Exercícios sobre modelos atômicos

Carolina Batista

Teste seus conhecimentos com questões fáceis, médias e difíceis sobre os modelos atômicos propostos por Dalton, Thomson, Rutherford e Niels Bohr.

Questões de nível fácil

Questão 1

A imagem abaixo representa qual modelo atômico?

modelo atômico

Resposta: modelo atômico de Rutherford-Bohr.

O modelo atômico Rutherford-Bohr foi um aperfeiçoamento proposto por Bohr para o modelo criado por Rutherford.

O átomo de Rutherford (1911) seguia um modelo planetário, como se o núcleo fosse o Sol e os elétrons correspondessem aos planetas.

No modelo Rutherford-Bohr, os elétrons estão em órbitas circulares com diferentes níveis de energia e se movimentando ao redor do núcleo central.

Questão 2

Qual cientista propôs o primeiro modelo atômico moderno que ficou conhecido como “bola de bilhar”?

a) Isaac Newton.
b) Demócrito.
c) John Dalton.
d) Ernest Rutherford.

Alternativa correta: c) John Dalton.

Dalton propôs por volta do século XIX que o átomo era uma partícula indivisível, eletricamente neutra e extremamente pequena.

Para o cientista, todo tipo de matéria deveria ser composta por átomos, que se assemelhavam a uma “bola de bilhar” por serem esferas rígidas e indivisíveis.

Saiba mais sobre o modelo atômico de Dalton.

Questão 3

Assinale a alternativa incorreta:

a) As primeiras ideias relativas à estrutura interna dos átomos foram de Thomson.
b) No modelo atômico de Rutherford-Bohr, os elétrons que giram ao redor do núcleo não giram ao acaso, mas descrevem órbitas determinadas.
c) O modelo atômico de Dalton considerava a existência de cargas nos átomos.
d) Demócrito e Leucipo foram os primeiros a definir o conceito de matéria e átomo.

Alternativa incorreta: c) O modelo atômico de Dalton considerava a existência de cargas nos átomos.

Para Dalton, o átomo era uma partícula maciça e indivisível que não podia ser criada nem destruída.

De acordo com seu modelo atômico, o átomo seria a menor partícula da matéria, não podendo ser subdividido, por exemplo, em unidades menores, como os elétrons.

Questão 4

Sobre o modelo Rutherford, considere as afirmações abaixo como verdadeiras ou falsas:

a) O Modelo Atômico de Rutherford sugere que o átomo apresenta o aspecto de um sistema planetário.
b) O Modelo Atômico de Rutherford ficou conhecido como “modelo pudim de ameixa” ou “pudim com passas” em decorrência do seu aspecto.
c) No Modelo Atômico de Rutherford, os elétrons giram em torno do núcleo (formado por prótons e nêutrons), de forma semelhante aos planetas que giram à volta do Sol.
d) O Modelo Atômico de Rutherford é também chamado de “Modelo Atômico de Rutherford-Bohr”

Resposta: V, F, V, F.

a) VERDADEIRA. Segundo o modelo atômico proposto por Rutherford, o átomo seria composto por um núcleo de carga positiva e os elétrons de carga negativa estariam ao seu redor, assim como acontece com os planetas em torno do Sol.

b) FALSA. Esse nome foi atribuído ao modelo atômico proposto por Thomson. Para ele, o átomo seria uma esfera carregada positivamente com elétrons, cuja a carga é negativa, incrustados em sua superfície.

c) VERDADEIRA. Rutherford apresentou seu modelo atômico com um átomo cheio de espaços vazios. A região central seria de carga positiva e a região ao redor do núcleo seria preenchida por elétrons, bem mais leves que os prótons do núcleo.

d) FALSA. Bohr propôs um aperfeiçoamento ao modelo de Rutherford. Para ele, os elétrons estariam em diferentes níveis de energia.

Saiba mais sobre o modelo atômico de Rutherford.

