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Geração Z: quem são e as principais características

Anita Sayuri Aguena
Anita Sayuri Aguena
Professora de Filosofia e Sociologia

Geração Z (Gen Z) é a classificação dada à geração das pessoas nascidas a partir da década de 1990, que cresceu em meio à expansão da tecnologia digital.

Também conhecidas como nativas digitais, ou centennials, têm como marca principal a familiaridade com a internet, a velocidade na troca de informações e uma relação fluida com o consumo.

A Geração Z engloba pessoas que nasceram durante um período de grandes transformações sociais e tecnológicas, especialmente com a disseminação da internet e da tecnologia digital no final do século XX.

Considera-se que a Geração Z inclui os nascidos entre 1990 e 2010, embora exista variação nos estudos sobre o marco inicial, que pode ir de meados dos anos 1990 até o início dos anos 2000.

O termo "Z" remete à ideia de "zapear", inspirada na rápida troca de canais com o advento do controle remoto. Além desse, outros termos são usados para descrever o grupo:

  • Centennials: referência ao fato de terem nascido no século XXI e para distingui-los da Geração Y (Millennials).
  • Nativos Digitais, N-Gen (Net Generation) ou D-Gen (Digital Generation): por terem crescido conectados à internet e dominarem a linguagem digital.

Neste conteúdo você encontra:

Características da Geração Z

A Geração Z é um grupo que cresceu fazendo amplo uso dos computadores, smartphones e jogos eletrônicos. Por isso, há quem os caracterize como sendo jovens que “não conseguem” conceber a realidade sem tais recursos tecnológicos.

Há ainda escritores que os apelidam como screen addicts (“viciados em tela”), em virtude de viverem hiperconectados à internet e de conhecerem ou terem contato com o mundo por intermédio da “tela”.

Uma vez que cresceram imersos numa realidade de rápidas transformações no cenário da tecnologia, os indivíduos da Geração Z são vistos como sujeitos ágeis e que valorizam a inovação. Isso se reflete na forma como interagem socialmente, na maneira como eles lidam com as informações captadas e na aquisição de produtos.

Os centennials são considerados multitarefas, em virtude de lidarem com uma variedade de estímulos simultâneos. Não é difícil ouvirmos falar de jovens dessa geração que ouvem música enquanto fazem as tarefas escolares. No ambiente de trabalho, são indivíduos que participam de reuniões enquanto monitoram o fluxo de desempenho de uma campanha ou auxiliam outras pessoas.

Outro traço convencionalmente associado à Geração Z é o anseio por respostas rápidas e pela busca de informações por conta própria. Ela se caracteriza por uma maior autonomia na busca de seus objetos de interesse em virtude de terem a internet à mão. Ainda assim, as pessoas da Geração Z não estão isentas dos riscos de serem enganadas por informações falsas, mesmo tendo domínio sobre a linguagem digital.

Os Gen Z tendem a manter o contato com os amigos principalmente por meio de plataformas digitais. Estas os permitem ter uma interação com diversas pessoas em tempo real, independentemente da distância.

A familiaridade com as redes sociais levam os centennials a um compartilhamento constante de ideias e de informações sobre si. Para alguns estudiosos, isso gera uma preocupação com a autoimagem, uma vez que eles têm necessidade de serem notados.

Assim, a geração é vista como sendo mais consumista em função do status social, ainda que não sejam propensos a ficarem presos a marcas.

“Se importam mais em criar suas próprias alternativas, são ajustadores e criadores de tendências”.

Eles podem vir a consumir uma “marca que apoie questões que eles se importam” (ARAUJO, 2022, p. 30) e vir a participar de manifestações em favor dessas questões.

Características da Geração Z (em resumo)
  • nativos digitais (dominam a linguagem digital);
  • hiperconectados (desde a comunicação até a aquisição de produtos podem ocorrer no online);
  • execução de muitas tarefas;
  • adaptativos e inovadores, uma vez que convivem com as rápidas mudanças tecnológicas;
  • imediatismo e independência na obtenção de dados;
  • podem ser individualistas e preocupados com a própria imagem;
  • preocupados com certas pautas que podem estar ligadas à sustentabilidade, economia, questões sociais, vindo a se manifestar em favor delas;
  • podem ser competitivos e consumistas.

