Movimento Uniforme

Rosimar Gouveia
Rosimar Gouveia
Professora de Matemática e Física

Na física, o movimento uniforme (MU) representa o deslocamento de um corpo a partir de determinado referencial , sob velocidade constante.

Dessa forma, o movimento uniforme ocorre quando um corpo percorre distância iguais em intervalos de tempos iguais.

Por exemplo, um carro que percorre uma trajetória (São Paulo-Rio de Janeiro) com velocidade constante de 120 km/h.

Movimento Retilíneo Uniforme

Note que no movimento uniforme (MU) a trajetória percorrido pelo corpo pode ter diversas formas (reta, circular, curvilínea, etc.), desde que o corpo permaneça com velocidade constante.

No movimento retilíneo uniforme (MRU) o corpo está sob velocidade constante, contudo, a trajetória percorrida pelo corpo é em linha reta, por isso, o nome retilíneo.

Leia também Movimento Retilíneo Uniformemente Variado.

Equação Horária do Movimento Uniforme

Podemos encontrar a posição de um corpo que apresenta movimento uniforme, através da sua equação horária. Esta equação indica a posição do corpo em função do tempo. Assim:

s igual a s com 0 subscrito mais v t

Sendo

s: posição do corpo em um determinado tempo (m)
s0: posição inicial do movimento (m)
v: velocidade (m/s)
t: intervalo de tempo (s)

No movimento uniforme a velocidade média terá o mesmo valor da velocidade em cada instante (velocidade instantânea), pois seu valor é sempre igual. Assim, temos:

v igual a v com m subscrito igual a numerador incremento s sobre denominador t fim da fração

Sendo

v: velocidade do movimento uniforme (m/s)
vm: velocidade média (m/s)
Δs: deslocamento (posição final - posição inicial) (m)
t: intervalo de tempo (s)

Veja também: Exercícios sobre velocidade média

Gráficos do movimento uniforme

A função horária do movimento uniforme é uma função do 1º grau. Desta forma, seu gráfico será uma reta cuja inclinação será igual ao valor da velocidade.

Podemos ainda, representar o gráfico da velocidade em função do tempo. Este gráfico será o da função constante, pois a velocidade apresenta o mesmo valor ao longo do tempo.

Gráfico do movimento uniforme

Em um gráfico da velocidade em função do tempo a área da figura abaixo da curva representa a distância percorrida no movimento. Essa propriedade simplifica o cálculo da distância a partir do gráfico da velocidade.

Veja também:

Movimento Uniformemente Variado

Quando a velocidade de um corpo variar com o decorrer do tempo, este movimento deixa de ser uniforme e passa a ser variado.

Se essa variação ocorrer de forma uniforme ao longo do tempo, isto é, com aceleração constante, o movimento passa a ser chamado de uniformemente variado.Podendo ser acelerado ou retardado.

Exercício

Um ônibus, que se desloca de Santos a São Paulo, está no quilômetro 15 da rodovia e percorre todo trajeto numa velocidade constante de 90 km/h. Calcule a posição que ele estará após 3 horas de viagem percorrida sem variação de velocidade.

De acordo com a equação horária do movimento uniforme:

s = s0+vt
s = 15 + 90 . 3
s = 15 + 270
s = 285

Logo, a posição que ele estará após 3 horas de viagem será no km 285.

Confira o vídeo sobre movimento uniforme em nosso canal:

O Que É MOVIMENTO UNIFORME | Resumo Ver no YouTube

Você também pode se interessar por:

Rosimar Gouveia
Rosimar Gouveia
Bacharel em Meteorologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 1992, Licenciada em Matemática pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2006 e Pós-Graduada em Ensino de Física pela Universidade Cruzeiro do Sul em 2011.