Questão 5

Os modelos atômicos descrevem alguns aspectos estruturais dos átomos. Sobre essa afirmação podemos afirmar que:

a) Os modelos atômicos foram desenvolvidos pelos cientistas gregos Leucipo e Demócrito.
b) Os principais modelos atômicos são: Modelo de Rutherford e o Modelo de Rutherford-Bohr.
c) O primeiro modelo atômico desenvolvido foi o Modelo Atômico de Rutherford.
d) Os modelos atômicos foram desenvolvidos por cientistas com o intuito de compreender melhor o átomo e a sua composição.

Alternativa correta: d) Os modelos atômicos foram desenvolvidos por cientistas com o intuito de compreender melhor o átomo e a sua composição.

Um modelo é criado para explicar um fenômeno ou experimento, levando em consideração as bases do conhecimento existentes.

A partir do momento que novas informações surgiram, através das descobertas científicas, os modelos atômicos evoluíram para que não houvessem conflitos sobre a composição da matéria.

Saiba mais sobre os modelos atômicos.

Questões nível médio

Questão 6

(UFJF-MG) Associe as afirmações a seus respectivos responsáveis:

I - O átomo não é indivisível e a matéria possui propriedades elétricas (1897).
II - O átomo é uma esfera maciça (1808).
III - O átomo é formado por duas regiões denominadas núcleo e eletrosfera (1911).

a) I - Dalton, II - Rutherford, III - Thomson.
b) I - Thomson, II - Dalton, III - Rutherford.
c) I - Dalton, II - Thomson, III - Rutherford.
d) I - Rutherford, II - Thomson, III - Dalton.
e) I - Thomson, II - Rutherford, III - Dalton.

Alternativa correta: b) I - Thomson, II - Dalton, III - Rutherford.

I - Thomson. Os experimentos com raios catódicos levaram Thomson a constatar que os elétrons faziam parte da matéria. Também, os conhecimentos sobre radioatividade o fizeram perceber que o átomo não é maciço e nem indivisível.

II - Dalton. Segundo o seu modelo, o átomo era uma esfera maciça e indivisível. De tão pequenos, o número de átomos na matéria não poderia ser contado.

III - Rutherford. Seus estudos sobre as emissões radioativas levaram a constatar a existência do núcleo (região de carga positiva) e a eletrosfera (região formada por elétrons) de acordo com os desvios observados ao bombardear uma lâmina de ouro.

Saiba mais sobre o átomo.

Questão 7

(UFRGS) Considere as seguintes afirmações a respeito do experimento de Rutherford e do modelo atômico de Rutherford-Bohr.

I - A maior parte do volume do átomo é constituída pelo núcleo denso e positivo.
II - Os elétrons movimentam-se em órbitas estacionárias ao redor do núcleo.
III- O elétron, ao pular de uma órbita mais externa para uma mais interna, emite uma quantidade de energia bem definida.

Quais estão corretas?

a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas III.
d) Apenas II e III.
e) I, II e III.

Alternativa correta: d) Apenas II e III.

I. ERRADA. A maior parte do volume do átomo é constituída pela eletrosfera, região do átomo onde estão localizados os elétrons.

II. CORRETA. No modelo Rutherford-Bohr, os elétrons localizam-se em órbitas com níveis de energia específicos ao redor do núcleo.

III. CORRETA. Um átomo no estado fundamental tem seus elétrons localizados nos respectivos níveis de energia. Se o elétron passar de um nível de energia mais elevado para um nível de menor energia, haverá a emissão de energia radiante.

Saiba mais sobre a estrutura atômica.

