Filmes baseados na obra de Shakespeare


William Shakespeare (1564-1616) foi poeta, ator e dramaturgo inglês. Grande parte de sua obra explora os temas de amor, ódio, vingança, inveja, mortes e tragédias.

Por ser um nome de grande destaque na literatura mundial, diversas produções cinematográficas foram baseadas em suas obras.

Podemos encontrar cerca de 400 filmes desde curtas e longas metragens. Muitas dessas versões cinematográficas são adaptações modernas de suas peças teatrais.

Confira abaixo 10 filmes recentes baseados nas obras de Shakespeare.

1. Othello (1995)

Othello

Com roteiro e direção de Oliver Parker, esse longa metragem foi baseado na obra trágica “Otelo” de Shakespeare.

O drama retrata a história do general mouro Othello e sua nobre esposa Desdêmona. A trama se passa em Veneza durante a época do renascimento.

Cássio é promovido a tenente por Othello. No entanto, o invejoso Iago fica ofendido e pensa em um plano para se vingar de Othello.

Diante dessa situação, ele começa a insinuar que sua bela esposa, Desdêmona, está o traindo com Cássio. Desconfiado da fidelidade da esposa, Othello chega a cometer uma loucura.

2. Hamlet (1996)

Hamlet

Dirigido por Kenneth Branagh, esse drama foi adaptado da obra "Hamlet" de Shakespeare. O filme retrata a história de Hamlet, Príncipe da Dinamarca, e seu plano de vingar a morte de seu pai.

Isso porque após a morte de seu pai, seu tio Claudius casa-se com sua mãe Gertrude. É durante sua estada no Palácio de Elsinore que ele encontra o fantasma de seu pai falecido.

Nesse momento, Hamlet descobre que na verdade a morte de seu pai não foi causada por uma picada de cobra, e sim por quem agora carrega a coroa do rei. Dessa forma, ele tem como objetivo principal mostrar a verdade para todos da família.

Obs: O Rei Leão (1994), um dos maiores sucessos da Disney, também foi baseado na obra Hamlet. Da mesma maneira, o pai de Simba foi assassinado por seu tio Oscar. Portanto, o objetivo está centrado na recuperação da própria terra e o trono que foram roubadas por seu tio.

3. Romeu + Julieta (1996)

Romeu e Julieta

Uma das histórias de amor mais famosas de Shakespeare reúne diversas versões cinematográficas. Nessa versão, a família Capuleto e Montéquio possuem uma longa história de disputas.

Esse drama, dirigido por Baz Luhrmann, relata a história de Julieta, da família Capuleto e Romeu, da família Montéquio. Ambos se apaixonam durante um baile de máscaras que ocorreu na cidade de Verona (Itália).

No entanto, o casal desconhece suas origens, porém, quando descobrem, têm a esperança de que essa rivalidade familiar acabe.

Em meio a tantas peripécias, as consequências desse amor levam a uma grande tragédia.

4. Noite de Reis (1996)

Noite de Reis

Baseado na comédia de Shakespeare “Noite de Reis”, esse longa metragem foi dirigido por Trevor Nunn. Após um naufrágio, o casal de irmãos gêmeos, Viola e Sebastian, se encontram perdidos num país estrangeiro.

Certo de que seu irmão havia morrido, Viola se disfarça de homem e adota o nome de Cesário. Com o tempo, torna-se amigo do Conde, Osino e de Olivia, por quem o Conde está apaixonado.

A confusão começa quando ambos se apaixonam por Cesário. Repleta de momentos hilários, essa comédia de enganos é considerada uma das mais geniais de Shakespeare.

5. Sonho de uma Noite de Verão (1999)

Sonho de uma moite de verçao

Baseado na obra de Shakespeare "Sonho de uma noite de Verão'", esse filme foi dirigido por Michael Hoffman.

Essa comédia se passa na Itália, onde Hérmia, filha de Teseu, será obrigada a se casar com Demétrio, que na verdade, é a paixão de Helena.

No entanto, Hérmia ama Lisandro e para não ter que casar com o outro, prefere virar freira.

Com um toque de fantasia, a obra inclui fadas e duendes que vivem na floresta. Juntos, eles tentam resolver o problema dos mortais.

Para isso, Oberon pede a seu ajudante Puck para que ele coloque filtros mágicos nos olhos dos mortais. Entretanto, o ajudante comete um erro e acaba complicando ainda mais a vida dos mortais.

6. O Mercador de Veneza (2004)

O mercador de Veneza

Baseado na obra teatral de Shakespeare "O Mercador de Veneza", esse filme foi produzido por Michael Radfort.

O drama acontece na cidade de Veneza onde Bassanio pede um empréstimo ao agiota judeu Shylock.

No entanto, ele impõe uma estranha condição. Se ele não receber seu dinheiro de volta em três meses, Bassanio terá que pagar com um pedaço da carne de seu rico amigo Antonio.

Isso porque o agiota esperava o momento certo para se vingar de Antonio. Com essa proposta e sabendo que Bassanio não teria o dinheiro em três meses, ele acaba por envolver Antonio. O caso, por fim, é levado ao tribunal.

7. A Megera Domada (2005)

A megera domada

Com direção de David Richards, esse filme foi baseado numa das primeiras comédias de Shakespeare “A megera domada”.

Katherine é uma mulher com um temperamento muito difícil e que com quase 40 anos ainda não se casou. Sua irmã mais nova, Bianca, é o contrário dela, sendo uma mulher muito meiga e bela.

Harry que está muito interessado na bela jovem propõe o casamento, no entanto, Bianca está interessada no italiano Lucentio. Como o pai das moças diz que Bianca só poderá casar depois de sua irmã, ela propõe que Harry se case com Katherine.

8. A Tempestade (2010)

A tempestade

Com direção de Julie Taymor, essa comédia dramática foi uma adaptação da obra de Shakespeare “A tempestade”. O filme começa com a cena de uma forte tempestade e o naufrágio de um navio.

A partir disso, Próspera, que foi traída por seu irmão Antonio, passa a viver numa ilha deserta com sua filha Miranda.

Com o tempo, ela cria uma sociedade a seu modo e passa a ser soberana na ilha. No entanto, há ainda que se vingar de Caliban, seu antigo escravo. Na ilha ela se torna uma feiticeira e tem um encontro com o espírito que a ajuda: Ariel.

9. Muito Barulho por Nada (2012)

Muito barulho por nada

Dirigido por Joss Whedon, essa comédia é baseada na obra de Shakespeare “Muito barulho por nada”. O filme retrata a história de um casamento entre Hero e Cláudio e todas as peripécias da conspiração do rebelde Don John.

O pai de Hero, Leonato, era governador de Messina e recebe a visita de seu amigo Don Pedro. Ele vem acompanhado de dois oficiais Benedick e Claudio, sendo que este último se apaixona pela filha de Leonato.

10. Macbeth: Ambição e Guerra (2015)

Macbeth: ambição e guerra

Dirigido por Justin Kurzel, o filme é baseado na tragédia de Shakespeare "Macbeth". A obra cinematográfica retrata o caso de regicídio do Rei Duncan pelo general Macbeth.

Isso porque o general encontra com três bruxas que revelam que ele está destinado a ser o rei da Escócia. Assim, com a ajuda de sua esposa, a Lady Macbeth, ele mata o rei e acaba por tomar o trono.

No entanto, sua ambição e loucura após tomar o trono, o tornam um rei tirano. Para se proteger, ainda terá de cometer muitos outros assassinatos.

Leia também: