Droga Lícita


Drogas lícitas são substâncias naturais ou sintéticas que possuem a capacidade de alterar o comportamento do indivíduo e cuja produção, distribuição e consumo, é permitida por lei.

Apesar de ser uma droga liberada, a droga lícita é uma ameaça à saúde e causa dependência aos usuários. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) a incidência de problemas de saúde consequente do uso indiscriminado das drogas lícitas é maior do que o das drogas ilícitas (maconha, cocaína etc.).

Entre as drogas lícitas estão o álcool, o cigarro e os medicamentos.

Álcool

O álcool vem sendo consumido cada vez mais pela população do mundo todo, principalmente pelos jovens, que experimentam a bebida cada vez mais cedo. E quanto mais cedo uma pessoa começa a beber, maior é a possibilidade de se tornar dependente.

Quando ingerido o álcool provoca a sensação de segurança, o usuário se sente desinibido, no primeiro momento mas, se a quantidade ingerida passar do limite seu comportamento torna-se descontrolado, podendo ter reações agressivas ou depressivas, ficando descoordenado e sonolento. O consumo frequente torna o usuário dependente da droga, o que pode prejudicá-lo socialmente.

O dependente adulto pode desenvolver cirrose hepática, problemas cardíacos e hipertensão. Na maioria dos casos, com a suspensão da bebida, é possível a recuperação do fígado e das membranas dos neurônios mais frágeis, que também são afetados.

Cigarro

O cigarro provoca sensação de euforia no fumante. Além do tabaco, contém muitas substância químicas extremamente tóxicas e cancerígenas. O uso contínuo do cigarro, leva o fumante a perder a resistência respiratória, ter irritação na garganta, ter tosse crônica e prejudica os pulmões, provoca câncer e enfisema pulmonar. O fumo altera o metabolismo e compromete o desenvolvimento do corpo do jovem fumante.

O Brasil gasta bilhões no tratamento de pacientes com doenças relacionadas ao uso do cigarro. Algumas medidas do governo, como o aumento de impostos e as imagens chocantes de pessoas doentes no verso das carteiras de cigarro são medidas criadas com o objetivo de frear o consumo. O dia 29 de agosto é o Dia Nacional de Combate ao Fumo, foi criado com o objetivo de reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população para os danos causados pelo tabaco.

Os fumantes que tentam parar o vício sentem tremores pela abstinência do tabaco e muitos desistem. Entre dez viciados que tentam parar, só um consegue largar o vício por completo.

Ansiolíticos

Os ansiolíticos são drogas usadas para combater a insônia, como também para diminuir a ansiedade e tensão. Seu efeito é tranquilizante mas, se usado continuamente pode levar à dependência. Por ser um remédio de tarja preta, seu uso só é permitido com prescrição médica. Durante a sua administração não é recomendado o uso de bebida alcoólica, pois pode levar ao coma.

Anfetaminas

As anfetaminas são drogas estimulantes da atividade do sistema nervoso central. Quando ingeridas provocam euforia e perda de apetite sendo muito usada em dietas. Seu uso frequente provoca taquicardia, depressão, tontura, irritação e tremores. Pode desenvolver doenças como bulimia, anorexia e problemas psíquicos. É tarja preta e vendida com prescrição médica.