Questão 8

(Vunesp-adaptada) Em 1913, Niels Bohr (1885-1962) propôs um modelo que fornecia uma explicação para a origem dos espectros atômicos. Nesse modelo, Bohr introduziu uma série de postulados, dentre os quais, a energia do elétron só pode assumir certos valores discretos, ocupando níveis de energia permitidos ao redor do núcleo atômico. Considerando o modelo de Bohr, os diferentes espectros atômicos podem ser explicados em função

a) do recebimento de elétrons por diferentes elementos.
b) da perda de elétrons por diferentes elementos.
c) das diferentes transições eletrônicas, que variam de elemento para elemento.
d) da promoção de diferentes elétrons para níveis mais energéticos.
e) da instabilidade nuclear de diferentes elementos.

Alternativa correta: c) das diferentes transições eletrônicas, que variam de elemento para elemento.

Bohr se baseou em três estudos para criar o seu modelo atômico. São eles:

  • Modelo atômico de Rutherford
  • Teoria quântica da energia de Planck
  • Espectro de linhas dos elementos químicos

Para Bohr, os diferentes espectros atômicos variam de um elemento para outro porque os elétrons movimentam-se ao redor do núcleo em órbitas estacionárias, quando o átomo está em seu estado fundamental.

Entretanto, ao saltar de uma órbita para outra certa quantidade de energia é liberada na forma de quantum e, por isso, existem diferentes transições eletrônicas.

Saiba mais sobre o modelo atômico de Bohr.

Questão 9

(PUC-RS) A aceitação histórica da ideia de que a matéria é composta de átomos foi lenta e gradual. Na Grécia antiga, Leucipo e Demócrito são lembrados por terem introduzido o conceito de átomo, mas suas propostas foram rejeitadas por outros filósofos e caíram no esquecimento. No final do século XVIII e início do século XIX, quando as ideias de Lavoisier ganhavam aceitação generalizada, surgiu a primeira teoria atômica moderna, proposta por _______. Essa teoria postulava que os elementos eram constituídos de um único tipo de átomo, enquanto que as substâncias compostas eram combinações de diferentes átomos segundo proporções determinadas. Quase cem anos depois, estudos com raios catódicos levaram J. J. Thomson à descoberta do _______, uma partícula de massa muito pequena e carga elétrica _______, presente em todos os materiais conhecidos. Alguns anos depois, por meio de experimentos em que uma fina folha de ouro foi bombardeada com partículas alfa, Rutherford chegou à conclusão de que o átomo possui em seu centro um _______ pequeno, porém de massa considerável.

As palavras que preenchem as lacunas correta e respectivamente estão reunidas em

a) Dalton – elétron – negativa – núcleo
b) Bohr – cátion – positiva – elétron
c) Dalton – nêutron – neutra – próton
d) Bohr – fóton – negativa – ânion
e) Dalton – próton – positiva – núcleo

Alternativa correta: a) Dalton – elétron – negativa – núcleo.

Dalton: postulou que os elementos eram constituídos de um único tipo de átomo, enquanto que as substâncias compostas eram combinações de diferentes átomos segundo proporções determinadas.

Elétron: foi descoberto por Thomson ao estudar a natureza elétrica da matéria, medindo a carga e massa dos elétrons, cuja carga é negativa.

Núcleo: descoberto por Rutherford ao bombardear uma lâmina de ouro e observar os desvios das emissões radioativas, já que sua carga é positiva.

Saiba mais sobre os elétrons.

Questão 10

(ESPM-SP) O átomo de Rutherford (1911) foi comparado ao sistema planetário (o núcleo atômico representa o sol e a eletrosfera, os planetas):

Eletrosfera é a região do átomo que:

a) contém as partículas de carga elétrica negativa.
b) contém as partículas de carga elétrica positiva.
c) contém nêutrons.
d) concentra praticamente toda a massa do átomo.
e) contém prótons e nêutrons.

Alternativa correta: a) contém as partículas de carga elétrica negativa.

Para Rutherford, a região central do átomo seria composta por uma carga positiva e ao redor dela estaria a maior região do átomo, a eletrosfera, cujos elétrons distribuem-se como os planetas ao redor do Sol.

Saiba mais sobre os prótons.

