As Sete Maravilhas do Mundo Antigo

Juliana Bezerra

As 7 Maravilhas do Mundo Antigo representam os sete monumentos considerados mais importantes e belos segundo sua história e arquitetura. Eles foram escolhidos pelos gregos na antiguidade.

Pirâmides do Egito

As Sete Maravilhas do Mundo Antigo

As Pirâmides do Egito, localizadas na Necrópole de Gizé, são túmulos de pedra construídos durante o período antigo, próximo a cidade do Cairo, no Egito. Foram erigidos para abrigar os corpos dos reis do Egito Antigo, os faraós.

Ainda que sejam 123 pirâmides construídas, três delas merecem destaque: Quéops, Quéfren e Miquerinos. Além das pirâmides, a Esfinge de Gizé também faz parte da necrópole. É uma representação gigante de um ser com corpo de leão e uma cabeça humana com turbante real. Está voltada para o sentido do sol nascente.

Dentre as sete maravilhas do mundo antigo, somente as pirâmides sobreviveram com o passar do tempo.

Saiba tudo sobre as pirâmides do Egito.

Jardins Suspensos da Babilônia

As Sete Maravilhas do Mundo Antigo

Reunião de alguns montes artificiais construídos na cidade da Babilônia (atual Iraque), à margem do rio Eufrates, em pedido do Rei Nabucodonosor II que governou entre 605 e 562 a.C., e que supostamente o construiu para uma mulher amada. Reza a lenda que sua mulher nascida em terras montanhosas, sentia muitas saudades de casa e do relevo montanhoso.

Até hoje não foi comprovada sua existência. Alguns historiadores acreditam que se trata de um local mítico, o qual fora mencionado em alguns textos antigos. Os jardins suspensos da Babilônia são descritos como um palácio, com grandes terraços e com um belo jardim oriental, formado por fontes e diversas plantas.

Estátua de Zeus em Olímpia

As Sete Maravilhas do Mundo Antigo

Durante o período da Grécia antiga foi erigida uma estátua na cidade de Olímpia para o senhor dos deuses e dos homens que habitava o Monte Olimpo: Zeus.

Construída pelo escultor grego Fídias por volta de 430 a.C., a estátua no templo de Zeus, possuía cerca de 15 metros de altura sendo formada por materiais nobres como o ouro, marfim e mármore.

A estátua de Zeus foi considerada o monumento mais belo, perfeito e importante para os gregos na antiguidade. Foi destruída após um terremoto que ocorreu supostamente no século XIII.

Colosso de Rodes

As Sete Maravilhas do Mundo Antigo

Imensa Estátua do Deus grego do Sol, Hélio, construída entre 292 a.C. e 280 a.C. pelo escultor grego Carés de Lindos, na Ásia Menor mais precisamente na ilha de Rodes (Grécia), no mar Egeu. A estátua foi feita de bronze, possuía cerca de 30 metros de altura e pesava 70 toneladas.

Estava posicionada na entrada do porto, e, portanto, quem entrava na cidade via sua imponente figura. A estátua tinha uma perna posicionada em cada margem e em sua mão direita segurava uma tocha para guiar os barcos durante a noite. Foi destruída por um terremoto que atingiu o local, tendo sobrevivido cerca de meio século.

Templo de Diana

As Sete Maravilhas do Mundo Antigo

Também conhecido como o "Templo de Ártemis" em Éfeso (atual Turquia), é considerado o maior templo da antiguidade. Esse templo majestoso foi erigido no ano de 550 a.C. em nome da deusa romana da lua, da caça e da castidade Diana (Deusa grega Ártemis).

No entanto, ele foi destruído em 356 a.C. por Heróstrato que tinha o objetivo de ser lembrado como o incendiário do templo. Com 91 metros de comprimento por 45 metros de largura aproximadamente, ele foi construído em mármore.

Mausoléu de Halicarnasso

As Sete Maravilhas do Mundo Antigo

Grande túmulo construído no ano de 353 a.C. para o Rei Persa chamado Mausolo. Foi desenhada pelos arquitetos Sátiro e Pítis e os escultores Briáxis, Escopas de Paros, Leocarés e Timóteo.

O mausoléu, com cerca de 45 metros de altura, foi construído em mármore, bronze e ouro na cidade de Halicarnasso (atual Turquia). Atualmente, ele se encontra em ruínas visto que fora afetado por diversos terremotos.

Farol de Alexandria

As Sete Maravilhas do Mundo Antigo

Construído pelo arquiteto grego Sóstrato de Cnido, por volta de 250 a.C. o Farol de Alexandria está localizado na Ilha de Faro em Alexandria, no Egito. Feito de mármore, possuía cerca de 150 metros de altura e servia de auxílio para as embarcações.

Agora que você já conhece as sete maravilhas do mundo antigo, veja quais são As Sete Maravilhas do Mundo Moderno.

Juliana Bezerra
Juliana Bezerra
Bacharelada e Licenciada em História, pela PUC-RJ. Especialista em Relações Internacionais, pelo Unilasalle-RJ. Mestre em História da América Latina e União Europeia pela Universidade de Alcalá, Espanha.