Status Social


Na Sociologia, o “Status Social” é um conceito que define a posição social do indivíduo na estrutura da sociedade. De tal modo, quanto maior ascensão social, maior será o “status social” (posição, posto, prestígio) do indivíduo.

Segundo a classe social, podemos pensar que a classe alta (maior renda e elevada qualidade de vida) possui maior status social em relação àqueles que compõem a classe baixa (baixa renda e qualidade de vida inferior).

Além da classe social, outros fatores envolvem o conceito de “status social”, por exemplo, o sexo, a faixa etária, a raça, os laços de parentescos, dentre outros.

Feito essa observação, uma pessoa que possui elevado status social significa que é muito conhecida, respeitada e influente nos círculos que frequenta.

No entanto, para exemplificar que o status social pode estar relacionado com pessoas de classes mais desfavorecidas, pensemos num traficante que exerce grande poder no local que atua, sendo muito respeitado e, portanto, possui um elevado grau de “status social” dentro daquele grupo social.

Muito comum é associarmos o termo somente em sua dimensão econômica, no entanto, e como exemplificado acima, o status social pode abranger aspectos políticos, culturais, intelectuais, dentre outros.

Para saber mais: Classe Social e Grupos Sociais

Classificação

De acordo com a origem do status social, ele é classificado de duas maneiras:

  • Adquirido: esse tipo de status é recebido de forma alheia a nosso desejo, por exemplo, os herdeiros de uma família nobre que adquire o status social, por pertencer a tal grupo distinto.
  • Atribuído: nesse caso, o status é atribuído ao indivíduo de acordo com suas escolhas e esforços na vida, por exemplo, um empresário.

Papel Social e Status Social

Embora representem conceitos distintos, o “papel social” e o “status social” estão intimamente relacionados na medida em que cada indivíduo da sociedade desempenha um papel social, ou seja, uma função que está inserida na estrutura social das diversas culturas, que por sua vez, determinará seu status ou posição social dentro daquele grupo.

Em outras palavras, o papel social está relacionado ao comportamento dos indivíduos de um grupo que ocupa certa posição social e exerce seus direitos e deveres em função dos valores sociais da sociedade.