Neonazismo: A Influência do Nazismo na Atualidade


O neonazismo (do latim, “neo” significa novo) é um movimento contemporâneo inspirado nos ideais nazistas.

Ele começou a surgir no final dos anos 70 em diversas partes do mundo.

Em outras palavras, o neonazismo é a retomada do nazismo por meio da manifestação racista de grupos violentos.

Neonazismo: A Influência do Nazismo na Atualidade

Vale lembrar que em muitos países, é proibido cometer crimes de teor nazista (crime de apologia nazista) sendo a intolerância o principal fator de desenvolvimento desses grupos. Esses são formados sobretudo, por jovens, os chamados “neo-nazis” ou “neonazistas”.

Atualmente, com a expansão da era da informática, é possível encontrar grupos xenófobos e de inspiração neonazistas nas redes sociais.

Embora possuam notadamente as inspirações do movimento nazista, muitos neonazistas não se consideram racistas. Por vezes, realizam discursos contra o nazismo, pregando assim, a independência do movimento.

Ainda assim, muitos grupos acreditam que o holocausto, o genocídio em massa que matou cerca de 6 milhões de judeus, é um número exagerado. Sendo assim, eles tentam minimizar o impacto dos horrores que os nazistas causaram.

Nazismo

Neonazismo: A Influência do Nazismo na AtualidadeBandeira Nazista e a Suástica

O nazismo foi um movimento político-ideológico que surgiu na Alemanha em 1933 e terminou em 1945, com o fim da segunda guerra mundial.

Adolf Hitler, inspirado pelas ideias fascistas, foi a principal figura do nazismo. Impelido pelos ideais nacionalistas e racistas, ele perseguiu os judeus (antissemitismo) no holocausto. Segundo ele, a raça ariana era a mais pura e, portanto, superior às outras.

Neonazismo no Brasil

Os movimentos neonazistas começaram a surgir no Brasil nos anos 80. Embasados nas ideais de segregação racial e étnica, o neonazismo reforça o racismo no país.

Segundo a Lei n.º 7.716, de 5 de janeiro de 1989 que “Define os crimes resultantes de preconceito de raça ou de cor”, o nazismo é citado no Artigo 20:

Art. 20. Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.
Pena: reclusão de um a três anos e multa.
§ 1º Fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo.
Pena: reclusão de dois a cinco anos e multa
.”

Embora o foco principal sejam as diferenças étnicas, os grupos neonazistas perseguem grupos minoritários como os gays, transexuais, estrangeiros, mulheres, comunistas, índios, nordestinos, dentre outros.

Os maiores números de grupos neonazistas no Brasil são compostos por jovens brancos, e, em sua maioria homens com ensino superior. Eles estão concentrados na região sul do país (Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina).

Além dele, tem crescido muito nas últimas décadas nos estados de Minas Gerais, São Paulo e Distrito Federal.

Os principais grupos neonazistas no Brasil são:

  • Carecas
  • Skinheads
  • Neuland

Neonazismo no Mundo

Na Europa, diversos grupos neonazistas surgiram a partir dos anos 70 e atualmente, com a crise econômica esse número tem crescido de maneira exponencial.

Na Alemanha, palco das atrocidades nazistas, a presença de grupos neonazistas ainda é notória. Eles acreditam fielmente nos ideais implementados e disseminados por Hitler, sobretudo, na superioridade da raça ariana.

O Partido Democrático Nacional da Alemanha (NPD), é um partido político de inspirações nazistas com ideologia conservadora, nacionalista e radical. Foi fundado em 1964, embora ações de caráter nazista são atualmente proibidas no país.

Na Inglaterra, a Frente Nacional é um partido político fundado em 1970, formado por membros brancos os quais estão associados a outros movimentos neonazistas pelo mundo.

Outros países europeus como Áustria, Suíça, Dinamarca, Finlândia, França, Hungria, Ucrânia, Grécia e Letônia apresentam grandes grupos neonazistas, racistas e xenófobos.

Nos Estados Unidos, os movimentos neonazistas têm se expandido cada vez mais.

De fato, a Ku Klux Klan (KKK), organização de protestantes que apoiam a supremacia branca, surgido no século XIX, é um dos grupos racistas mais notários no país.

No entanto, ele não é caracterizado como neonazista visto que surgiu muito antes do Nazismo chegar ao poder na Alemanha.

Já que nos Estados Unidos à apologia ao nazismo não é considerado crime, há diversos grupos de inspirações nazistas espalhados pelo país: White Aryan Resistance-WAR, Aryan Nations, Stormfront, Skynheads, etc.

Muitos desses grupos, além de perseguirem e serem violentos com os negros e homossexuais, eles perseguem também os imigrantes do país. Estes, são considerados os grandes rivais e os maiores causadores dos problemas sociais.

Neofascismo

Da mesma forma que o neonazismo, o neofascismo é um movimento contemporâneo que reúne grupos de diversas partes do mundo inspirados nos ideais do fascismo italiano.