Tipos de Democracia

Juliana Bezerra

Democracia é um regime político onde o poder vem do povo e para o povo será exercido.

Contudo, nem sempre foi assim. Na Idade Moderna, na Europa, acreditava-se que o poder vinha de Deus e era dado ao soberano para que este governasse o país.

Igualmente, há quem acredite que o poder venha das armas e desempenhado por aquele que tiver o maior número de armamentos.

Origem da democracia

A democracia surgiu na cidade-estado de Atenas. Ali todos os cidadãos poderiam ir à praça e discutir os problemas da cidade. Depois, votariam na solução que os parecesse melhor.

Em Atenas eram considerados cidadãos apenas homens nascidos na cidade e que eram livres. Portanto, estavam excluídas as mulheres, os escravos e os estrangeiros.

Tipos de democracia

O conceito de democracia mudou ao longo do tempo e das necessidades humanas.

De acordo com a maneira que os cidadãos se manifestam sobre as questões políticas, hoje existem basicamente dois tipos de democracia.

Democracia direta

Na democracia direta, os cidadãos opinam diretamente naqueles assuntos que dizem respeito à sociedade. Podem fazê-los através de voto secreto ou simplesmente, levantando as mãos.

Atualmente, nenhum país possui o sistema de democracia direta propriamente dita. O único Estado que se aproximaria desta concepção seria a Suíça.

Democracia indireta ou representativa

No sistema de democracia indireta ou representativa, os cidadãos são chamados a escolher representantes para as câmeras legislativas sejam elas em nível municipal, estadual ou nacional (federal).

Desta forma, estes legisladores vão debater e decidir em nome do cidadão nos parlamentos competentes. A maioria dos países democráticos utiliza este sistema.

Significado de democracia

A palavra democracia vem do grego onde "demo" significa povo e "krátos", poder.

Desta maneira teríamos o poder exercido pelo povo.

Atualmente, mais que o significado literal, a palavra "democracia" ganhou a conotação de tudo aquilo que é acessível a todos. Quando dizemos, por exemplo, "democracia racial" queremos afirmar que todas as raças teriam o mesmo direito à todas as oportunidades.

A palavra "democracia" também se emprega quando as decisões foram tomadas por maioria. Portanto, uma "decisão democrática" significa que foi posta de acordo após uma votação onde a maioria das pessoas escolheu determinada solução.

Conceito de democracia

A democracia é definida como um regime político onde os cidadãos podem participar das decisões do governo, eleger seus representantes, expressar suas opiniões, dentre outras características.

Para um regime ser considerado democrático é preciso que a cidadania seja limitada somente pela idade. Não será possível negar a cidadania a um indivíduo pela sua religião, sexo, condição social, raça, etc.

Igualmente é preciso garantir a liberdade de expressão. Todo cidadão deve ter a garantia que poderá falar ou discutir assuntos políticos sem sofrer censura.

Por fim, as próprias eleições devem ocorrer em um ambiente livre, onde ninguém se sinta obrigado a votar em determinado candidato.

Temos mais textos para você:

Juliana Bezerra
Juliana Bezerra
Bacharelada e Licenciada em História, pela PUC-RJ. Especialista em Relações Internacionais, pelo Unilasalle-RJ. Mestre em História da América Latina e União Europeia pela Universidade de Alcalá, Espanha.