Naturalismo no Brasil

Daniela Diana

O Naturalismo no Brasil tem como marco inicial a publicação do romance "O Mulato" (1881) do maranhense Aluísio de Azevedo.

Características do Naturalismo

  • Linguagem coloquial
  • Observação da realidade
  • Retrato objetivo da sociedade
  • Evolucionismo, cientificismo e positivismo
  • Descrição de ambientes e personagens
  • Problemas humanos e sociais

Autores Brasileiros Naturalistas

Aluísio Tancredo Belo Gonçalves de Azevedo (1857-1913)

Considerado o precursor do naturalismo no Brasil, Aluísio de Azevedo foi uma figura multifacetada: jornalista, romancista, contista, cronista, diplomata, desenhista, pintor e caricaturista.

A despeito de apresentar uma obra de caráter notadamente naturalista, alguns estudiosos afirmam que sua produção literária, muitas vezes apresenta características românticas e realistas.

Suas obras que merecem destaque são: O Mulato (1881), Casa de Pensão (1884), O Cortiço (1890),

Adolfo Ferreira Caminha (1867-1897)

Um dos principais representantes da literatura naturalista brasileira foi Adolfo Caminha. Publicou sua primeira obra em 1886, intitulada "Voos Incertos".

Sua produção literária é marcada por temas de violência, perversão, homossexualidade, crimes e tragédias.

A obra que merece destaque é "A Normalista" (1893) de cunho regionalista. Além disso, o "Bom Criolo"(1895) foi seu romance ousado por abordar a temática homossexual.

Herculano Marcos Inglês de Sousa (1853-1918)

Um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras, Inglês de Sousa foi um professor, advogado, político, jornalista e escritor brasileiro.

Publicou "O Coronel Sangrado" em 1877. Entretanto, foi em 1891, que Inglês de Souza adquire reconhecimento literário com a publicação da obra "O Missionário", na qual aborda a influência do meio sobre o indivíduo.

Leia também:

Daniela Diana
Daniela Diana
Licenciada em Letras pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) em 2008 e Bacharelada em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2014. Amante das letras, artes e culturas, desde 2012 trabalha com produção e gestão de conteúdos on-line.