Movimento Progressivo e Movimento Retrógrado

Rafael Asth
Rafael Asth
Professor de Matemática e Física

Movimento Progressivo ou Retrógrado são formas de classificar um movimento de acordo com seu sentido e a orientação de sua trajetória. Se o sentido do movimento e a orientação da trajetória são iguais, o movimento é progressivo, caso contrário é retrógrado.

Dizer que um corpo se movimentou significa que sua posição foi alterada em relação a um referencial, e essa alteração pode ser de afastamento ou aproximação, por isto é comum determinar um sentido (positivo ou negativo) para a trajetória.

A trajetória é o caminho que o móvel percorre, podendo ser ou não retilíneo. Esta trajetória é orientada, ou seja, possui um sentido positivo que é o sentido crescente das posições.

Movimento Progressivo

Categoria de movimento onde o sentido é igual à orientação positiva da trajetória. Ou seja, quando o móvel avança para “o mesmo lado”.

Movimento progressivo

Movimento Retrógrado

Categoria de movimento onde o sentido é contrário à orientação positiva da trajetória. Ou seja, quando avança para “o lado oposto”.

Movimento retrógrado

Exemplo de movimento progressivo e retrógrado

Um ônibus sai da cidade A em direção a cidade B. É adotado a orientação positiva de A para B. Isto significa que os espaços aumentam e avançam de A para B.

Na situação onde o ônibus vai da cidade A para B, o sentido do movimento é igual ao da trajetória, sendo progressivo.

Na situação onde o ônibus volta da cidade B para A, o sentido do movimento é oposto ao da trajetória, sendo retrógrado.

A velocidade nos movimentos progressivo e retrógrado

O sinal da velocidade (positivo ou negativo) determina a categoria do movimento, progressivo com a velocidade positiva (V > 0), e retrógrado com a velocidade negativa (V < 0).

Na prática a velocidade não pode ser negativa, seu sinal apenas denota o sentido do movimento, contrário a orientação da trajetória (“móvel voltando”).

Movimento uniforme, uniformemente variado e progressivo e retrógrado

O movimento é uniforme (MU) quando a velocidade é constante (aceleração zero), resultando em percorrer espaços de mesma distância no mesmo tempo.

O movimento é uniformemente variado (MUV) quando sua velocidade é varia, muda, resultando em percorrer espaços maiores ou menores a cada unidade de tempo. O quanto avança a cada instante, é padronizado pela aceleração que é constante (velocidade variável e aceleração constante).

A classificação entre progressivo e retrógrado não se relaciona ao fato do movimento ser uniforme, uniformemente variado ou qualquer outro, pois não está relacionado a aceleração e sim ao sentido do movimento e a orientação da trajetória.

Veja mais sobre:

Rafael Asth
Rafael Asth
Professor Licenciado em Matemática e pós-graduado em Ensino da Matemática e Física (Fundamental II e Médio), com formação em Magistério (Fundamental I). Engenheiro Mecânico pela UERJ, produtor e revisor de conteúdos educacionais.