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Exercícios sobre determinismo (com gabarito comentado)

Diogo Orsi
Diogo Orsi
Professor de Filosofia e Sociologia

O determinismo é a ideia de que nossos comportamentos seriam moldados por forças que nos ultrapassam (biológicas, econômicas, culturais ou tecnológicas). Na Sociologia, a pergunta é: até que ponto estruturas sociais (família, escola, mercado, Estado, mídias) condicionam nossas escolhas? Ao mesmo tempo, discute-se a agência (liberdade da ação humana): como indivíduos e grupos podem resistir, negociar regras e transformar a realidade diante de estruturas determinísticas?

Questão 1

Em debates públicos, às vezes se afirma que “comportamentos violentos” ou “vocação para ciências exatas” seriam quase “programados” pela biologia. A Sociologia, porém, investiga como socialização, escola, família, mídia e trabalho moldam disposições, expectativas e oportunidades, recusando explicações que atribuem tudo a genes.

Do ponto de vista sociológico, o principal problema das teses de determinismo biológico é que elas:

a) Ignoram completamente qualquer influência da herança genética.

b) Negam a existência de desigualdade econômica.

c) Naturalizam diferenças de origens sociais e culturais.

d) Eliminam a possibilidade de meritocracia em qualquer sociedade.

e) Consideram apenas fatores psicológicos individuais.

Gabarito explicado

Dizer que “é da natureza” de alguém ser violento ou “nascer” para certa área esconde o papel da família, escola, mídia e trabalho. A Sociologia mostra que essas instituições criam oportunidades e limites. O determinismo biológico “naturaliza” desigualdades e tira a responsabilidade das políticas públicas e da sociedade.

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Questão 2

Para Karl Marx, a forma como se produz e distribui riqueza condiciona o conjunto da vida social (instituições, ideologias, direitos). Isso não significa reduzir tudo à economia, mas reconhecer que as relações de produção moldam conflitos e limites das transformações.

O determinismo econômico marxista, em leitura sociológica rigorosa, indica que:

a) As formas de produção condicionam instituições e ideias, porém sem excluir conflitos e mediações.

b) A cultura, que Marx chama de superestrutura, se desenvolve de modo autônomo, sem vínculos com a base material, que Marx chama de infraestrutura.

c) Toda mudança social depende apenas da vontade moral individual e não de suas ações.

d) A política independe do modo de produção, já que são instâncias diferentes da vida humana.

e) A história sempre se repete, como já indicava Hegel, já que as ações humanas são pré-determinadas pela infraestrutura de produção.

Gabarito explicado

Para Marx, a forma como produzimos (quem manda, quem trabalha, como se distribui a riqueza) influencia leis, costumes e ideias. Isso não é dizer que “só a economia importa”, mas que ela condiciona o cenário onde cultura e política atuam. Mudanças existem, porém dentro desses limites. Há uma constante influência mútua entre a infraestrutura (base material) e a superestrutura (base cultural) da sociedade.

Questão 3

Em Regras do Método Sociológico, Durkheim define fatos sociais como exteriores e coercitivos em relação aos indivíduos (normas, leis, valores). Isso pode parecer “determinista”, mas sua proposta é explicar como estruturas coletivas orientam ações, sem negar variações e mudanças.

A coação dos fatos sociais significa que:

a) A ação individual é impossível em uma socieadde de massas.

b) Toda regra social é natural e imutável, cabendo à sociologia interpretá-las corretamente.

c) A consciência coletiva substitui a individual por completo.

d) As normas exercem pressão, mas podem ser transformadas por processos coletivos.

e) Desigualdades são um dado biológico inevitável presente nas mais diversas espécies da natureza.

Gabarito explicado

Durkheim chama de fatos sociais as regras e normas que “pesam” sobre nós (leis, costumes). Elas influenciam nosso comportamento, mas podem mudar com mobilização, educação e novas instituições. Não se trata de um destino pré-determinado, mas de uma tendência que pode ser transformada.

Questão 4

O sociólogo Max Weber insiste na compreensão do sentido que os atores atribuem à ação. Mesmo sob regras burocráticas e mercados, as pessoas interpretam situações, avaliam fins e meios, e fazem escolhas.

Por que Weber critica o determinismo estrito?

a) Porque todo comportamento é aleatório e pode mudar conforme a situação.

b) Porque a sociologia busca entender os sentidos e motivações que orientam a ação.

c) Porque a sociedade não possui instituições estáveis e, portanto, cada ação é única.

d) Porque o mercado sempre elimina a racionalidade da ação humana.

e) Porque a religião explica a ação social melhor que a sociologia.

Gabarito explicado

Weber lembra que a ação social tem sentido para quem age (valores, interesses, hábitos). Por isso, não basta dizer que estruturas “determinam tudo”. Para explicar um fenômeno, a Sociologia precisa entender as motivações das pessoas nas situações concretas.

Questão 5

Bourdieu propõe que o habitus (disposições incorporadas pela socialização) orienta percepções e escolhas, enquanto os campos (escolar, artístico, político etc.) manifestam regras. Isso pode parecer determinista, mas o autor fala em “jogos de possibilidades” de ações: as estruturas inclinam, mas não “obrigam”.

Qual formulação traduz melhor essa visão?

a) O habitus elimina a agência individual e o livre-arbítrio.

b) Os campos não têm regras estáveis, sendo melhor descritos em termos de sua “liquidez”.

c) A origem social não importa na escola, um campo onde todos são iguais.

d) O gosto é inato e independe de educação ou da convivência social.

e) Disposições e regras influenciam as escolhas, mas não as determinam.

Gabarito explicado

Em Bourdieu, o habitus (o que aprendemos com a socialização) e as regras dos campos (escola, trabalho etc.) influenciam nossas escolhas para certos caminhos. Mas não se trata de um destino determinado. Existem margens de escolha, mudanças e trajetórias diferentes, mesmo que seja mais difícil para alguns grupos.

Questão 6

Com a expansão de plataformas digitais, fala-se em “determinismo tecnológico”: a ideia de que a tecnologia, por si, definiria comportamentos sociais. A Sociologia alerta para as mediações que interferem nesta área, tais como o desenho dos sistemas, a regulação, o mercado de trabalho e as práticas de usuários.

Por que é problemático assumir um determinismo tecnológico “puro”?

a) Porque tecnologias não afetam a vida social de maneira determinística.

b) Porque toda inovação é neutra, cabendo a cada usuário definir a sua influência.

c) Porque políticas públicas, economia e cultura moldam o uso e os efeitos das tecnologias.

d) Porque os algoritmos tendem a reduzir desigualdades por conta de como são programados.

e) Porque os usuários podem não se adaptar a novas ferramentas digitais.

Gabarito explicado

Tecnologias e algoritmos afetam a vida social, mas seus efeitos dependem de como são usados, das leis, do mercado e da cultura. Não é a tecnologia “sozinha” que manda. Com regulação e políticas certas, os impactos podem ser melhores e mais justos.

Questão 7

"Quando nascemos fomos programados
A receber o que vocês
Nos empurraram com os enlatados
Dos U.S.A., de nove às seis"

(Legião Ubrana, Geração Cola-Cola)

Na canção Geração Coca-Cola da banda Legião Urbana, Renato Russo denuncia uma suposta programação dos jovens a partir da mídia hegemônica da sua época. Explicações “culturalistas” às vezes afirmam que certos grupos “são assim” por tradição, sugerindo que práticas e valores seriam praticamente fixos. A Sociologia, no entanto, enfatiza história, conflito e mudança, evitando estereótipos.

Por que o determinismo cultural, tal como criticado por Renato Russo, é insuficiente enquanto uma teoria sociológica?

a) Porque culturas mudam, interagem e são atravessadas por conflitos de classe, gênero, raça e geração.

b) Porque embora as tradições definam tudo de modo permanente, sempre há espaço para críticas à cultura.

c) Porque no mundo globalizado atual as culturas são quase idênticas entre si.

d) Porque não se pode estabelecer uma correlação direta entre cultura e comportamento na sociedade digital.

e) Porque política e economia são irrelevantes do ponto de vista da sociologia.

Gabarito explicado

Culturas mudam com o tempo e se misturam; dentro de cada cultura existem conflitos e diferenças de classe, gênero, raça e geração. Dizer que “é assim porque sempre foi” simplifica demais. A Sociologia busca entender como e por que valores e práticas se transformam.

Para mais exercícios:

Questões sobre o pensamento de Karl Marx

Exercícios sobre sociologia contemporânea (com respostas explicadas)

Referências Bibliográficas

DURKHEIM, Émile. As regras do método sociológico. São Paulo: Martin Claret, 2001

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã. São Paulo: Boitempo, 2015

PINK, Thomas. Free Will: A Very Short Introduction. Oxford University Press, 2004

WEATHERFORD, Roy. The Implications of Determinism. Routledge Library Editions: Free Will and Determinism. Routledge, 2018

WEBER, Max. Economia e sociedade: fundamentos da sociologia compreensiva. Brasília: UNB, 1999

Diogo Orsi
Diogo Orsi
Bacharel (PUC/SP) e licenciado (UniBF) em Filosofia. Mestrando em Filosofia (Unifesp), com ênfase em filosofia política contemporânea.