Aceleração


A aceleração é um conceito muito importante na física, na medida em que determina a quantidade de movimento de um corpo.

Em outras palavras, a aceleração é uma grandeza que indica como a variação da velocidade de um corpo ao longo do tempo, chamado assim de movimento uniformemente variado.

Dessa maneira, quando há aumento da velocidade (velocidade crescente) há aceleração (movimento uniformemente acelerado) e, por outro lado, a diminuição de velocidade (velocidade decrescente) indica um movimento uniformemente retardado.

Note que, a aceleração trata-se de uma grandeza vetorial, visto que possui módulo (intensidade), direção (leste, oeste, norte, sul) e sentido (para direita, para a esquerda). No Sistema Internacional (SI) a aceleração é medida em m/s2.

Saiba mais:

Aceleração Escalar Média

A Aceleração Escalar Média (am) representa a variação da velocidade em determinado tempo e consequentemente da aceleração adquirida por esse corpo, expressa pela fórmula:

am= Δv / Δt

Donde,

Δv: variação da velocidade (ΔV = V – V0)
Δt: variação do tempo (Δt = T – T0)

Importante destacar que no Sistema Internacional de Unidades (SI), a unidade de medida da velocidade é o metro por segundo (m/s) enquanto que o tempo é expresso em segundos (s). Por esse motivo, a unidade de aceleração média no SI é m/s2.

Acelerar um corpo é variar sua velocidade num determinado período de tempo. Dessa forma, de acordo com a variação do tempo (Δt) na trajetória, se o movimento descrito for uniformemente retardado (M.U.R.), a velocidade adquirida no intervalo do tempo será menor que a velocidade inicial (V

Por sua vez, se o movimento descrito for uniformemente acelerado (M.U.A.), a velocidade adquirida será maior que a velocidade inicial (V>V0) e consequentemente, a aceleração será maior que zero (a>0).

Além da variação do tempo durante a trajetória do corpo, outros conceitos importantes para o estudo da aceleração são o “repouso” e a “distância”, sendo que o repouso designa um corpo imóvel, em descanso e, portanto, sem velocidade (V=0) e sem aceleração (a=0).

Por sua vez, a distância é a medida, sempre positiva, existente entre o ponto inicial, ou seja, o início da trajetória, até seu ponto final.

Em outras palavras, a distância entre dois pontos (inicial e final) corresponde a medida do comprimento do segmento de reta que os conectam.

Aceleração Escalar Instantânea

Diferentemente da Aceleração Escalar Média, a Aceleração Escalar Instantânea descreve a aceleração de um corpo em determinado instante.

Leia também: