Estado de Roraima

O Estado de Roraima está localizado na região Norte do Brasil. A Capital é Boa Vista e a sigla RR.

  • Área: 224.303,187
  • Limites: ao norte e noroeste com a Venezuela, a leste com a Guiana, ao sul e oeste com o Amazonas e a sudeste com o Pará
  • Número de municípios: 15
  • População: 505.665, com base na estimativa do IBGE para 2015
  • Gentílico: roraimense
  • Principal cidade: Boa Vista

Estado de RoraimaBandeira do Estado de Roraima

Aspectos Históricos

O Estado de Roraima foi alvo de disputa entre europeus portugueses, espanhóis, holandeses e ingleses a partir do século XVI.

Apesar das disputas, somente no século XVIII, o homem branco passou a povoar o território. Entre as principais marcas do processo de fixação colonial esteve o extermínio de milhares de indígenas na região.

Com objetivo de resguardar a extensão territorial, o governo federal criou em 1858 a freguesia de Nossa Senhora do Carmo na região. Em 1858, a freguesia originou a cidade de Boa Vista do Rio Branco.

O País foi alvo de uma intensa investida territorial por parte da Inglaterra em 14 anos depois. Como resultado, o Brasil perdeu parte das áreas da região do Pirara, que foi incorporada à Guiana Inglesa.

Somente em 1943, o governo brasileiro criou o Território Federal de Rio Branco. A área pertencia anteriormente ao Amazonas.

Em 13 de dezembro de 1962, o território foi denominado Roraima e, em 1988, elevado à condição de Estado da Federação.

Leia também:

Cidades

As cidades que compõem o território de Roraima são: Boa Vista, Rorainópolis, Caracaraí, Alto Alegre, Mucajaí, Cantá, Bonfim, Pacaraima, Amajari, Normandia, Iracema, Uiramutã, Caroebe, São João da Baliza e São Luís.

Economia

A economia do Estado de Roraima é baseada, principalmente, na produção de arroz. Também merecem destaque as lavouras de feijão, milho, mandioca e de banana. É explorada em pequena escala a pecuária bovina, suína e, ainda, a criação de aves.

Em Rondônia ficam abundantes reservas minerais, como diamantes, cassiterita, bauxita, granito e cobre.

Raposa Serra do Sol

As riquezas minerais estão entre os argumentos utilizados contra a demarcação da área Raposa Serra do Sol, homologada em 2005 pelo governo federal. A decisão final, contudo, só ocorreu em 2009, após julgamento de sucessivos recursos no STF (Supremo Tribunal Federal).

A área é composta de 1,7 milhão de hectares onde vivem cerca de 20 mil índios dos povos Makuxi, Wapixana, Ingarikó, Taurepang e Patamona.

Leia mais: Índios Brasileiros.

Clima

O clima de Roraima é de influência tropical úmido e equatorial úmido. A temperatura varia entra 20º C e 38º C.

Hidrografia

A bacia Amazônica abrange grande parte do território de Roraima. Os principais rios são o Branco, Uraricoeria, Catrimani, Mucajaí, Tacutu e Anauá.

Complemente sua pesquisa: