Groenlândia


A Groenlândia, cujo nome significa “terra verde”, é um país onde está localizada a maior ilha do mundo que tem também o nome Groelândia.

Fica na região ártica da América do Norte e perto do Polo Norte. É banhada pelos oceanos Árticos e Atlântico, além dos seguintes mares: Mar da Groenlândia, Mar da Noruega, Mar do Labrador e Baía de Baffin.

O país pertence à Dinamarca e é cerca de 60 vezes maior do que esse país localizado no Norte da Europa. Embora seu território pertença à Dinamarca, o governo da Groenlândia é autônomo.

Groenlândia

A Groenlândia se divide em 3 condados. São eles: Groenlândia Ocidental, Groenlândia Oriental e Groenlândia Setentrional.

Dados Gerais

Groenlândia

  • Capital: Nuuk.
  • Extensão territorial: 2.166.086 km² (¾ da sua extensão é coberta de gelo)
  • Habitantes: 56.483.000 (dados de 2015)
  • Clima: Polar. No oeste, é menos rigoroso.
  • Idioma: Língua groenlandesa.
  • Religião: Cristianismo.
  • Moeda: Coroa dinamarquesa.
  • Sistema de Governo: Democracia Parlamentar.

As geleiras da Groenlândia são do tipo continental. São grossas camadas de gelo que cobrem o relevo. Estudos indicam que se todo o gelo da ilha derreter, o nível do mar pode subir alguns metros. Somando o gelo do polo sul com o da Groenlândia estima-se que esse nível subiria em 70 metros.

No que respeita à economia, os habitantes da Groenlândia vivem da produção pesqueira. Além do peixe, eles exportam óleo de baleia.

O subsolo da Groenlândia é rico em chumbo, zinco e tungstênio.

Lá, na costa leste, vivem os esquimós. Esse povo nômade indígena é capaz de viver sob temperaturas abaixo dos 45º C. Os iglus são sua moradia.

Os iglus são feitos de madeira. Os iglus construídos de gelo são feitos nas viagens em que o povo vai à procura de caça e de pesca.

O clima é polar. O Ártico é uma das regiões mais frias do planeta. Deste modo, nem mesmo no verão há calor e o solo está sempre coberto de neve (apenas cerca de 410.000 Km2 de um total de 2.166.086 km² não têm gelo).

Na Groenlândia encontra-se a Tundra e a Taiga, que são tipos de vegetação típicas das altas atitudes. Ursos, alces, lobos, raposas, esquilos e renas são exemplos de animais que podem ser encontrados na fauna das taigas.

Tem destaque como ponto turístico o fiorde de gelo de Ilulissat. Este consta como Patrimônio Mundial da Unesco.

Leia também: América do Norte e Países da América do Norte.

História

A Groenlândia foi descoberta pelos povos vikings no ano 981. Eles se ocupavam da navegação e foi quando iam em direção à América que descobriram o país. Estavam sob o comando de Erik, o Vermelho.

Cerca de 4 séculos depois da descoberta, os vikings deixam a Groenlândia e os esquimós ocupam seu lugar após vencer aquele povo. Além da derrota, acresce o fato de a peste negra ter levado vários vikings à morte.

A partir de 1378 a Groenlândia passou para o domínio da Dinamarca. Mas, somente em 1953 a Groenlândia conquistou constitucionalmente a igualdade política equivalente às demais partes do reino da Dinamarca.