do Ensino Fundamental II desde 2017.