Movimento Uniforme

Rosimar Gouveia

Na física, o movimento uniforme (MU) representa o deslocamento de um corpo a partir de determinado referencial , sob velocidade constante.

Dessa forma, o movimento uniforme ocorre quando um corpo percorre distância iguais em intervalos de tempos iguais.

Por exemplo, um carro que percorre uma trajetória (São Paulo-Rio de Janeiro) com velocidade constante de 120 km/h.

Movimento Retilíneo Uniforme

Note que no movimento uniforme (MU) a trajetória percorrido pelo corpo pode ter diversas formas (reta, circular, curvilínea, etc.), desde que o corpo permaneça com velocidade constante.

No movimento retilíneo uniforme (MRU) o corpo está sob velocidade constante, contudo, a trajetória percorrida pelo corpo é em linha reta, por isso, o nome retilíneo.

Leia também Movimento Retilíneo Uniformemente Variado.

Equação Horária do Movimento Uniforme

Podemos encontrar a posição de um corpo que apresenta movimento uniforme, através da sua equação horária. Esta equação indica a posição do corpo em função do tempo. Assim:

s igual a s com 0 subscrito mais v t

Sendo

s: posição do corpo em um determinado tempo (m)
s0: posição inicial do movimento (m)
v: velocidade (m/s)
t: intervalo de tempo (s)

No movimento uniforme a velocidade média terá o mesmo valor da velocidade em cada instante (velocidade instantânea), pois seu valor é sempre igual. Assim, temos:

v igual a v com m subscrito igual a numerador incremento s sobre denominador t fim da fração

Sendo

v: velocidade do movimento uniforme (m/s)
vm: velocidade média (m/s)
Δs: deslocamento (posição final - posição inicial) (m)
t: intervalo de tempo (s)

Gráficos do movimento uniforme

A função horária do movimento uniforme é uma função do 1º grau. Desta forma, seu gráfico será uma reta cuja inclinação será igual ao valor da velocidade.

Podemos ainda, representar o gráfico da velocidade em função do tempo. Este gráfico será o da função constante, pois a velocidade apresenta o mesmo valor ao longo do tempo.

Gráfico do movimento uniforme

Em um gráfico da velocidade em função do tempo a área da figura abaixo da curva representa a distância percorrida no movimento. Essa propriedade simplifica o cálculo da distância a partir do gráfico da velocidade.

Veja também

Movimento Uniformemente Variado

Quando a velocidade de um corpo variar com o decorrer do tempo, este movimento deixa de ser uniforme e passa a ser variado.

Se essa variação ocorrer de forma uniforme ao longo do tempo, isto é, com aceleração constante, o movimento passa a ser chamado de uniformemente variado.Podendo ser acelerado ou retardado.

Exercício

Um ônibus, que se desloca de Santos a São Paulo, está no quilômetro 15 da rodovia e percorre todo trajeto numa velocidade constante de 90 km/h. Calcule a posição que ele estará após 3 horas de viagem percorrida sem variação de velocidade.

De acordo com a equação horária do movimento uniforme:

s = s0+vt
s = 15 + 90 . 3
s = 15 + 270
s = 285

Logo, a posição que ele estará após 3 horas de viagem será no km 285.

Rosimar Gouveia
Rosimar Gouveia
Bacharelada em Meteorologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 1992, Licenciada em Matemática pela Universidade Federal Fluminense (UFF)em 2006 e Pós-Graduada em Ensino de Física pela Universidade Cruzeiro do Sul em 2011.