Concordância Verbal

Márcia Fernandes
Márcia Fernandes
Professora licenciada em Letras

Concordância verbal é a relação estabelecida de forma harmônica entre sujeito e verbo. Isso quer dizer que quando o sujeito está no singular, o verbo também deve estar; quando o sujeito estiver no plural, o verbo também estará.

Exemplos:

  • Eu adoro quando as flores desabrocham na Primavera.
  • Elas adoram quando as flores desabrocham na Primavera.
  • Cristina e Eva entraram no hospital.

Parece simples, mas há várias situações que provocam dúvidas não só nos alunos, mas em qualquer falante da língua portuguesa. Vamos a elas!

Regras de concordância verbal

1. Concordância com sujeito coletivo

Quando o sujeito é coletivo, o verbo fica sempre no singular. Exemplos:

  • A multidão ultrapassou o limite.
  • O elenco era muito competente.

Por outro lado, se o coletivo estiver especificado, o verbo pode ser conjugado no singular ou no plural. Exemplos:

  • A multidão de fãs ultrapassou o limite.
  • A multidão de fãs ultrapassaram o limite.

2. Concordância com coletivos partitivos

O verbo pode ser usado no singular ou no plural em coletivos partitivos, tais como "a maioria de", "a maior parte de", "grande número de". Exemplos:

  • Grande número dos presentes se retirou.
  • Grande número dos presentes se retiraram.

3. Concordância com as expressões "mais de", "menos de", "cerca de"

Nas expressões "mais de", "menos de", "cerca de", o verbo concorda com o numeral. Exemplos:

  • Mais de uma mulher quis trocar as mercadorias.
  • Mais de duas pessoas chegaram antes do horário.

Nos casos em que “mais de” é repetido, indicando reciprocidade, o verbo vai para o plural. Exemplos:

  • Mais de uma professora se abraçaram.
  • Mais de um funcionário se ajudaram.

4. Concordância com nomes próprios

Com nomes próprios, a concordância deve ser feita considerando a presença ou não de artigos. Exemplos:

  • Os Estados Unidos influenciam o mundo.
  • Estados Unidos influencia o mundo.

5. Concordância com pronome relativo "que"

O verbo deve concordar com o antecedente do pronome “que”. Exemplos:

  • Fui eu que levei.
  • Foste tu que levaste.
  • Foi ele que levou.

6. Concordância com pronome relativo "quem"

O verbo pode ser conjugado na terceira pessoa do singular ou pode concordar com o antecedente do pronome "quem". Exemplos:

  • Fui eu quem afirmou.
  • Fui eu quem afirmei.

7. Concordância com expressão "um dos que"

Com a expressão "um dos que", o verbo pode ser conjugado no singular ou no plural. Exemplos:

  • Ele foi um dos que mais contribuiu.
  • Ele foi um dos que mais contribuíram.

8. Concordância com sujeitos formados por sinônimos

Na concordância com sujeitos formados por sinônimos, o verbo pode: ir para o plural, ficar no singular ou concordar com o núcleo mais próximo. Exemplos:

  • Preguiça e lentidão destacaram aquela gerência.
  • Preguiça e lentidão destacou aquela gerência.

9. Concordância com sujeito formado por palavras em graduação e enumeração

Na concordância com sujeito formado por palavras em graduação e enumeração, o verbo pode flexionar para o plural ou pode concordar com o núcleo mais próximo. Exemplos:

  • Um mês, um ano, uma década de poder não supriu a saúde.
  • Um mês, um ano, uma década de poder não supriram a saúde.

10. Concordância com sujeito formado por pessoas gramaticais diferentes

Na concordância com sujeito formado por pessoas gramaticais diferentes, o verbo vai para o plural e concorda com a pessoa, por ordem de prioridade. Exemplos:

  • Eu, tu e Cássio só chegaremos ao fim da noite.
    (eu, 1.ª pessoa + tu, 2.ª pessoa + ele, 3.ª pessoa), ou seja, a 1.ª pessoa do singular tem prioridade e, no plural, ela equivale a nós, ou seja, "nós chegaremos".
  • Jair e eu conseguimos comprar um apartamento.
    (eu, 1.ª pessoa + Jair, 3.ª pessoa). Aqui também é a 1.ª pessoa do singular que tem prioridade. No plural, ela equivale a nós, ou seja, "nós conseguimos".

