Insetos Sociais


Insetos sociais são aqueles que vivem organizados em grupos, interagindo entre si, numa relação ecológica harmônica denominada sociedade. Os insetos sociais mais conhecidos são as abelhas, as formigas e os cupins.

Insetos SociaisAbelhas são insetos sociais (eusociais)

Comportamento dos Insetos Sociais

Nem todos os insetos são verdadeiramente sociais (eusociais), o que os diferencia é o grau de organização e cooperação entre eles em aspectos reprodutivos, cuidados com a prole e divisão do trabalho. Desse modo, segundo o comportamento social, eles podem ser divididos em:

Insetos SociaisFormigas operárias cuidando dos ovos e pupas no ninho

  • Eusociais: são organizados em castas, com clara divisão de trabalhos e cooperam no período reprodutivo, com todos do grupo contribuindo nos cuidados dos ovos e jovens. As abelhas, formigas e cupins são eusociais;
  • Subsociais: possuem alguns comportamentos de cuidado da prole, podem ser os machos, mas geralmente a fêmea que é responsável em proteger os ovos dos predadores e garantir o sucesso reprodutivo. Muitos grupos são considerados subsociais, entre eles: espécies de percevejos e besouros;
  • Solitários: não apresentam nenhum comportamento social. Não há cuidado com a prole, os ninhos solitários são feitos em lugares protegidos, uma vez que não há guardiões para os proteger. Os besouros rola-bosta são um exemplo de insetos solitários, outros são as baratas, espécies de grilos, besouros e vespas.

Leia também:

Organização Social: as Castas

Os insetos sociais vivem em sociedades divididas por castas, nas quais convivem diferentes gerações, cuja organização contribui para que a sociedade se mantenha funcionando. Os papéis de cada casta são bem definidos, são eles:

Insetos SociaisRainha enorme com operárias e soldados em cupinzeiro

  • Rainhas - são responsáveis pela reprodução dentro do grupo, geralmente existe apenas uma ou duas. As formas de reprodução variam de uma espécie para outra. Elas são maiores que as operárias para carregar os ovos e, via de regra, são alimentadas por elas. As fêmeas dos cupins após fertilizadas tornam-se desproporcionalmente maiores do que as operárias e põe milhares de ovos;
  • Machos Reprodutores - são indivíduos férteis, sua única função é realizar a fecundação das rainhas. Em abelhas e formigas, geralmente morrem logo após acasalar; nos cupins, os reis vivem junto com a rainha.
  • Operárias - são responsáveis por manter o grupo, recolhendo alimentos e oferecendo às rainhas e soldados, além de cuidar dos ninhos e dos jovens insetos. Não podem se reproduzir pois são inférteis;
  • Soldados - são responsáveis pela proteção da sociedade dos cupins, cuidando para que não seja invadida por predadores. Possuem mandíbulas adaptadas à defesa e são estéreis como as operárias.