Questões nível difícil

Questão 11

(Udesc) Considerando os modelos atômicos mais relevantes, dentro de uma perspectiva histórica e científica, assinale a alternativa correta.

a) Até a descoberta da radioatividade, o átomo era tido como indivisível (Dalton). O modelo que o sucedeu foi de Thomson, que propunha o átomo ser formado por uma massa carregada positivamente com os elétrons distribuídos nela.
b) No modelo de Dalton, o átomo era constituído de um núcleo carregado positivamente e uma eletrosfera. O modelo seguinte foi o de Bohr que introduziu a ideia de que os elétrons ocupam orbitais com energias definidas, este modelo se assemelha ao modelo do sistema solar.
c) No modelo atômico de Dalton, o átomo era tido como indivisível. O modelo sucessor foi o de Rutherford, no qual o átomo era constituído de um núcleo carregado negativamente e uma eletrosfera.
d) O modelo de Dalton propunha que o átomo era formado por uma massa carregada positivamente com os elétrons distribuídos nela. O modelo seguinte foi o de Rutherford, no qual o átomo era constituído de um núcleo carregado positivamente e uma eletrosfera.
e) No modelo atômico de Dalton, os elétrons ocupam orbitais com energias definidas, este modelo se assemelha ao do sistema solar. O modelo que o sucedeu foi o de Thomson, que propunha o átomo ser formado por uma massa carregada positivamente com os elétrons distribuídos nela.

Alternativa correta: a) Até a descoberta da radioatividade, o átomo era tido como indivisível (Dalton). O modelo que o sucedeu foi de Thomson, que propunha o átomo ser formado por uma massa carregada positivamente com os elétrons distribuídos nela.

Enquanto Dalton acreditava na indivisibilidade do átomo, Thomson estudou a natureza elétrica da matéria e, com isso, provou a sua divisibilidade pela existência dos elétrons (carga negativa) ao redor de uma esfera (carga positiva).

Saiba mais sobre o modelo atômico de Thomson.

Questão 12

(FAME) O modelo proposto por Bohr introduziu um único número quântico para descrever o comportamento do elétron no átomo. O modelo da mecânica quântica usa três números quânticos.

Sobre os números quânticos propostos no modelo de Bohr e no modelo da mecânica quântica, é CORRETO afirmar que

a) o modelo atômico de Bohr está relacionado a um número quântico que descreve sobre a orientação dos orbitais.
b) o número quântico azimutal tem valores positivos e inteiros e à medida que esse número quântico aumenta, o orbital torna-se maior.
c) o nível com o número quântico principal n consistirá em n subníveis, e cada subnível corresponde a um valor permitido diferente do número quântico secundário entre 1 e n-1.
d) as energias relativas do elétron nos orbitais do átomo de hidrogênio têm valores diferentes quando o elétron estiver nos orbitais de mesmo subnível.

Alternativa correta: c) o nível com o número quântico principal n consistirá em n subníveis, e cada subnível corresponde a um valor permitido diferente do número quântico secundário entre 1 e n-1.

O modelo da mecânica quântica é o mais moderno e complexo para descrever o átomo. Os números quânticos são utilizados para indicar a localização dos elétrons nos orbitais.

O número quântico principal (n) indica o nível de energia que se encontra o elétron. O número quântico secundário ou azimutal (l) indica o subnível que o elétron pode estar.

Saiba mais sobre os números quânticos.

Questão 13

(UFAL) Um dos experimentos conduzidos pela equipe de Rutherford revolucionou o modo como os físicos da época passaram a imaginar o átomo. Ele consistiu no bombardeamento de finas lâminas de ouro para estudo de deflexões (desvios) de partículas alfa. De acordo com o modelo atômico proposto por Rutherford, dadas as afirmativas seguintes

I. O núcleo atômico é extremamente pequeno em relação ao tamanho do átomo e é no núcleo onde são encontrados os prótons e nêutrons.
II. O átomo é uma esfera de carga positiva na qual estariam incrustados os elétrons de carga negativa.
III. A matéria é constituída de átomos que são partículas indivisíveis e indestrutíveis.
IV. O átomo é constituído por duas regiões distintas: um núcleo denso, muito pequeno, e uma região de volume muito grande, ocupada pelos elétrons, a eletrosfera.

verifica-se que estão corretas

a) I, II, III e IV.
b) II e IV, apenas.
c) II e III, apenas.
d) I, III e IV, apenas.
e) I e IV, apenas.

Alternativa correta: e) I e IV, apenas.

I. VERDADEIRA. Como o átomo é composto do núcleo (prótons + nêutrons) e da eletrosfera (elétrons), o núcleo atômico é extremamente pequeno em relação ao tamanho do átomo.

II. FALSA. Esse modelo corresponde ao proposto por Thomson. Para Rutherford, o átomo seria como um sistema planetário.

III. FALSA. Os seus experimentos mostraram que a matéria possuía cargas diferentes e espaços vazios.

IV. VERDADEIRA. Fazendo uma comparação com o sistema solar, para Rutherford o núcleo seria como Sol e a eletrosfera corresponderia aos planetas.

Saiba mais sobre os nêutrons.

Questão 14

(Udesc) A eletricidade (do grego elétron, que significa âmbar) é um fenômeno físico originado por cargas elétricas. Há dois tipos de cargas elétricas: positivas e negativas. As cargas de nomes iguais (mesmo sinal) se repelem e as de nomes distintos (sinais diferentes) se atraem. De acordo com a informação, assinale a alternativa correta.

a) O fenômeno descrito acima não pode ser explicado utilizando-se o modelo atômico de Dalton.
b) O fenômeno descrito acima não pode ser explicado utilizando-se o modelo atômico de Thomson.
c) Os prótons possuem carga elétrica negativa.
d) O fenômeno descrito acima não pode ser explicado utilizando-se o modelo atômico de Rutherford.
e) Os elétrons possuem carga elétrica positiva.

Alternativa correta: a) O fenômeno descrito acima não pode ser explicado utilizando-se o modelo atômico de Dalton.

Para Dalton, o átomo era uma partícula indivisível e, portanto, não poderia ser dividida em cargas.

Questão 15

(PUC-RS) John Dalton foi o responsável por introduzir no âmbito da ciência a teoria atômica, nos primeiros anos do século XIX. Nessa época, ainda não se conseguia saber quantos átomos de cada elemento entravam na composição das moléculas simples. Hoje sabemos que a fórmula da molécula da água é H2O e que a da amônia é NH3. Dalton supôs que as moléculas mais simples eram combinações 1:1; assim, a água seria HO e a amônia, NH. Dalton introduziu uma escala de massas atômicas baseada no hidrogênio, que tinha massa 1.

Na época de Dalton, acreditava-se que, em massa, a água tinha 1/8 de hidrogênio, e que a amônia tinha 1/6 de hidrogênio. Com isso, foi possível concluir que as massas atômicas do oxigênio e do nitrogênio valiam, respectivamente,

a) 7 e 5.
b) 8 e 6.
c) 9 e 7.
d) 16 e 14.
e) 32 e 28.

Alternativa correta: a) 7 e 5.

Água e amônia são substâncias formadas pela junção de elementos.

Se na água a quantidade de hidrogênio representava 1/8, então das oito partes em que foi dividida 7 correspondiam ao oxigênio, sendo sua contribuição para formação da molécula de 7/8.

Na amônia a quantidade de hidrogênio representava 1/6, ou seja, dividindo a molécula em 6 partes, apenas uma representava o hidrogênio e as outras 5 partes correspondiam ao nitrogênio.

Carolina Batista
Carolina Batista
Técnica em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (2011) e Bacharelada em Química Tecnológica e Industrial pela Universidade Federal de Alagoas (2018).