11. Concordância com sujeitos ligados por "ou"

Os verbos ligados pela partícula "ou" vão para o plural quando a ação verbal estiver se referindo a todos os elementos do sujeito. Exemplos:

  • Doces ou chocolate desagradam ao menino.
  • Água ou suco refrescam neste calor.

Quando a partícula “ou” é utilizada como retificação, o verbo concorda com o último elemento. Exemplos:

  • A menina ou as meninas esqueceram muitos acessórios.
  • A mãe ou o pai não lhe deu educação.

Mas, quando a ação verbal é aplicada a apenas um dos elementos, o verbo permanece no singular. Exemplos:

  • Laís ou Elisa ganhará mais tempo.
  • O marido ou a mulher vai ao supermercado hoje.

12. Concordância com sujeitos ligados por "nem"

Quando os sujeitos são ligados por "nem", o verbo vai para o plural. Exemplos:

  • Nem chuva nem frio são bem recebidos.
  • Nem futebol nem natação são os seus esportes preferidos.

13. Concordância com sujeitos ligados por "com"

Quando os sujeitos são ligados pela palavra "com" com sentido de "e", o verbo vai para o plural. Exemplos:

  • O ator com seus convidados chegaram às 6 horas.
  • O patrão com o funcionário saíram para almoçar.

Mas, quando "com" representar “em companhia de”, o verbo concorda com o antecedente e o segmento "com" é grafado entre vírgulas. Exemplos:

  • O patrão, com o funcionário, saiu para almoçar.
  • O pintor, com todos os auxiliares, resolveu mudar a data da exposição.

14. Concordância com sujeitos ligados por "não só, mas também", "tanto, quanto", "não só, como"

Quando os sujeitos são ligados por "não só, mas também", "tanto, quanto", "não só, como", o verbo vai para o plural ou concorda com o núcleo mais próximo. Exemplos:

  • Tanto Rafael como Marina participaram da mostra.
  • Tanto Rafael como Marina participou da mostra.

15. Concordância com a partícula "se"

No caso em que a palavra "se" é índice de indeterminação do sujeito, o verbo deve ser conjugado na 3.ª pessoa do singular. Exemplos:

  • Confia-se em todos.
  • Alegra-se com tudo.

No caso em que a palavra "se" é partícula apassivadora, o verbo deve ser conjugado concordando com o sujeito da oração. Exemplos:

  • Construiu-se uma igreja.
  • Construíram-se novas igrejas.

16. Concordância com verbos impessoais

Os verbos impessoais - haver, com sentido de existir, fazer, com sentido de tempo decorrido, e verbos que manifestam fenômenos naturais - sempre são conjugados na 3.ª pessoa do singular. Exemplos:

  • Havia muitos copos naquela mesa.
  • Houve dois meses sem mudanças.

17. Concordância com sujeito seguido por "tudo", "nada", "ninguém", "nenhum", "cada um"

Na concordância com sujeito seguido por "tudo", "nada", "ninguém", "nenhum", "cada um", o verbo fica no singular. Exemplos:

  • Amélia, Camila, Pedro, ninguém o convenceu de mudar a opinião.
  • Diretor, professores e funcionários, cada um pensa de um jeito.

18. Concordância com sujeitos ligados por "como", "assim como", "bem como"

Na concordância com sujeitos ligados por "como", "assim como", "bem como", o verbo é conjugado no plural. Exemplos:

  • O trabalho, assim como a confiança, fizeram dela uma mulher forte.
  • O atleta, bem como o treinador, foram homenageados.

19. Concordância com locuções "é muito", "é pouco", "é mais de", "é menos de"

Na concordância com locuções "é muito", "é pouco", "é mais de", "é menos de", que indicam preço, peso e quantidade, o verbo fica sempre no singular. Exemplos:

  • Três vezes é muito.
  • Dois quilos de laranja é pouco para fazer o suco.

