Henri Matisse

Daniela Diana

Henri Matisse (1869-1954) foi um escriturário, cenógrafo, gravurista, ilustrador, escultor, pintor e um dos principais nomes da arte moderna.

Além disso, Henri Matisse foi o expoente máximo do movimento artístico chamado Fauvismo, que floresceu na França entre 1901 e 1908.

Curiosamente, abandonou os estudos de Direito para se consagrar à pintura. Se aprimorou em cursos e viagens pela Argélia, Inglaterra, Itália, Alemanha, Marrocos, Rússia, Estados Unidos, etc.

Biografia

Henri Matisse

Henri-Émile-Benoît Matisse nasceu em 31 de dezembro de 1869 na cidade de Le Cateau-Cambrésis, região Norte de França. Ele cresceu em Bohain-en-Vermandois, na região da Picardia.

Sua jornada de aprimoramento tem início em 1888, quando foi estudar Direito na Universidade de Paris.

No ano seguinte, por motivos de saúde, interrompe os estudos e passa a dedicar-se a pintura de forma recreativa.

Em 1891, abandona o curso de Direito e matricula-se na "Academia Julián" de Paris, dedicando-se ao desenho e a pintura.

Em 1894 teve sua primeira filha, Marguerite, com a modelo Caroline Joblau. Nesse mesmo ano, ocorre sua primeira exposição particular, na Galeria Vollard.

No ano seguinte, em 1895, ingressa na Escola de Belas Artes de Paris. Já em 1896, Matisse se consagra localmente e expõem suas pinturas no “Salão da Sociedade Nacional de Belas-Artes”.

Em 1898, ele se casa com Amélie Noellie Parayre, com quem teve dois filhos: Jean (1899) e Pierre (1900). O ano subsequente marca o início de Matisse com a técnica pontilhista.

Em 1901, Henri irá expor pela primeira vez no “Salão dos Independentes”. Em seguida, em 1903, ele expõe no “Salão de Outono”, rompendo assim com o circuito oficial de exposições.

Será em 1905 que o grande artista irá mostrar as novidades no “Salão de Paris”, quando se junta aos “fauves” (feras) e inaugura o Fauvismo. Note que, entre 1899 e 1905, muitas telas de Henri utilizam a técnica pontilhista.

Em 1908, Henri Matisse já era um nome mundialmente famoso. Foi quando o artista fundou a Academia Matisse, a qual teve suas atividades suspensas em 1911.

No próximo ano (1912), Matisse irá se consagrar com suas esculturas na cidade de Nova York. Em 1913, será a vez de suas pinturas, exibidas no Armory Show de Nova York lado a lado as obras de Marcel Duchamp.

1919 é o ano em que o compositor Igor Stravinsky e Serguei Diaguilev irão convidar Matisse para desenhar o figurino e o cenário para a peça “O canto do rouxinol”, exibida em Londres.

No período da Segunda Guerra (1939-1945), Henri Matisse irá se dedicar com afinco às artes gráficas.

Doença e morte

Em 1941, ele será tratado de câncer, doença que irá matá-lo futuramente. Em 1947, fará as ilustrações para o livro de Charles Baudelaire, “As flores do mal”.

No ano de 1950, o estado de saúde de Henri Matisse declina e ele passa a sofrer de asma e problemas do coração.

Matisse em seu estúdio em Nice em 1952
Matisse em seu estúdio em Nice (1952)

Morre quatro anos mais tarde, em 3 de novembro de 1954, na cidade de Nice, no sul da França, sendo sepultado no cemitério de Cimies.

Características e influências

Em suas obras, Matisse buscava sempre manter o equilíbrio entre a tranquilidade e a vivacidade, em pinturas e esculturas simples e sem detalhes rebuscados.

Seus desenhos estão repletos de traços arabescos e formas planas, nas quais as cores buscam a máxima expressão pela violência e pureza pelas quais se impõem.

Esta linguagem expressiva da cor e do desenho está presente em vários momentos de Matisse. Destacam-se as austeras pinturas de linhas retas e formas geométricas ou as figuras alegres e femininas.

A escultura é uma extensão de sua forma de pintar e está representada, muitas vezes, sob certo exagero nas formas.

Outro ponto a se destacar foi seu interesse pelo impressionismo. Apesar de rejeitar a luminosidade desse estilo, Henri Matisse percebeu e pintou a luz com uma intensidade inédita.

Mais tarde, ele irá se voltar para o pontilhismo, com o qual trabalhará as cores mais fortes e impetuosas no Fauvismo.

Matisse foi aluno de Gustave Moreau na Escola de Belas-Artes de Paris e sofreu influência de nomes como:

Além disso, é notória a influência que sofreu do cubismo, da arte japonesa e muçulmana.

Principais obras

Segue abaixo algumas das obras de Matisse que tiveram grande destaque:

Mulher lendo (1894)

Mulher lendo

Mesa de jantar (1897)

Mesa de jantar

Carmelina (1903)

Carmelina

Retrato de Madame Matisse (1905)

Retrato da madame Matisse

Mulher com chapéu (1905)

Mulher com chapéu

Banhistas com uma tartaruga (1907)

Banhistas com uma tartaruga

A Dança (1909)

A dança

Madame Yvonne Landsberg (1914)

Madame Yvonne Landsberg

Os marroquinos (1915)

Os marroquinos

Interior em Nice (1919)

Interior em Nice

Leia mais sobre a Pintura Moderna.

Daniela Diana
Daniela Diana
Licenciada em Letras pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) em 2008 e Bacharelada em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2014. Amante das letras, artes e culturas, desde 2012 trabalha com produção e gestão de conteúdos on-line.