História da Tabela Periódica

Lana Magalhães

A tabela periódica é um modelo que agrupa todos os elementos químicos conhecidos e apresenta algumas de suas características.

O modelo de tabela periódica que conhecemos atualmente, foi proposto pelo químico russo Dmitri Mendeleiev (1834-1907), no ano de 1869.

A finalidade fundamental de criar uma tabela era para facilitar a classificação, a organização e o agrupamento dos elementos químicos conforme suas propriedades.

Muitos estudiosos já tentavam organizar estas informações e, portanto, muitos modelos anteriores foram apresentados.

Podemos citar o exemplo do químico francês, Antoine Lavoisier (1743-1794) ao estabelecer um agrupamento dos elementos químicos existentes no ano de 1789.

Com isso, ele apresentou uma lista com os 33 elementos químicos, divididos em substâncias simples, metálicas, não-metálicas e terrosas.

Depois dele, muitos outros químicos, cientistas e estudiosos, buscaram uma maneira mais eficaz de categorizar os elementos químicos.

Os estudiosos que merecem destaque são os químicos alemães:

  • Johann Wolfgang Döbereiner (1782-1849);
  • Leopold Gmelin (1788-1853);
  • Julius Lothar Meyer (1830- 1895);
  • Friedrich August Kekulé (1829-1896).

O modelo de classificação proposto por Döbereiner chamou bastante atenção da comunidade científica na época. Ele sugeriu uma organização baseada em tríades, ou seja, os elementos eram agrupados em trios conforme as suas propriedades semelhantes.

Outra forma de classificar os elementos foi sugerida pelo geólogo francês Alexandre-Emile Béguyer de Chancourtois, em um modelo conhecido por Parafuso Telúrico. Nele, os elementos estão distribuídos em forma de cilindro, conforme a ordem crescente de massa atômica dos elementos.

Modelo do Parafuso telúrico
Modelo do Parafuso Telúrico

Além destes, o químico francês Jean-Baptiste Dumas (1800-1884) e o químico inglês John Alexander Reina Newlands (1837-1898), também desempenharam papel fundamental.

Com base em seus conhecimentos químicos e nos modelos sugeridos anteriormente, Dmitri Mendeleiev propôs a organização da tabela periódica da forma como hoje conhecemos. Em 1869, ele organizou os 63 elementos químicos conhecidos, com base em suas massas atômicas.

Além disso, deixou espaços vazios na tabela para os elementos que ainda não eram conhecidos. Mendeleiev era capaz de descrever algumas informações dos elementos faltantes com base na sequência que elaborou.

Tabela periódica proposta por Mendeleev
Tabela periódica proposta por Mendeleiev

De fato, todos os modelos propostos, de alguma forma, contribuíram para as descobertas sobre os elementos químicos e suas classificações. Além disso, foram fundamentais para que chegasse ao modelo atual de tabela periódica que apresenta 118 elementos químicos.

A tabela periódica recebe esse nome em relação à periodicidade, ou seja, os elementos estão organizados de forma que suas propriedades se repetem de forma regular.

Conheça a Tabela Periódica completa e atualizada:

Nova Tabela Periódica completa e atualizada (clique para abrir em tamanho original)
Nova Tabela Periódica completa e atualizada (clique para abrir em tamanho original)
Lana Magalhães
Lana Magalhães
Licenciada em Ciências Biológicas (2010) e Mestre em Biotecnologia e Recursos Naturais pela Universidade do Estado do Amazonas/UEA (2015). Doutoranda em Biodiversidade e Biotecnologia pela UEA.