Movimento Uniforme


Na física, o movimento uniforme (MU) designa a trajetória de um corpo a partir de determinado referencial, sob velocidade e aceleração constantes.

Dessa forma, o movimento uniforme caracteriza o movimento constante cujo distância percorrida pelo corpo apresenta intervalos de tempos iguais.

Por exemplo, um carro que percorre uma trajetória (São Paulo-Rio de Janeiro) com velocidade constante de 120km/h.

Movimento Uniformemente Variado

A partir do exemplo acima, vale ressaltar que se a velocidade do carro aumentar com o decorrer do tempo, dizemos que seu movimento é acelerado.

Por outro lado, se a velocidade do corpo diminui com o passar do tempo, o movimento descrito pelo carro é considerado retardado.

Nesse caso onde há variação da velocidade e sua aceleração é constante, o movimento é chamado de uniformemente variado (MUV).

Movimento Retilíneo Uniforme

Note que no movimento uniforme (MU) o trajeto percorrido pelo corpo pode ser realizado em diversas formas (circular, curvilíneo, etc.), desde que o corpo permaneça com velocidade constante.

No movimento retilíneo uniforme (MRU) o corpo está sob velocidade constante, contudo, a trajetória percorrida pelo corpo é baseada numa linha reta, por isso, o nome retilíneo.

Leia também Movimento Retilíneo Uniformemente Variado.

Equação Horária do Movimento Uniforme

Para calcular o movimento uniforme de um corpo, ou seja, o valor da posição para determinado intervalo de tempo em função de sua velocidade, basta utilizar a fórmula da velocidade média (Vm).

O movimento uniforme determina a deslocação de em velocidade constante (sem variação de velocidade). Portanto, a velocidade instantânea desse corpo será idêntica a sua velocidade média.

Vm = ΔS (Sfinal-Sinicial) / ΔT (Tfinal-Tinicial)

Donde,

ΔS: intervalo de deslocamento (espaço) – posição final menos a posição inicial
ΔT: intervalo de tempo – tempo final menos o tempo inicial

A partir disso, isola-se o ΔS de modo que apenas a posição varia com o tempo, e tem-se a equação horária do movimento uniforme:

Sfinal-Sinicial=Vm. ΔT (Tfinal-Tinicial)

Sfinal= Sinicial+Vm. ΔT(Tfinal-Tinicial)

Veja também Movimento Circular e Fórmulas de Física.

Exercício

Um ônibus, que se desloca de Santos a São Paulo, está no quilômetro 15 da rodovia e percorre todo trajeto numa velocidade constante de 90Km/h. Calcule a posição que ele estará após 3 horas de viagem percorrida sem variação de velocidade.

De acordo com a equação horária do movimento uniforme:

Sfinal= Sinicial+Vm. ΔT
Sfinal=15+90.3
Sfinal=15+270
Sfinal= 285

Logo, a posição que ele estará após 3 horas de viagem será no km 285.