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Escolas Literárias

Márcia Fernandes
Márcia Fernandes
Professora de Língua Portuguesa e Literatura

As Escolas Literárias são as formas como estão divididas a literatura mediante as características apresentadas em cada uma delas. Essa divisão depende, entre outros aspectos, principalmente dos momentos históricos.

Também chamadas de movimentos literários, as escolas literárias dividem-se em eras, sendo elas: era colonial e era nacional.

Escolas da Era Colonial

As escolas da era colonial refletem a influência da literatura portuguesa, afinal surge com o descobrimento do Brasil até alguns anos antes da sua independência.

Escolas Características Autores e Obras
Quinhentismo (1500 - 1601) Textos de caráter informativo e de caráter pedagógico.
  • Pero Vaz de Caminha - Carta de Pero Vaz de Caminha a el-rei D. Manuel
  • Gândavo - Tratado da Terra do Brasil
  • José de Anchieta - Poema à Virgem
Barroco
(1601 - 1768)
Caracteriza-se pelos detalhes, pelo exagero e pelo rebuscamento. Nele destaca-se o cultismo e o conceptismo.
  • Gregório de Matos - Triste Bahia
  • Bento Teixeira - Prosopopeia
  • Botelho de Oliveira - Música do Parnaso
Arcadismo
(1768 - 1808)
Exaltação da natureza e linguagem simples. Este período literário é marcado principalmente pela simplicidade dos temas abordados.
  • Cláudio Manuel da Costa - Obras Poéticas
  • Santa Rita Durão - Caramuru
  • Tomás Antônio Gonzaga - Marília de Dirceu

Saiba mais sobre as escolas literárias da era colonial:

Entre os anos 1808 e 1836 há uma fase de transição.

Escolas da Era Nacional

As escolas da era nacional caracterizam-se pela autonomia da literatura brasileira, cujo país, nesse momento, já é independente.

Escolas Características Autores e Obras
Romantismo (1836 - 1881)

Cada uma das fases do Romantismo apresenta características distintas:

1.ª fase: nacionalismo e indianismo

2.ª fase: egocentrismo e pessimismo

3.ª fase: liberdade

  • 1.ª fase: Gonçalves Dias - Canção do Exílio
  • 2.ª fase: Álvares de Azevedo - Lira dos Vinte Anos
  • 3.ª fase: Castro Alves - O Navio Negreiro
Realismo
Naturalismo
Parnasianismo
(1881 - 1893)

Realismo: objetividade, temática social, linguagem objetiva

Naturalismo: linguagem mais próxima da coloquial, temática polêmica

Parnasianismo: arte pela arte, culto à forma

  • Realismo: Machado de Assis - Memórias Póstumas de Brás Cubas
  • Naturalismo: Aluísio de Azevedo - O Mulato
  • Parnasianismo: Olavo Bilac - Tratado de Versificação
Simbolismo
(1893 - 1910)
Subjetivismo, espiritualidade e misticismo são características que refletem o estilo desta escola.
  • Cruz e Sousa - Tropos e Fantasias
  • Alphonsus de Guimarães - Kyriale
  • Augusto dos Anjos - Eu
Pré-modernismo
(1910 - 1922)
O Pré-modernismo rompe com o academicismo, além do que é marcado pela marginalidade das suas personagens.
  • Euclides da Cunha - Os Sertões
  • Lima Barreto - Triste Fim de Policarpo Quaresma
  • Graça Aranha - Canaã
Modernismo
(1922 - 1950)

O Modernismo se divide em três fases, caracterizadas por:

1.ª fase: renovação estética, radicalismo

2.ª fase: temáticas nacionalistas

3.ª fase: inovações linguísticas e experimentações artísticas

  • 1.ª fase: Manuel Bandeira - Libertinagem
  • 2.ª fase: Graciliano Ramos - Vidas Secas
  • 3.ª fase: Clarice Lispector - A Legião Estrangeira
Pós-Modernismo
(1950 - até hoje)
Espontaneidade, liberdade artística, multiplicidade de estilos e combinação de tendências são as principais marcas dessa escola literária.
  • Ariano Suassuna - Auto da Compadecida
  • Millôr Fernandes - Millôr Definitivo: A Bíblia do Caos
  • Paulo Leminski - Agora é que são Elas

Saiba mais sobre as escolas literárias da era nacional:

Veja também:

Literatura brasileira: resumo, história e escolas literárias

Exercícios sobre a literatura brasileira (com gabarito respondido)

Exercícios sobre as escolas literárias (com gabarito explicado)

Márcia Fernandes
Márcia Fernandes
Professora, produz conteúdos educativos desde 2015. Licenciada em Letras pela Universidade Católica de Santos (habilitação para Ensino Fundamental II e Ensino Médio) e formada no Curso de Magistério (habilitação para Educação Infantil e Ensino Fundamental I).