Floresta do Congo


A Floresta do Congo é uma floresta tropical e equatorial que está situada no continente africano. É considerada uma das mais antigas do mundo e a segunda maior floresta tropical do mundo, depois da Floresta Amazônica. Ela apresenta uma área total de aproximadamente 1.800.000 km² e abriga uma vasta biodiversidade.

Características

Segue abaixo as principais características do Floresta do Congo:

Localização

Floresta do CongoLocalização da Floresta do Congo

Situado na parte da África Central, a Floresta do Congo abrange seis países do continente africano: República do Congo, República Democrática do Congo, República Centro Africana, Camarões, Guiné Equatorial e Gabão.

Ela se estende desde o Golfo da Guiné até as montanhas Albertine Rift, na parte mais continental. A maior parte da floresta encontra-se na República Democrática do Congo.

Clima e Temperatura

O clima predominante na Floresta do Congo é o clima tropical, posto que está localizada próximo da linha do Equador. Formada por uma floresta densa, as temperaturas são bem elevadas.

Uma vez que ocupa grande área, o clima pode variar em relação a umidade, visto que próximo do Oceano Atlântico, ou seja, na porção oeste da Floresta, o clima tende a ser mais úmido que nas regiões continentais.

Relevo e Vegetação

Floresta do CongoFloresta do Congo

O Relevo encontrado na Floresta do Congo é bem heterogêneo, apresentado áreas de planícies e planaltos, com uma área acidentada e com presença de montanhas.

A Bacia do rio Congo é a mais importante bacia hidrográfica da região que engloba o rio Congo (o segundo maior e mais importante da África) e seus diversos afluentes dos quais se destacam: rio Cassai, rio Lomami, rio Lowa, rio Oubangui, e rio Ubangui.

A Flora presente é muito vasta, abrigando cerca de 10 mil espécies vegetais, das quais se destacam as árvores de grande porte, tal qual as palmeiras, o cedro vermelho, o mogno e o carvalho.

Animais

Floresta do CongoFamília de Bonobos, chamados de Chimpanzés Pigmeus

Rico em Biodiversidade vegetal e animal, a Floresta do Congo abriga diversa espécies de mamíferos, insetos, aves, répteis, dos quais se destacam os elefantes, leões, búfalos, zebras, girafas, gorilas e chimpanzés.

Problemas Ambientais

Muitos problemas ambientais vêm sendo apresentados na região da Floresta do Congo, sobretudo pelo desmatamento excessivo e queimadas que tem sofrido nas últimas décadas.

Trata-se de um dos ecossistemas mais ameaçados do planeta e segundo pesquisas atuais, a Floresta do Congo tem apresentado as maiores taxas de desflorestamento do mundo donde as populações que habitam o local apresentam grande taxas de pobreza.

Atividades industriais, mineradoras, agricultura e pecuária, caça ilegal e ainda a falta de fiscalização, têm demostrado que medidas de prevenção precisam ser tomadas, uma vez que a Floresta do Congo possui grande importância ambiental mundial pois auxilia na sobrevivência de diversos seres humanos, animais, vegetais.

De tal modo, ela também contribui para a diminuição do aquecimento global e do efeito estufa no mundo com a quantidade de espécies vegetais que abriga, na medida em que a floresta absorve grandes quantidades de dióxido de carbono além de reduzir a erosão do solo.

Você Sabia?

Floresta do CongoHomem Caucasiano com Dois Pigmeus, África, 1930

Os pigmeus são os habitantes de diversas tribos africanas que vivem na floresta do Congo, e são conhecidos pela baixa estatura que possuem. Um adulto pigmeu tem em média 1,50 metros de altura.

Congo: Floresta Ameaçada

Para compreender melhor os problemas que a Floresta do Congo vem enfrentando, sobretudo pela exploração de madeira, o Greenpeace da França realizou vídeos curtos (reunidos em 5 episódios) intitulados “Congo: Floresta Ameaçada” (2010), apresentados pela atriz francesa Marion Cotillard. Veja abaixo o episódio 1: Chegada a Oshwe.