Mapa mental sobre a Geração Z

Mapa mental sobre a geração Z e suas características principais
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Eventos históricos que moldaram a Geração Z

Entre os eventos históricos e as mudanças no cenário sociocultural que a Geração Z presenciou e que podem ter influenciado direta ou indiretamente a sua realidade e o seu modo de ser, estão:

  • o atentado ao World Trade Center e, consequentemente, a Guerra no Afeganistão;
  • a Guerra do Iraque;
  • os conflitos entre a Rússia e a Geórgia e entre a Rússia e a Chechênia;
  • o genocídio de Ruanda e os conflitos na região da República Democrática do Congo;
  • a crise financeira global de 2008, o que acentuou os desempregos globais;
  • a queda nos preços dos computadores e a popularização da internet;
  • a evolução na telefonia móvel e o advento dos smartphones, que encurtou as distâncias geográficas;
  • o surgimento das primeiras redes sociais e a sua popularização, como o MSN e o Orkut;
  • a evolução das mídias de armazenamento de dados, que foram dos disquetes para o uso de armazenamento em nuvem;
  • o desenvolvimento das plataformas de e-commerce;

Diferenças da Geração Z para as demais

Cada geração tem suas nuances e características em virtude dos contextos históricos e culturais que passaram ou ainda passam.

Para além da Geração Z, temos outras, como: os Baby Boomers, a Geração X, a Geração Y e, atualmente, a Geração Alpha.

Baby Boomers

Baby Boomers é o nome que se dá ao grupo etário que viveu o período do fim da Segunda Guerra. Nesse período houve um aumento significativo nos nascimentos em todo mundo, algo que aparece referenciado na denominação da geração.

Uma das características fundamentais desse grupo é a disciplina e valorização do trabalho e da estabilidade.

Geração X

A Geração X representa os indivíduos que nasceram por volta de 1964 e 1980 e que conviveram com o surgimento da televisão e dos computadores pessoais. Essa geração foi marcada pelo surgimento de “tribos sociais” (como os hippies) e tem como característica as lutas em favor da liberdade.

Embora valorizem mais a vida pessoal e não o trabalho (algo que os difere dos Baby Boomers), os “X” se preocupam com a estabilidade e com a ascensão profissional.

Geração Y (Millennials)

A Geração Y, também chamada de Millennials, é o nome que se dá aos indivíduos que presenciaram a virada do milênio. Diferenciam-se de outras gerações no quesito da educação, visto ser a geração que teve maior oportunidade de formação acadêmica.

São mais autônomos e caracterizados por aprenderem via tentativa e erro. Ainda que estejam sempre conectados como os “Z”, alguns preferem manter suas trocas sociais no presencial.

Geração Alpha

O último grupo etário recebe o nome de Geração Alpha. É o grupo dos indivíduos nascidos a partir de 2010 e que estão crescendo junto da expansão das inteligências artificiais.

Embora seja um grupo recente, o que dificulta o estabelecimento de um conjunto bem definido de características, os “Alpha” têm uma peculiaridade não vista nas demais gerações: o fato de haver entre eles crianças com “poder de influência” (ZANINELLI, 2022).

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Referências Bibliográficas

ARAÚJO, N. C. C. S. O comportamento do consumidor da geração Z frente à sustentabilidade. Brasília: Universidade de Brasília, 2022.

ARAÚJO, E. T. T.; ANJO, J. E. S.; CAPPELLE, M. C. A. Ser Cringe aos Olhos da Geração Z: as implicações das gerações no mundo do trabalho. In ENANPAD - XLVI, Anais do Encontro da ANPAD, 2022.

CERRETA, S. B.; FROEMMING, L. M. Geração Z: compreendendo os hábitos de consumo da geração emergente. In: Revista Eletrônica do mestrado profissional em administração, Natal: UN, 2011.

DOT DIGITAL GROUP. As Gerações e Suas Formas de Aprender: conheça o perfil de cada geração e como elas preferem se capacitar. In: FATECSP, Departamento de Tecnologia da Informação.

DUFFETT, R. G. Influence of Social Media Marketing Communications on Young Consumers’ Attitudes. Young Consumers, v. 18, n. 1, 2017, pp. 19-39.

TOLEDO, P. B.; ALBUQUERQUE, R. A.; MAGALHAES, A. R. O Comportamento da Geração Z e a influência nas atitudes dos professores. IX SEGeT Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia. Cuiabá, 2012, pp. 1-16.

TORNELLA, T. Relembre alguns dos principais conflitos armados entre países dos últimos anos. CNN. Publicação de 04 Mar. 2022.

ZANINELLI, T., et al. Veteranos, Baby Boomers, Nativos Digitais, Gerações X, Y e Z, Geração Polegar e Geração Alfa: perfil geracional dos atuais e potenciais usuários das bibliotecas universitárias. Brazilian Journal of Information Studies: Research trends, vol. X, 2022.

ZOMER, L. B.; SANTOS, A. R.; COSTA, K. C. O.. O Perfil de Alunos do Curso de Administração: um estudo com base nas gerações x, y e z. Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, Florianópolis, jun. 2018, pp. 198-221.

Anita Sayuri Aguena
Anita Sayuri Aguena
Bacharela e Licenciada em Filosofia pela Universidade Federal de São Paulo (2014), com Mestrado em História da Filosofia pela mesma universidade (2017). Atua como professora na rede privada de ensino, ministrando aulas ligadas às áreas de Filosofia e de Sociologia.