20. Concordância com verbos "dar", "soar" e "bater" + hora(s)

Com horas, os verbos "dar", "soar" e "bater" sempre concordam com o sujeito. Exemplos:

  • Deu uma hora que espero.
  • Soaram duas horas.

21. Concordância nas indicações de datas

O verbo deve concordar com a indicação numérica da data. Exemplos:

  • Hoje são 2 de maio.
  • Amanhã é 1 de dezembro.

Mas o verbo também pode concordar com a palavra dia. Exemplos:

  • Hoje é dia 2 de maio.
  • Anteontem foi dia 20 de agosto.

22. Concordância com verbos no infinitivo

Verbos no infinitivo IMPESSOAL não devem ser flexionados nas seguintes situações:

a) Quando têm valor de substantivo. Exemplos Comer é o melhor que há.

b) Quando têm valor imperativo. Exemplo: Vá dormir!

c) Quando são os verbos principais de uma locução verbal. Exemplo: Íamos sair quando você chegou.

d) Quando são regidos por preposição. Exemplo: Começamos a cantar.

Verbos no infinitivo PESSOAL devem ser flexionados quando os sujeitos são diferentes e queremos defini-los. Exemplos:

  • Comprei a pizza para eles comerem.
  • Ouvi os vizinhos chamarem.

Exercícios de concordância verbal comentados

1. (UNG) Assinale a alternativa em que o verbo grifado deve ser pluralizado, a fim de que a concordância verbal fique correta:

a) Em fevereiro deverá fazer dias melhores.
b) Espero que haja sobrado algumas cervejas.
c) Já começa a haver esperanças.
d) Aqui nunca havia feito verões tão rigorosos.
e) Não pode haver hesitações.

Alternativa b: Espero que hajam sobrado algumas cervejas.

Apesar de pouco usada, a forma "hajam" está correta. Neste caso, o verbo "haver" é um verbo auxiliar, sendo assim possível conjugá-lo em todas as pessoas.

2. (FGV) A única frase em que as formas verbais estão corretamente empregadas é:

a) Especialistas temem que órgãos de outras espécies podem transmitir vírus perigosos.
b) Além disso, mesmo que for adotado algum tipo de ajuste fiscal imediato, o Brasil ainda estará muito longe de tornar-se um participante ativo do jogo mundial.
c) O primeiro-ministro e o presidente devem ser do mesmo partido, embora nenhum fará a sociedade em que eu acredito.
d) A inteligência é como um tigre solto pela casa e só não causará problema se o suprir de carne e o manter na jaula.
e) O nome secreto de Deus era o princípio ativo da criação, mas dizê-lo por completo equivalia a um sacrilégio, ao pecado de saber mais do que nos convinha.

Alternativa e: O nome secreto de Deus era o princípio ativo da criação, mas dizê-lo por completo equivalia a um sacrilégio, ao pecado de saber mais do que nos convinha.

Correção das alternativas restantes:

a) Especialistas temem que órgãos de outras espécies possam transmitir vírus perigosos.
b) Além disso, mesmo que seja adotado algum tipo de ajuste fiscal imediato, o Brasil ainda estará muito longe de tornar-se um participante ativo do jogo mundial.
c) O primeiro-ministro e o presidente devem ser do mesmo partido, embora nenhum faça a sociedade em que eu acredito.
d) A inteligência é como um tigre solto pela casa e só não causará problema se o suprirmos de carne e o mantivermos na jaula.

3. (Cesgranrio) Assinale a concordância verbal errada.

a) Já é uma hora da tarde, e ele ainda não chegou.
b) Fazia três anos que ele viajara para Belém.
c) Na reunião só havia cinco representantes do Sindicato.
d) Deve existir pelo menos mais de três documentos guardados.
e) Qual dos três cientistas ganhará o prêmio este ano?

Alternativa d: Deve existir pelo menos mais de três documentos guardados.

Correção: Devem existir pelo menos mais de três documentos guardados.
O verbo existir é pessoal, logo deve concordar com "mais de três documentos guardados".

Os verbos "fazer e haver" são impessoais e, por isso, apresentam-se apenas na 3.ª pessoa do singular.

4. (Unifesp-2013) “O Hatha yoga pradipika, sagrada escritura do hatha yoga, escrita no século 15 da era atual, diz que, antes de nos aventurarmos na prática de austeridade e códigos morais, devemos nos preparar. Autocontrole e disciplina sem preparação adequada _____ criar mais problemas mentais e de personalidade do que paz de espírito. A beleza dessa escritura é que ela resolve o grande problema que todo iniciante enfrenta: dominar a mente.

Devido _____ abordagem corporal, o hatha yoga ficou conhecido – de modo equivocado – como uma categoria de ioga _____ trabalha apenas as valências físicas (força, flexibilidade, resistência, equilíbrio e outras), quase como ginástica oriental. Isso não é verdade.” (Ciência Hoje, julho de 2012. Adaptado.)

De acordo com a norma-padrão da língua portuguesa, as lacunas do texto devem ser preenchidas, respectivamente, com

a) pode – a essa – aonde.
b) podem – a essa – que.
c) pode – à essa – o qual.
d) podem – essa – com que.
e) pode – essa – onde.

Alternativa b: podem – a essa – que.

"podem" - concorda com o sujeito composto Autocontrole e disciplina.
"a essa" - a palavra "devido" exige preposição (devido a). O "a" não leva crase porque não há crase antes de pronomes demonstrativos, como é o caso de "essa".
"que" - o pronome relativo relaciona-se com "ioga" e serve aqui como um conectivo.

5. (ESPM) Quanto ao uso dos verbos "haver" e "existir", assinale a alternativa correta.

a) Mas devem haver aqueles que a enxergam com otimismo.
b) Mas deve haver aqueles que a enxergam com otimismo.
c) Mas deve existir aqueles que a enxergam com otimismo.
d) Mas devem existirem aqueles que a enxergam com otimismo.
e) Mas devem haverem aqueles que a enxergam com otimismo.

Alternativa b: Mas deve haver aqueles que a enxergam com otimismo.

O verbo haver (no sentido de existir) é impessoal e, por isso, apresenta-se apenas na 3.ª pessoa do singular.
O verbo existir, por sua vez, não é impessoal e, por isso, deve concordar da seguinte forma: "Devem existir aqueles que a enxergam com otimismo".

6. (Fuvest) Complete as frases abaixo com as formas corretas dos verbos indicados entre parênteses.

I – Os alienados sempre _____ neutros. (manter-se)
II – Quando ele _____ uma canção de paz, poderá descansar. (compor)
III – As provas que _____ mais erros seriam comentadas. (conter)
IV – Quando eu _____ os livros, nunca mais os emprestarei. (reaver)

a) I mantêm / mantiveram, II compuser , III contivessem, IV reouver.
b) I mantêm / mantiveram, II compuser , III conter, IV reouver.
c) I mantêm / mantiveram, II compor , III contivessem, IV reaver.
d) I mantiveram, II compuser , III conter, IV reaver.
e) I mantêm, II compor , III contivessem, IV reouver.

Alternativa a: I mantêm / mantiveram, II compuser , III contivessem, IV reouver.

I) mantêm - 3.ª pessoa do plural do presente do indicativo / mantiveram-se - 3.ª pessoa do plural do pretérito perfeito.
II) compuser - 1.ª pessoa do singular do futuro do subjuntivo.
III) contivessem - 3.ª pessoa do plural do pretérito imperfeito do subjuntivo.
IV) reouver - 1.ª pessoa do singular do futuro do subjuntivo.

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Márcia Fernandes
Márcia Fernandes
Professora, produz conteúdos educativos (de língua portuguesa e também relacionados a datas comemorativas) desde 2015. Licenciada em Letras pela Universidade Católica de Santos (habilitação para Ensino Fundamental II e Ensino Médio) e formada no Curso de Magistério (habilitação para Educação Infantil e Ensino Fundamental I).